19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer o mecanismo de ação do câncer.
Conhecer as formas de combate ao câncer e o que deve ser feito para previnir esta doença.
Leve os alunos para o laboratório de informática e acesse a reportagem
“Nova arma contra o câncer”
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG86755-7855-212,00-A+NOVA+ARMA+CONTRA+O+CANCER.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/foto/0,,18540676,00.jpg
Discuta com os alunos os tipos de câncer que mais afetam a população brasileira. De que forma ocorre a formação de tumores? O que pode ser feito para previnir esta doença?
Peça aos alunos que acessem os recursos sugeridos no Portal do Professor, para entender mais sobre como age o câncer e das formas de tratamento desta doença.
PORTAL DO PROFESSOR:
De que forma os diferentes tratamentos combatem as células cancerígenas? A medicina propoem novas formas de tratamento, não contempladas nesta animação?
Proponha aos alunos que eles montem uma equipe de até 4 alunos e façam um programa de rádio, no qual deve constar uma campanha de prevenção contra o câncer. Instrua os alunos para pesquisarem além da internet, entrevistando médicos e enfermeiros, montando pequenos avisos informativos sobre o câncer, métodos de combate e prevenção.
Pele – Tecido Epitelial Há nesta aula o uso de um recurso de vídeo sobre os cuidados com a pele para evitar o câncer.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1965
http://www.prevencaodecancer.com.br/index.html
Nome | Tipo |
---|---|
Tratamento do câncer | Animação/simulação |
A avaliação será feita sobre a produção dos programas de áudio desenvolvidos pelos alunos.
Explicite com antecedências os critérios que serão avaliados dentro dos programas feitos pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!