Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Preserve a água!!!

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ressaltar a importância da água para a sobrevivência do homem no planeta Terra.

Elencar estratégias de preservação e economia da água.

Valorizar a necessidade de preservá-la para a manutenção da vida no nosso planeta.  

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A importância da água para a sobrevivência da vida no planeta Terra.

A necessidade de preservar e economizar água

Estratégias e recursos da aula

Divida as turmas em duplas e faça a leitura do texto: Defensor da água, publicado na Revista Ciência Hoje das Crianças, ano 15 nº 126 07/2002

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/126/chc-126/?searchterm=defensor da água 

Os textos abaixo também pode ajudar a explorar o assunto:

Economias domésticas que ajudam a preservar a água

http://amanatureza.com/conteudo/artigos/utilizar-adequadamente-os-recursos-naturais-para-preservar-o-meio-ambiente 

Água na boca

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm  

Após a leitura, promova um debate com as crianças sobre a importância da água para a existência da vida no nosso planeta.

POR QUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA?

POR QUE DEVEMOS PRESERVÁ-LA?

Anote as informações que surgirem em uma folha de papel pardo e a deixe afixada na sala de aula (em lugar visível). Peça a ajuda delas para fazer uma lista com estratégias individuais e coletivas de preservação e economia da água e também as anote na mesma folha de papel pardo.  

Uma boa sugestão de material sobre o assunto pode ser encontrado na música "Planeta água", de Guilherme Arantes. Você pode encontrá-la no site Youtube:

Planeta água- Guilherme Arantes

http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io 

Planeta Água

Guilherme Arantes

Composição: Guilherme Arantes

http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ 

Água que nasce na fonte

Serena do mundo

E que abre um

Profundo grotão

Água que faz inocente

Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios

Que levam

A fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas

Ronco de trovão

E depois dormem tranquilas

No leito dos lagosNo leito dos lagos...

Água dos igarapés

Onde Iara, a mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris

Sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão tristes, são lágrimas

Na inundação...

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte

Serena do mundo

E que abre um

Profundo grotão

Água que faz inocente

Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água...(2x)

Leia e interprete a letra da canção, mas não deixe de cantá-la com as crianças.

Aproveite a organização em duplas e faça a seguinte proposta de trabalho:

Que tal criar uma propaganda para conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água?

Deixe-as livres para escolher a linguagem adequada para fazer as propagandas: escrita, cênica, plástica, entre outras.

Quando as propagandas estiverem prontas, sugira às duplas que as apresentem aos colegas. Você pode sugerir que elas apresentem suas propagandas para uma outra turma também. Seria uma ótima oportunidade de repassar adiante as informações aprendidas na aula.

Recursos Complementares

 No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/disponibilidade-agua-planeta-493811.shtml 

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse de cada um na atividade de ler o texto e debater o assunto,

2° Observar como cada dupla age ao responder as demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar novas ideias, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se alguém direciona as respostas, etc.

3° Perceber, através de perguntas sobre a aula ministrada, como cada dupla compreendeu o assunto e a sua relevância para a nossa existência.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.