30/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Partindo da premissa de que os alunos em algum momento já tiveram contato com algum videoclipe, a aula iniciará com o professor solicitando-lhes a escrita no quadro das principais características de videoclipes, por exemplo:
Depois, sem comentar nada mais, o professor exibirá o videoclipe de Charlie Brown Júnior da música "Pontes Indestrutíveis":
http://www.youtube.com/watch?v=QS2_RD_0Js4&feature=related
Após a exibição, os itens listados no quadro serão confirmados ou refutados. Caso não tenha sido contemplada alguma das características sugeridas anteriormente, o professor deverá conversar com os alunos.
Atividade 2
O professor pedirá que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre a diferença entre videoclipes antigos e contemporâneos. Os discentes deverão criar uma tabela comparativa. Essa tabela ajudará no reforço do aprendizado quanto à constituição e funcionamento do gênero videoclipe.
Videoclipes antigos |
Videoclipes contemporâneos |
|
|
O professor exibirá em sequência um dos primeiros videoclipes brasileiros para a apreciação e comparação com os videoclipes atuais.
“A Velha a fiar” é considerada por muitos o primeiro videoclipe brasileiro, isso pelo fato de Humberto Mauro utilizar-se de som e imagem sincronicamente, outra característica marcante em se tratando de videoclipe. http://deboranunes.wordpress.com/2009/12/14/o-que-e-um-videoclipe/ |
http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8
Aula 2
Atividade 1
Nesta aula, o professor mostrará aos alunos o videoclipe de Marcelo D2: "Samba de primeira"
http://www.youtube.com/watch?v=OnRx0z6i1_4&feature=related
O professor, em seguida, proporá perguntas para suscitar reflexões sobre a composição de imagens em movimento, cores, ritmos, gestos, espaço etc. Trabalhará a multimodalidade para que o aluno perceba o quão rica é a significação a partir da simbiose de várias modalidades. O roteiro abaixo os auxiliará nesta tarefa.
ROTEIRO
Samba de Primeira
Marcelo D2
Eu entro no samba e não deixo cair
Sem vacilar sem me exibir
só vim mostrar o que aprendi
Não toco como antigamente
com um banda de samba
Hoje a coisa é diferenteé o DJ e o sample
No pit-don-don na minha MPC
é só vinil cumpadi pra confundir você
Nã nã nã nã nã não
Acho que já deu pra entender né , já deu
É Hip Hop com Samba
É hip hop que vem do Rio de Janeiro
uma batida de funk e o DJ no pandeiro
HA HAÉ hip hop que vem do Rio de Janeiro
uma batida de funk e o DJ no pandeiro
Essa é pra você que vem do lado de lá
Tentando acabar com a nossa cultura popular
Do lado de cá sabe que não dá
por que eu tenho muito pra mim cantar
Eu não preciso de muito pra fazer meu samba
Eu sou da nova geração e minha ginga é de bamba
A batida é crua e você vai a lua e as letras mermão
vêm direto das ruas
Novas batidas recicladas eu vejo no sample
E o groupie da minha raíz eu sinto no samba
De gente bambanascido e criado no Andaraí
Que bateu lá no hip hop e apareceu por aqui
Dos lugares de onde eu vimeu vou te contar
Quando eu contar
AIAIA
você vai se paspar
Quebrando pedra eu levo minha vida frente
E nos terreiros dessa vida
cantando me faço presente
Falando,cantando,gritando situações dramáticas
Eu sigo meu rumo sem medo
deu perder a gramática
O dialeto é nato
com o microfone na mão
Então simbora no refrão
O DJ e o pandeiro, o MC é o partiteiro
Tem samba no meu hip hop
porque eu sou brasileiro
Eu tô ficando cansado
vou parar pra dar uma respirada,
e continuo na levada
Estilo hip hop e atitude HARDCORE
Feito no Rio que nem esse aqui
não tem melhor
Meu samba é duro na queda
não é conversa fiada
É e sempre foi a voz da rapaziada
Cronista, jornalista ou coisaparecida
Eu canto as coisas que vejo na minha vida
Eu já vi muito partiteiro tentando versar
Mas como eu aviso que eu tô pra brincar
A bola da vez já tá na caçapa
minha rima é cinza
O cabelo é piaçava
O que acontece irmão tá de bobeira?
AI
Isso é que samba de primeira
http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/101556/
Atividade 2
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Os alunos, após discutirem o videoclipe de Marcelo D2, deverão escolher na internet um videoclipe de sua preferência para, assim como discutiram a composição do videoclipe da música "Samba de primeira", criarem um ensaio para mostrar as significações a partir da relação entre as várias modalidades. Caso existam videoclipes coincidentes, os discentes poderão trabalhar em duplas.
Importante: professor, no momento da correção, é necessário acessar o videoclipe. Por isso, solicite aos alunos que copiem o endereço da internet.
As produções poderão ser expostas no mural da escola como convite a outros alunos para assistirem aos videoclipes discutidos.
Para leitura do professor:
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=678
http://deboranunes.wordpress.com/2009/12/14/o-que-e-um-videoclipe/
http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem05/COLE_2965.pdf
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1143
http://www.fflch.usp.br/dlm/crop/crop12/PDF%20CROP/MarceloEKBuzato.pdf
Nesta aula, o foco da avaliação recairá sobre a capacidade de o aluno relacionar as várias modalidades presentes em videoclipes para produção de sentido. A listagem das características de videoclipes, o levantamento da constituição de videoclipes antigos e contemporâneos, a discussão do videoclipe de Marcelo D2 e a produção do ensaio ajudarão o aluno a alcançar o que se espera dele na avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!