Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A multimodalidade no gênero videoclipe

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero videoclipe: constituição e funcionamento.
  • Produzir sentido a partir da junção de várias semioses: música, imagem, letra.
  • Confrontar leituras sobre videoclipes.
  • Elaborar questionário sobre um videoclipe para compreensão do vídeo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Relações de e para produção de sentido.
  • Ensaio.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • análise coletiva;
  • pesquisa;
  • questionário;
  • produção de texto.

Recursos:

  • multimídia com internet;
  • projeção.

Aula 1

Atividade 1

Partindo da premissa de que os alunos em algum momento já tiveram contato com algum videoclipe, a aula iniciará com o professor solicitando-lhes a escrita no quadro das principais características de videoclipes, por exemplo:

  • sobreposição de imagens;
  • imagens em movimento;
  • cores;
  • cenas que objetivam reportar à letra de modo que o interlocutor construa significações;
  • considerado por alguns um meio de marketing;
  •   etc.

Depois, sem comentar nada mais, o professor exibirá o videoclipe de Charlie Brown Júnior da música "Pontes Indestrutíveis":

http://www.youtube.com/watch?v=QS2_RD_0Js4&feature=related 

Após a exibição, os itens listados no quadro serão confirmados ou refutados. Caso não tenha sido contemplada alguma das características sugeridas anteriormente, o professor deverá conversar com os alunos.

Atividade 2

O professor pedirá que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre a diferença entre videoclipes antigos e contemporâneos. Os discentes deverão criar uma tabela comparativa. Essa tabela ajudará no reforço do aprendizado quanto à constituição e funcionamento do gênero videoclipe.

Videoclipes antigos

Videoclipes contemporâneos

O professor exibirá em sequência um dos primeiros videoclipes brasileiros para a apreciação e comparação com os videoclipes atuais.

“A Velha a fiar” é considerada por muitos o primeiro videoclipe brasileiro, isso pelo fato de Humberto Mauro utilizar-se de som e imagem sincronicamente, outra característica marcante em se tratando de videoclipe.

http://deboranunes.wordpress.com/2009/12/14/o-que-e-um-videoclipe/ 

http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8 

Aula 2

Atividade 1

Nesta aula, o professor mostrará aos alunos o videoclipe de Marcelo D2: "Samba de primeira"

http://www.youtube.com/watch?v=OnRx0z6i1_4&feature=related 

O professor, em seguida, proporá perguntas para suscitar reflexões sobre a composição de imagens em movimento, cores, ritmos, gestos, espaço etc. Trabalhará a multimodalidade para que o aluno perceba o quão rica é a significação a partir da simbiose de várias modalidades. O roteiro abaixo os auxiliará nesta tarefa.

ROTEIRO

  1. O que chama a atenção neste videoclipe em relação às pessoas que participam das cenas? É possível perceber suas origens?
  2. Quais os gêneros musicais privilegiados nessa música?
  3. Quais formas marcam um e outro gênero musical?
  4. Onde foram gravadas as cenas do videoclipe?
  5. A sobreposição da imagem de Marcelo D2 com a imagem das mulatas sambando diz alguma coisa?
  6. Observem as roupas das pessoas envolvidas na gravação. O que sugerem?
  7. Qual a importância da representação do DJ na cena? Ele aparece sempre? Por quê?
  8. O ritmo da canção consegue mostrar a relação híbrida que se estabelece entre os gêneros musicais?
  9. Em algum momento é possível perceber as mulatas fazendo algum movimento típico do hip hop?
  10. O fundo branco nas gravações é proposital? Expliquem.
  11. Ao final do videoclipe, é colocada a imagem de um garoto que dança que estilo? O que isso representa?
  12. As roupas desse garoto são adequadas ao estilo que ele dança?
  13. Em seguida, são mescladas cenas que apresentam D2 e as mulatas com o garoto dançando. Quais as implicações de sentido dessa união?
  14. A cena que contempla as mulatas ao redor de Marcelo D2 sugere algum sentido?
  15. Lendo a letra da música, faça associações e produza sentido a trechos que julgar interessantes para a composição das cenas do videoclipe:

Samba de Primeira 

Marcelo D2

Eu entro no samba e não deixo cair

Sem vacilar sem me exibir

só vim mostrar o que aprendi

Não toco como antigamente

com um banda de samba

Hoje a coisa é diferenteé o DJ e o sample

No pit-don-don na minha MPC

é só vinil cumpadi pra confundir você

Nã nã nã nã nã não

Acho que já deu pra entender né , já deu

É Hip Hop com Samba

É hip hop que vem do Rio de Janeiro

uma batida de funk e o DJ no pandeiro

HA HAÉ hip hop que vem do Rio de Janeiro

uma batida de funk e o DJ no pandeiro

Essa é pra você que vem do lado de lá

Tentando acabar com a nossa cultura popular

Do lado de cá sabe que não dá

por que eu tenho muito pra mim cantar

Eu não preciso de muito pra fazer meu samba

Eu sou da nova geração e minha ginga é de bamba

A batida é crua e você vai a lua e as letras mermão

vêm direto das ruas

Novas batidas recicladas eu vejo no sample

E o groupie da minha raíz eu sinto no samba

De gente bambanascido e criado no Andaraí

Que bateu lá no hip hop e apareceu por aqui

Dos lugares de onde eu vimeu vou te contar

Quando eu contar

AIAIA

você vai se paspar

Quebrando pedra eu levo minha vida frente

E nos terreiros dessa vida

cantando me faço presente

Falando,cantando,gritando situações dramáticas

Eu sigo meu rumo sem medo

deu perder a gramática

O dialeto é nato

com o microfone na mão

Então simbora no refrão

O DJ e o pandeiro, o MC é o partiteiro

Tem samba no meu hip hop

porque eu sou brasileiro

Eu tô ficando cansado

vou parar pra dar uma respirada,

e continuo na levada

Estilo hip hop e atitude HARDCORE

Feito no Rio que nem esse aqui

não tem melhor

Meu samba é duro na queda

não é conversa fiada

É e sempre foi a voz da rapaziada

Cronista, jornalista ou coisaparecida

Eu canto as coisas que vejo na minha vida

Eu já vi muito partiteiro tentando versar

Mas como eu aviso que eu tô pra brincar

A bola da vez já tá na caçapa

minha rima é cinza

O cabelo é piaçava

O que acontece irmão tá de bobeira?

AI

Isso é que samba de primeira

http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/101556/ 

Atividade 2

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Os alunos, após discutirem o videoclipe de Marcelo D2, deverão escolher na internet um videoclipe de sua preferência para, assim como discutiram a composição do videoclipe da música "Samba de primeira", criarem um ensaio para mostrar as significações a partir da relação entre as várias modalidades. Caso existam videoclipes coincidentes, os discentes poderão trabalhar em duplas.

Importante: professor, no momento da correção, é necessário acessar o videoclipe. Por isso, solicite aos alunos que copiem o endereço da internet.

As produções poderão ser expostas no mural da escola como convite a outros alunos para assistirem aos videoclipes discutidos.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, o foco da avaliação recairá sobre a capacidade de o aluno relacionar as várias modalidades presentes em videoclipes para produção de sentido. A listagem das características de videoclipes, o levantamento da constituição de videoclipes antigos e contemporâneos, a discussão do videoclipe de Marcelo D2 e a produção do ensaio ajudarão o aluno a alcançar o que se espera dele na avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.