06/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Identificar as características que diferenciam a água poluída da água limpa.
Destacar os indícios que nos levam a descobrir se a água está poluída ou não.
Reforçar a responsabilidade das ações humanas na poluição da água e procurar formas de atenuar o problema.
A importância da água para a sobrevivência da vida no planeta Terra.
A necessidade de preservar e economizar água.
Inicie a aula trazendo as seguintes imagens:
Faça as seguintes perguntas:
QUAL È A APARÊNCIA DA ÁGUA CONTIDA NESSAS IMAGENS?
COMO PODEMOS DESCOBRIR SE A ÁGUA ESTÀ POLUÍDA OU NÂO?
POR QUE NÃO DEVEMOS CONSUMIR ÁGUA POLUÍDA?
Organize a turma em grupos compostos por 4 a 5 pessoas e peça-lhes que conversem sobre o assunto e que registrem suas conclusões para socializá-las posteriormente para os colegas. Após esse momento, promova um debate sobre as conclusões das crianças. Anote as informações que elas disponibilizarem em um uma folha de papel pardo e a deixe afixada em lugar visível em sala de aula.
Aproveite para ampliar as informações que elas já possuem sobre o assunto, trazendo um texto para enriquecer a discussão:
Água
http://www.webciencia.com/21_agua.htm
A maré não está para peixe
Ressalte que podemos observar, através de alguns indícios, se a água está própria para o consumo (se ela não tem cor, cheiro ou gosto).
Apresente às crianças a “Declaração dos Direitos da Água”, que foi escrita na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água, para oportunizar a discussão sobre a responsabilidade humana em relação aos cuidados e preservação da água. Leia o texto coletivamente, destacando as principais informações contidas no documento.
Declaração dos Direitos da Água
Documento foi escrito na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água
Por: Ciência Hoje das Crianças On-line Publicado em 22/03/2006
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/
Atualizado em 10/06/2010
A declaração abaixo, escrita na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, lembra a todos como esse recurso natural é importante para a existência da vida na Terra.
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Peça aos grupos formados no início da aula para confeccionarem cartazes alertando a população a identificar se a água está poluída o não. Espalhe os cartazes pelo espaço escolar.
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
www.eaprender.com.br/tiki-download_file.php?fileId=1725
Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Vamos cuidar dos recursos naturais?”
Aula 1- Preserve a água!!!
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar se as informações que as crianças já possuíam sobre a poluição da água foram ampliadas a partir da leitura dos textos e da discussão do assunto.
2º Observar o interesse de cada um sobre a temática e a sua relevância.
3° Perceber, através de perguntas sobre a aula ministrada, como cada um compreendeu as particularidades do assunto.
Cinco estrelas 1 classificações
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29/08/2012
Cinco estrelasACHO QUE ESSE SITE EM SINA OS ALUNOS