Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chuva pode causar problemas?

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relembrar os transtornos ocorridos quando chove, ressaltando que estes ocorrem em vários lugares.

Identificar os motivos que levam esses transtornos a acontecer.

Pensar alternativas para minimizar estas consequências.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Preservação da camada de ozônio.

Cuidados com o meio ambiente.

Cuidados com a saúde

Estratégias e recursos da aula

Traga para a sala de aula diferentes notícias de jornal sobre transtornos recentes ocasionados pelas chuvas.

Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e disponibilize um artigo para cada grupo, para leitura e discussão do mesmo:

Temporal no Rio provoca estragos e deixa 182 mortos no estado

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1562816-5606,00.html  

Temporal na Argentina deve vir para o Rio Grande do Sul

http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-494,cd-254650.htm

Frente fria provoca temporais na Bahia  

http://www.climatempo.com.br/destaques/2010/04/08/frente-fria-provoca-temporais-na-bahia/  

Temporal provoca queda da árvore de Anne Frank em Amsterdã

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/temporal-provoca-queda-da-arvore-de-anne-frank-em-amsterda 

Temporal derruba árvores e causa prejuízos em Campo Grande

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/09/temporal-derruba-arvores-e-causa-prejuizos-em-campo-grande.html 

Temporal destelha casas em cidades do Paraná

http://www.noticiaspoliciais.com.br/?p=38941 

Faça algumas perguntas para ajudar as crianças na discussão do assunto:

POR QUE ACONTECEM TANTOS TRANSTORNOS QUANDO CHOVE?

A ÁGUA DA ENCHENTE PODE PREJUDICAR A NOSSA SAÚDE?

O QUE PODE SER FEITO PARA LIDAR COM O PROBLEMA?

O QUE PODE SER FEITO PARA QUE TANTOS TRANSTORNOS NÃO ACONTEÇAM QUANDO CHOVER NOVAMENTE?

Peça às crianças para anotarem suas conclusões. Após esse momento, sugira aos grupos apresentem o resultado do seu trabalho para os colegas. Ressalte que atitudes individuais, como os cuidados com o meio ambiente e com a preservação da camada de ozônio podem e devem ser fomentados e ajudam a minimizar o problema. Faça uma lista com pequenas atitudes que podem ser feitas nesse sentido.

tTraga também imagens sobre o assunto para que as crianças vejam o que pode acontecer em uma enchente. Elabore com as crianças um roteiro de entrevista e peça-lhes para conversar com alguém que tenha tido sua vida influenciada por esse evento. Como essa pessoa reagiu? O que foi possível ser feito? Pessoas menos favorecidas economicamente estão mais suscetíveis (ou não) a esse tipo de problema? Após esse momento, oportunize a leitura das entrevista e ressalte aspectos em comum para destacar que pessoas diferentes, que moram em lugares distintos podem enfrentar parecidas transtornos parecidos por conta da enchente. Isso acontece principalmente com pessoas que moram em área sde risco, mas pode atingir outras pessoas, dependendo da intensidade da chuva.  Precisamos enfrentar o problema, devido ao seu alcance e a sua relevância.

Peça aos grupos que façam cartazes sobre a temática e espalhe-os pelo espaço escolar para socializar com outras crianças as informações aprendidas em sala de aula.

Recursos Complementares

No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/chuva-423540.shtml

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Vamos cuidar do nosso planeta?”  

Aula 1- Vamos conversar sobre os efeitos do aquecimento global para o planeta Terra?  

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° As crianças demonstraram interesse?

2º Foi possível perceber que tais transtornos acontecidos em diferentes lugares não acontecem de forma isolada, mas estão interligados?

3° Foi possível perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada um compreendeu o assunto?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.