06/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Identificar os hábitos higiênicos e a sua relevância para manter a nossa saúde.
Estabelecer a diferença entre os hábitos individuais e coletivos.
Apresentar medidas de saneamento básico e a sua importância para a manutenção da nossa saúde.
Hábitos higiênicos.
Preservação dos recursos naturais.
Cuidado com o meio ambiente.
Traga para a sala de aula a seguinte tirinha ampliada:
Pergunte as crianças:
POR QUE PRECISAMOS MANTER A HIGIENE DO NOSSO CORPO?
POR QUE PRECISAMOS MANTER A HIGIENE DOS AMBIENTES QUE FREQUENTAMOS?
POR QUE OS HÁBITOS HIGIÊNICOS SÃO IMPORTANTES?
Traga para a sala de aula as seguintes imagens:
Organize a turma em grupos. Peça a cada um deles que discuta os seguintes assuntos e que relacionem as imagens aos temas:
1) Higiene do corpo.
2) Higiene da mente.
3) Higiene do ambiente.
4) Higiene dos alimentos.
Após esse momento, peça aos grupos que apresentem suas conclusões aos colegas. Aproveite para ampliar as informações que surgiram nas discussões em grupos.
Em relação aos cuidados com o ambiente, traga um texto sobre as medidas de saneamento básico e a sua importância para a nossa saúde:
Saneamento básico
http://www.economiabr.net/economia/3_saneamento_basico.html
Não deixe de ressaltar que, embora as medidas de saneamento básico sejam de responsabilidade do governo, tal fato não isenta a responsabilidade da população em relação a essas medidas, como, por exemplo, respeitar os locais apropriados para coleta de lixo, não poluir as nascentes e/ou fontes de água, entre outras, para evitar a proliferação de doenças.
Oportunize uma reflexão sobre atitudes individuais e coletivas para garantir a higiene dos locais que frequentamos, tais como: praias, ruas, sala de aula, ambientes públicos, entre outros. Faça uma lista dos cuidados que devemos ter nesse sentido.
Que tal criar uma carta compromisso para a turma, com atitudes individuais e coletivas atitudes para manter a higiene da sala de aula e também da escola? Pode ser uma carta coletiva e você pode afixá-la nos corredores do espaço escolar, para que todos vejam que a sua turma está preocupada com a questão. Uma atitude simples como essa pode fomentar uma reflexão sobre o assunto nos outros também.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse das crianças pelo assunto.
2º Observar se as crianças perceberam a importância de praticar hábitos individuais e coletivos e a sua relevância para a preservação da nossa saúde.
3º Observar se as crianças compreenderam as medidas de saneamento básico e a sua importância para a manutenção da nossa saúde.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!