08/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Após se interarem dos conteúdos desta aula os estudantes deverão ter ampliado conhecimentos acerca de como ocorre o processo de separação das misturas heterogêneas sólido-líquidas por meio da filtração e da filtração a vácuo. Deverão ainda, saber o que é e como ocorre o processo de preparação da síntese do AAS (aspirina).
Os estudantes precisarão conhecer como ocorre as reações químicas entre os produtos e ingredientes químicos, especialmente com as reações em que há produção de calor, que precisam de luz. Devem também saber quando uma equação química está equilibrada. É também necessário que conheçam a tabela de elementos químicos bem como estes estão distribuidos. É importante que tenham experienciado uma prática onde ocorreu uma reação química.
Inicie esta aula propondo que os estudantes desenvolvam uma peça teatral para explorar e desenvolver os contéudos filtração e sintese do AAS. Como fator motivador, os estudantes poderão apresentar o teatro no pátio da escola para todos os presentes. As informações estão disponíveis no link:
http://www.dq.fct.unl.pt/cadeiras/qpn1/molweb/2003/Aspirina/aspirina.htm
Após ensaiarem a peça os estudantes deverão se apresentar aos presentes e fazer interações sobre o que é a Aspirina e seus efeitos no organismo. Eles poderão argumentar que pode ocorrer que já tenham ingerido o comprimido de AAS para se recuperar de algum mal estar, se sabem o que é o Ácido Acetil Salicílico, sua constituição química, como é produzido e por fim se sabem o que é a síntese do AAS. Explicar que o reumatismo crônico no passado fora combatido com ácido acetilsalicílico e que causou transtornos estomacais e provocava gosto desagradável na boca e que a síntese do AAS é um processo no qual o ácido salicílico é tratado com anidrído acético,em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que irá atuar como catalisador.
Organize a aparelhagem necessária para separar a água e a areia e demonstrar como ocorre o processo de separação de misturas heterogêneas sólido-liquidas por meio da Filtração conforme a figura abaixo:
Material necessário
Para ampliar os conhecimentos os estudantes deverão desenvolver o experiemento Tratamento de Água com o objetivo de reproduzir em pequena escala no laboratório o processo de filtração, que está disponível no link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12244/tratamento_de_agua.pdf
Nesta aula você poderá explicar o que é sintese na disciplina de química (aquilo que a natureza produz ou criar aquilo que não existe na natureza). Na sequencia havendo condições propor que a reproduzam em laboratório.
Antes de iniciar o desenvolvimento do experimento solicite que desenvolvam uma pesquisa e postem em um blog.
Link do experimento: http://pedropinto.com/files/secondary/t lq/tlqII_relatorio5.pdf
Outro recurso que pode auxiliar no entendimento da composição química do AAS é disponibilizar à turma a fórmula molecular da Aspirina e explicar como ocorre a ligação entre seus átomos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14036
Solicite aos estudantes que pesquisem as questões abaixo e registrarem na ferramenta Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs:
Link: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&invite=
Estamos sugerindo que esta aula seja realizada em conjunto com outras disciplinas.
Seria interessante que você incluísse outras disciplinas de acordo com os encaminhamentos e o tratamento que adotará para o conteúdo.
Para apontar que se apropriaram de novos conhecimentos proponha aos estudantes que desenvolvam a atividade disponível no link abaixo de forma a apontar que apropriaram novos conhecimentos.
Link: http://3qc.iqm.unicamp.br/DISCIPLINAS/QG109/2S98/exp3.html
Após desenvolverem o experimento, deverão elaborar o relatório final.
Nome | Tipo |
---|---|
Tratamento de água | Experimento prático |
Aspirina | Imagem |
Pavia, D. L.; Lapman, G. M.; Kriz, G. Z.; "Introduction to Organic Laboratory: Techiniques a contemporary approach". 2nd. ed. Saunders, College Publ. 1982.
Nesta aula, a verificação da aprendizagem deverá ocorrer de maneira a privilegiar o desenvolvimento de cada atividade. A avaliação será diagnóstica e processual. É necessário que os estudantes tenham conhecimento acerca de como ocorrerá a avaliação bem como que objetivos deverão ser alcançados. O educador deverá a participação de cada estudante no desenvolvimento do experimento, as interações, a elaboração do relatório e ainda a pesquisa das questões. O professor poderá atribuir notas e ou conceitos de forma que sejam somatórios.
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