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Corpos Sonoros

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir os sons que seu corpo e os objetos/instrumentos musicais podem produzir.
  • Perceber a necessidade de movimento dos corpos para produzirem sons.
Duração das atividades
30 à 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos acerca de música serão construidos a partir das vivências das atividades propostas ao grupo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Que sons podemos produzir com o nosso corpo? A partir dessa pergunta propor às crianças que elas caminhem pela sala mantendo passos ritmados e que ao escutar a palavra "SOM", cada uma produza um som com alguma parte do seu próprio corpo. Após este primeiro momento, fazer uma roda para que cada um socialize o seu som e todos o imitem.

Crianças caminhando pela sala e descobrindo sons produzidos pelo corpo.

Atividade 2:

Em seguida dividir a turma em grupos de cinco e colocar, dentro de um saco de pano, figuras de partes do corpo (boca, pé, mão, barriga, pernas) para que cada grupo retire uma das gravuras e pense nas possiblidades de produzir diferentes sons com determinada parte. Socializar suas descobertas e listar, coletivamente, as formas de produção de som (Ex: Parte do corpo: mãos  - Movimentos para produzir os sons: Bater as mãos em concha, bater as mãos com as palmas bem abertas, esfregar uma mão na outra, etc).

Crianças com 5 anos produzindo sons com as maos e com a boca.

Atividade 3:

Levar para a roda diversos objetos (pedra, pedaços de madeira, garrafa plástica, colher de metal, jornal, chaves etc) e instrumentos musicais (reco-reco, corneta, tambor, sino, xilofone etc). Em seguida pedir que cada um escolha um objeto/instrumento e descubra os sons que podem ser produzidos. Num segundo momento dividir a turma em grupos de quatro e em cada grupo seus membros deverão ter o mesmo objeto ou instrumento. O grupo deverá criar uma sequência de quatro sons diferentes produzidos pelo mesmo objeto e apresentar para os demais colegas. Durante a apresentação o grupo deverá explicar como conseguiu chegar àquela sequência, quais foram as facilidades e as dificuldades.

Grupos apresentando a sequencia sonora com objetos.

Atividade 4-

Levar para a sala um Dvd do grupo "Barbatuques" a fim de que as crianças apreciem algumas de suas apresentações. Para contextualizar este grupo musical, é interessante que se conheça um pouco de sua história. Após apreciação, propor que as crianças, em grupos, criem suas sequências de sons corporais e mais uma vez, em grande roda, apresentem e expressem suas sensações durante tal criação.

Vídeo dos Barbatuques:

http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw 

Site do grupo Barbatuques (Biografia):

http://br.barbatuques.com.br/ 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada a partir das atividades vivenciadas pelas crianças de modo a perceber o interesse por descobrir e experimentar as possibilidades das partes do seu corpo e os objetos/instrumentos produzirem diferentes sons e que para tal produção há a necessidade dos corpos/objetos estarem em movimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
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