17/11/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Os conhecimentos acerca de música serão construidos a partir das vivências das atividades propostas ao grupo.
Atividade 1:
Que sons podemos produzir com o nosso corpo? A partir dessa pergunta propor às crianças que elas caminhem pela sala mantendo passos ritmados e que ao escutar a palavra "SOM", cada uma produza um som com alguma parte do seu próprio corpo. Após este primeiro momento, fazer uma roda para que cada um socialize o seu som e todos o imitem.
Crianças caminhando pela sala e descobrindo sons produzidos pelo corpo.
Atividade 2:
Em seguida dividir a turma em grupos de cinco e colocar, dentro de um saco de pano, figuras de partes do corpo (boca, pé, mão, barriga, pernas) para que cada grupo retire uma das gravuras e pense nas possiblidades de produzir diferentes sons com determinada parte. Socializar suas descobertas e listar, coletivamente, as formas de produção de som (Ex: Parte do corpo: mãos - Movimentos para produzir os sons: Bater as mãos em concha, bater as mãos com as palmas bem abertas, esfregar uma mão na outra, etc).
Crianças com 5 anos produzindo sons com as maos e com a boca.
Atividade 3:
Levar para a roda diversos objetos (pedra, pedaços de madeira, garrafa plástica, colher de metal, jornal, chaves etc) e instrumentos musicais (reco-reco, corneta, tambor, sino, xilofone etc). Em seguida pedir que cada um escolha um objeto/instrumento e descubra os sons que podem ser produzidos. Num segundo momento dividir a turma em grupos de quatro e em cada grupo seus membros deverão ter o mesmo objeto ou instrumento. O grupo deverá criar uma sequência de quatro sons diferentes produzidos pelo mesmo objeto e apresentar para os demais colegas. Durante a apresentação o grupo deverá explicar como conseguiu chegar àquela sequência, quais foram as facilidades e as dificuldades.
Grupos apresentando a sequencia sonora com objetos.
Atividade 4-
Levar para a sala um Dvd do grupo "Barbatuques" a fim de que as crianças apreciem algumas de suas apresentações. Para contextualizar este grupo musical, é interessante que se conheça um pouco de sua história. Após apreciação, propor que as crianças, em grupos, criem suas sequências de sons corporais e mais uma vez, em grande roda, apresentem e expressem suas sensações durante tal criação.
Vídeo dos Barbatuques:
http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw
Site do grupo Barbatuques (Biografia):
Textos sobre Educação musical na Educação Infantil:
A avaliação será realizada a partir das atividades vivenciadas pelas crianças de modo a perceber o interesse por descobrir e experimentar as possibilidades das partes do seu corpo e os objetos/instrumentos produzirem diferentes sons e que para tal produção há a necessidade dos corpos/objetos estarem em movimento.
Quatro estrelas 6 classificações
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27/04/2014
Cinco estrelasGostei bastante da aula, vai me ajudar bastante, bem clara e pontual, parabéns !!
27/02/2014
Cinco estrelasAdorei a aula, vou aproveitar muitas ideias. Parabéns pela iniciativa.
04/01/2014
Cinco estrelasexcelentes informações!
05/11/2013
Cinco estrelasamei a sugestão de aula!era tudo de que precisava para pôr em prática um projeto da escola onde trabalho.
05/08/2013
Quatro estrelasgostei muito,me ajudou
11/06/2013
Cinco estrelasMuito bom.Esta atividade abre caminhos para outras e amplia o repertório do que se pode escutar neste país desde cedo.Valeu.