02/12/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1) Conhecer brincadeiras tradicionais da infância de seus próprios pais.
2) Identificar as diversas possibilidades de aprendizagem a partir de tais brincadeiras.
3) Reconhecer o valor das brincadeiras tradicionais esquecidas ao longo dos anos.
4) Identificar as brincadeiras como elementos da cultura transmitidos de geração em geração
Não são necessários conhecimentos prévios
1º Momento: Convide os/as alunos/as a assistirem ao vídeo: Brincadeiras de Criança, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ
2º Momento: Professor/a, após a exibição do vídeo, solicitar aos/as alunos/as que listem todas as brincadeiras mencionadas no vídeo. Anote na lousa o que os/as alunos/as disserem.
3º Momento: Disponibilize a letra da música aos/as alunos/as e questione: Vocês conhecem essas brincadeiras? Quais vocês não conhecem? Como vocês imaginam ser essas brincadeiras?
Brincadeiras de Criança (Flávio Almeida Patrocínio)
"Tem sempre uma criança
brincando dentro da gente.
Sua lembrança aliança
entre passado e presente.
Par ou ímpar, estátua, totó,
pipa, aviãozinho de papel.
Corrida de saco, dominó,
amarelinha e passa-anel.
Adivinhas, jogo de botão,
cabra-cega e queimada.
Palitinhos, dama, pião,
morto vivo e charada.
Quem um dia não brincou
não sabe o que perdeu.
Pela infância da vida passou,
só passou mas não viveu.
Danças, cantigas, patinete,
boca de forno, bilboquê.
Caçapalavras, detetive e bete,
barra-manteiga, bambolê.
Peteleco, mímica, carrinho
e chicotinho-queimado.
Bolinha de gude, corda, trenzinho,
rolimã e marcha-soldado.
Quem um dia não brincou
não sabe o que perdeu.
Pela infância da vida passou,
só passou mas não viveu.
Quebra-cabeça, parlendas, peteca,
pelada de rua, escolinha.
Trava-língua, memória, boneca,
ioiô, salva-latinha.
Caça-tesouro, forca, casinha,
gol a gol, fincas no rio.
Caiu no poço, cozinhadinha
e telefone sem fio.
Quem um dia não brincou
não sabe o que perdeu.
Pela infância da vida passou,
só passou mas não viveu.
Faz-de-conta, polícia e ladrão,
perna de pau, rei e rainha.
Médico, visita, assombração,
prenda e ciranda-cirandinha.
Estilingue, dado, sô lobo,
pique de pegar e de esconder,
vaca-amarela, enganou o bobo...
Por que é que eu fui crescer?
Por que é que eu fui crescer?
Por que é que eu fui crescer?
Por que é que eu fui crescer?
Viva seu lado criança,
a pura felicidade,
encha a vida de esperança
e o coração de saudade.
Tem sempre uma criança
brincando dentro da gente,
brincando dentro da gente..."
(Professor, a letra da música sugerida não foi adaptada às novas regras ortográficas por se tratar de um texto original, do autor citado, mas poderá ser utilizado para exercitar a aplicação do uso do hífen atualmente, por exemplo).
4º Momento: Os alunos deverão pesquisar na internet as brincadeiras que não conhecem, procurando descobrir: época em que foi criada, como se brinca, materiais necessários para confecção, dentre outras.
5º Momento: Dividir a turma em 4 subgrupos para que cada um deles possa representar uma estrofe da música apresentando as brincadeiras referentes à essa estrofe.
Propor aos/as alunos/as que entrevistem seus pais e/ou responsáveis e perguntem a eles sobre as brincadeiras mais comuns de sua época.
1º momento: Professor/a, abra um espaço para os/as alunos/as socializarem a tarefa de casa relatando as brincadeiras tradicionais de seus pais.
2º Momento: Exibir o clipe do vídeo "O Menino Maluquinho", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=r9xo2un_Nuc
3º Momento: Questionar os/as alunos/as sobre as brincadeiras que apareceram no vídeo e solicitar que pesquisem sobre em que ano se passa a história do Menino Maluquinho.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para acompanharem a história seriada: "Mônica em Brincadeiras de amigas", disponível em:
http://www.monica.com.br/comics/amigas/welcome.htm
2º Momento: Pergunte aos/as alunos/as se a forma como eles/as brincam é semelhante ao que apareceu na história. Solicite que eles/as contem do que gostam de brincar e listem suas brincadeiras prediletas.
3º Momento: Propor que os alunos montem um painel dividido ao meio sendo que de um lado deverão escrever "brincadeiras de hoje" e de outro lado "brincadeiras tradicionais da época de nossos pais". Abaixo de cada título, os/as alunos/as deverão listar tais brincadeiras e, em seguida, o que é possível aprender com cada uma delas.
4º Momento: Refletir com os/as alunos/as que podemos aprender bastante com as brincadeiras e o quanto é importante que valorizemos as brincadeiras passadas de geração em geração.
Arco da velha: resgate e vivência de brinquedos e brincadeiras populares, disponível em:
http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/enarel_arco.PDF
Além dos muros escolares: um resgate dos jogos tradicionais nas aulas de educação física, disponível em:
Professor/a procure observar no decorrer da aula se os/as alunos/as se envolveram com as atividades propostas e demonstraram interesse e prazer em conhecer as brincadeiras tradicionais. Procure identificar durante as discussões se houve valorização dessas brincadeiras bem como o reconhecimento da importância das mesmas, inclusive como elementos da cultura transmitidos de geração em geração.
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