Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Provérbio: um recurso argumentativo

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o funcionamento ideológico de um provérbio.
  • Propor sentidos a provérbios com base em contextos enunciativos.
  • Identificar a capacidade argumentativa dos provérbios.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Argumentação.
  • Linguagem formal x coloquial.
  • Contextos enunciativos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • análise e reflexão;
  • pesquisa;
  • criação de contextos.

Recursos:

  • internet;
  • lápis e papel.

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar o conteúdo, o professor exibirá para os alunos alguns provérbios em vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=pNqphjNVB7E&feature=fvsr 

http://www.youtube.com/watch?v=abVk8APZmtc&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=Ep1Hsfa_xSg 

Em seguida, o professor sorteará provérbios para cada dupla de alunos que terá de criar um contexto para a ocorrência do provérbio. É importante lembrar ao aluno que ele estará livre para escolher o gênero de texto no qual aparecerá o provérbio. Antes, todavia, o professor mostrará à turma como contextualizar os provérbios por meio de dois exemplos: o primeiro contextualizado por meio da escrita (criou-se um contexto) e o segundo contextualizado por meio da linguagem mista em história em quadrinhos.

Provérbio:

"Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar." - Provérbio Chinês.

Contexto:  pessoas caridosas distribuindo comida aos pobres em uma favela. Ao longo dos anos, os flagelados acostumaram-se a ganhar o alimento sem ter de lutar por ele. Resultado: perdeu-se a oportunidade de melhorar o cotidiano dessas pessoas ensinando-as a buscar seu próprio alimento, porque este sempre foi ofertado abundantemente sem necessidade de algo em troca. Daí que é prudente "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar.". Isso implica que, muito mais do que alimento doado, há de se ensinar as pessoas a trabalharem em prol de si mesmas.

Provérbios nada a ver com a Turma da Mônica:

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=451897# 

Atividade 2

Nesta atividade, para ampliar ainda mais o repertório de provérbios, os alunos jogarão na internet um jogo de adivinhas proverbiais:

http://www.divertudo.com.br/semplugin/naboca/naboca5.html 

Atividade 3

Depois de conhecidos muitos provérbios e estudada sua adequação em contextos, os alunos terão de criar um conceito para esse texto. O professor pode ajudá-los a partir de uma conceitualização coletiva escrita no quadro.

Algumas definições para ajudar:

Provérbio ou Ditado popular, do latim proverbium, é uma frase de caráter popular, com um texto mínimo de autor anônimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “O seguro morreu de velho”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%A9rbio 

"Um provérbio é muita coisa concentrada em poucas palavras." (Thomas Fuller - Worthys Of England)

http://www.paralerepensar.com.br/proverbios.htm 

 Os provérbios são ditos populares (falas e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico. A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm 

Aula 2

Atividade 1

A partir das cenas exibidas em cada endereço da internet, os alunos deverão retomar um provérbio que lhe parece mais indicado para cada situação abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=9cObmQyL8gc&feature=more_related 

http://www.youtube.com/watch?v=AIo5vmT0_ls&feature=related 

Atividade 2

PRODUÇÃO DE TEXTOS

Tendo em vista o conceito de provérbio relacionado à transmissão e/ou à reflexão de conhecimentos sobre a vida, os alunos farão uma análise argumentativa de provérbios. Para tanto, cada aluno selecionará um provérbio da internet e escreverá um breve texto para apresentar sua análise. Antes, o professor ilustrará, ou seja, apresentará um modelo de análise para o aluno de como podem acontecer as reflexões com base no provérbio:

"A palavra é prata, o silêncio é ouro."-- Provérbio Chinês

Neste provérbio, há duas comparações: palavra compara-se à prata e silêncio compara-se a ouro. Sabendo que na nossa cultura o ouro é um metal mais valorizado do que a prata, muito sabiamente o ditado aproveita-se desse conhecimento para argumentar em favor do silêncio. Isso porque ao comparar o silêncio ao metal mais valorizado na nossa cultura resulta obviamente na valorização da não fala. Não se pode afirmar que a palavra é desvalorizada, mas muito mais valorizado é o silêncio.

Tão logo termine a aula, o professor pedirá aos alunos que apresentem as análises para a turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, os alunos serão avaliados com base na realização das atividades: i) dar um conceito para provérbio; ii) identificar carga argumentativa nos provérbios; iii) construir contextos para utilização de provérbios; iv) relacionar provérbios e situações cotidianas.

Opinião de quem acessou

Uma estrela 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.