26/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar o conteúdo, o professor exibirá para os alunos alguns provérbios em vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=pNqphjNVB7E&feature=fvsr
http://www.youtube.com/watch?v=abVk8APZmtc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Ep1Hsfa_xSg
Em seguida, o professor sorteará provérbios para cada dupla de alunos que terá de criar um contexto para a ocorrência do provérbio. É importante lembrar ao aluno que ele estará livre para escolher o gênero de texto no qual aparecerá o provérbio. Antes, todavia, o professor mostrará à turma como contextualizar os provérbios por meio de dois exemplos: o primeiro contextualizado por meio da escrita (criou-se um contexto) e o segundo contextualizado por meio da linguagem mista em história em quadrinhos.
Provérbio:
"Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar." - Provérbio Chinês.
Contexto: pessoas caridosas distribuindo comida aos pobres em uma favela. Ao longo dos anos, os flagelados acostumaram-se a ganhar o alimento sem ter de lutar por ele. Resultado: perdeu-se a oportunidade de melhorar o cotidiano dessas pessoas ensinando-as a buscar seu próprio alimento, porque este sempre foi ofertado abundantemente sem necessidade de algo em troca. Daí que é prudente "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar.". Isso implica que, muito mais do que alimento doado, há de se ensinar as pessoas a trabalharem em prol de si mesmas.
Provérbios nada a ver com a Turma da Mônica:
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=451897#
Atividade 2
Nesta atividade, para ampliar ainda mais o repertório de provérbios, os alunos jogarão na internet um jogo de adivinhas proverbiais:
http://www.divertudo.com.br/semplugin/naboca/naboca5.html
Atividade 3
Depois de conhecidos muitos provérbios e estudada sua adequação em contextos, os alunos terão de criar um conceito para esse texto. O professor pode ajudá-los a partir de uma conceitualização coletiva escrita no quadro.
Algumas definições para ajudar:
Provérbio ou Ditado popular, do latim proverbium, é uma frase de caráter popular, com um texto mínimo de autor anônimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “O seguro morreu de velho”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%A9rbio
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"Um provérbio é muita coisa concentrada em poucas palavras." (Thomas Fuller - Worthys Of England) |
Os provérbios são ditos populares (falas e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico. A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida. |
Aula 2
Atividade 1
A partir das cenas exibidas em cada endereço da internet, os alunos deverão retomar um provérbio que lhe parece mais indicado para cada situação abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=9cObmQyL8gc&feature=more_related
http://www.youtube.com/watch?v=AIo5vmT0_ls&feature=related
Atividade 2
PRODUÇÃO DE TEXTOS
Tendo em vista o conceito de provérbio relacionado à transmissão e/ou à reflexão de conhecimentos sobre a vida, os alunos farão uma análise argumentativa de provérbios. Para tanto, cada aluno selecionará um provérbio da internet e escreverá um breve texto para apresentar sua análise. Antes, o professor ilustrará, ou seja, apresentará um modelo de análise para o aluno de como podem acontecer as reflexões com base no provérbio:
"A palavra é prata, o silêncio é ouro."-- Provérbio Chinês |
Neste provérbio, há duas comparações: palavra compara-se à prata e silêncio compara-se a ouro. Sabendo que na nossa cultura o ouro é um metal mais valorizado do que a prata, muito sabiamente o ditado aproveita-se desse conhecimento para argumentar em favor do silêncio. Isso porque ao comparar o silêncio ao metal mais valorizado na nossa cultura resulta obviamente na valorização da não fala. Não se pode afirmar que a palavra é desvalorizada, mas muito mais valorizado é o silêncio.
Tão logo termine a aula, o professor pedirá aos alunos que apresentem as análises para a turma.
Para leitura do professor:
http://www.hottopos.com.br/videtur12/proverin.htm
http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo31.pdf
Nesta aula, os alunos serão avaliados com base na realização das atividades: i) dar um conceito para provérbio; ii) identificar carga argumentativa nos provérbios; iii) construir contextos para utilização de provérbios; iv) relacionar provérbios e situações cotidianas.
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02/04/2013
Uma estrelamuito legal