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Onde é fabricado nosso sangue?

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever as principais funções da medula óssea.
  • Identificar medula óssea.
  • Relacionar a medula óssea à fabricação de células sanguíneas.
  • Localizar a medula óssea no corpo.
  • Identificar as principais células produzidas na medula óssea.
  • Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer células, bem como o sangue e suas principais funções e células.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Mais conhecida como tutano, a medula óssea é um tecido gelatinoso que se localiza dentro dos ossos chatos do organismo cuja função é produzir plaquetas, glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos brancos (leucócitos). Esses possuem importantíssimos papéis no organismo, por isso é imprescindível sua existência em perfeitas condições.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas, sendo assim, um órgão hematopoiético. É formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas.

Para a produção de novas células sanguíneas a medula óssea necessita de algumas substâncias como ferro, vitamina B12 e carboidratos, bem como os restos das células velhas e/ou mortas. Existem fatores que prejudicam e impedem o bom funcionamento da medula óssea, como doenças e substâncias químicas tóxicas. Nesse caso, o organismo sofre inúmeras alterações provocadas pela baixa produção das células sanguíneas.

A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo. Ela vai sendo substituída por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura. A produção de sangue se concentra na extremidade dos ossos.

Alguns dos principais hemocitoblastos são:

Proeritroblastos: formam os eritrócitos (hemácias)

Linfoblastos: formam os linfócitos

Megacarioblastos: formam as plaquetas   

Transplante de medula óssea Quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula, esta precisa ser substituída por uma medula saudável, e isso é realizado através de transfusão.

Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e com histocompatibilidade sanguínea e inserida no local da medula doente.

Testes de compatibilidade são realizados antes da doação, para que não haja rejeição da medula transplantada.   

Adaptado: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/medula-ossea/ (consultado em 12/10/10, às 16h23min)  & http://www.alunosonline.com.br/biologia/medula-ossea/ (consultado em 12/10/10, às 16h24min).   

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, atividade prática de observação de medulas ósseas, leitura de texto e interpretação, além de vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, proposta de atividade prática de observação de medulas ósseas, além de leitura de texto, exibição de vídeos e discussões.

Atividade Inicial: Introduzindo o assunto             

Professor, inicie a aula perguntando à turma se eles sabem como nosso sangue é produzido. Deixe que os alunos se manifestem e dêem suas opiniões sobre isso. Depois explique que a quantidade de sangue de uma pessoa pode variar, mas que em média um adulto tem 5 litros, ou seja, 7% de seu peso. Proponha aos alunos que eles façam um cálculo de quantos litros de sangue, aproximadamente, cada um possui. Abaixo segue exemplo de cálculo:

Peso: 40 kg

40 X 7 = 280 ÷ 100 = 2,8 litros de sangue

Deixe que os alunos, a partir dos cálculos feitos, mostrem para os colegas a quantidade de sangue que possuem, discutindo entre eles. Explique que a altura e o peso das pessoas variam, e assim também variam suas quantidades de sangue.

Inicie uma discussão na turma, propondo alguns questionamentos: E como nosso corpo produz todo esse sangue? Será que o sangue muda com o passar do tempo, ou desde que nascemos possuímos o mesmo sangue? Será que tem um local específico do corpo que só produz o sangue e suas células?

Relembre com eles os tipos de células presentes no sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Peça que os alunos listem as principais funções de cada tipo celular.

Após relembrar com os alunos a constituição sanguínea, explique para a turma que o corpo tem um local para produzir as células do sangue chamado medula óssea. Mas onde fica a medula óssea no nosso corpo? Lance este questionamento e deixe os alunos se expressarem. Peça que anotem no caderno as suas ideias, para posterior discussão.   

Atividade prática: observando a medula óssea             

Professor, após estas discussões iniciais, proponha para a turma uma atividade prática de observação de medulas ósseas de animais como o boi e galinha. Para tanto, divida a turma em grupos (cerca de quatro) e providencie material para cada grupo:   

Geléia de mocotó (pode ser comprada pronta ou ser feita pelos alunos, como o seguinte site ensina - http://pat.feldman.com.br/?p=1616 – consultado em 12/10/10, às 21h29min.). 

Retirado de: http://www.paodeacucar.com.br/imagens/48/4844785_a1.jpg (consultado em 12/10/10, às 21h30min). 

Ossos de pés de galinha ou pé de boi crus e limpos

Luvas

Pratos   

Professor, peça para o açougueiro cortar o pé de boi de forma que deixe exposta a parte central do osso. Faça o mesmo com os pés de galinha.

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_-yca8AuX35A/RjAVTw4R2xI/AAAAAAAAALo/UNR0cIgB5p0/s400/ep%C3%ADfise+e+di%C3%A1fise.JPG  (consultado em 12/10/10, às 21h31min).    

No prato, coloque uma colher de mocotó para cada grupo. Mostre a parte central do osso para a turma. Entregue para cada grupo algumas figuras que demonstram a parte interna dos ossos, para que os alunos possam identificar em seus ossos da atividade prática essas mesmas partes. Abaixo seguem sugestões de figuras que poderão ser entregues neste momento para os grupos:

Retirado de: http://tubaralho.do.sapo.pt/imagens/medula.JPG (consultado em 12/10/10, às 21h32min). 

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Corpo/osso%20longo.gif (consultado em 12/10/10, às 21h33min). 

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/_FYqC8_RW82k/SgnAZ9JPt8I/AAAAAAAAAoE/imU--LTjfQs/s400/medula-ossea.jpg (consultado em 12/10/10, às 21h34min).    

Explique que a geléia de mocotó é extraída dessa parte central, que é a medula óssea amarela. Nesse local, quando ainda é vermelha, as células do sangue são produzidas, e se algum problema ocorre à pessoa, pode desenvolver doenças como a Leucemia. É possível os alunos questionem por que esta medula já está amarelada, se você mencionou que quando é vermelha ocorre a produção das células do sangue. Explique à turma que a medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos. Essa quantidade de medula vermelha vai diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo, sendo substituída por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura. Então, quando adultos, não serão todos os ossos do corpo que poderão produzir sangue, mas aqueles ossos longos e chatos.

No nosso corpo, os ossos com medula óssea vermelha ativa são (se tiver um esqueleto para indicar neste momento será bom, mas caso não conte com este recurso, você poderá indicar no próprio corpo, pedindo que os alunos localizem em si mesmos, ou mesmo demonstrando as figuras abaixo):

Medula espinhal presente na nossa coluna vertebral:

Retirado de: http://ricardobiologia.zip.net/images/medulaespinhal.jpg (consultado em 12/10/10, às 21h43min).         

Medula dos ossos longos (Fêmur e antebraço) 

Retirado de: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/locomotor/imagens/osso_camadas.jpg (consultado em 12/10/10, às 21h44min).    

Medula óssea do quadril (pelve)

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_4OzRz0hdc3w/SDt0hC3zyjI/AAAAAAAADzI/Q17CoQCK8WU/s400/medula+ossea.jpg (consultado em 12/10/10, às 21h45min).      

Medula óssea do crânio

Retirado de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Skull_-_midsaggital_section_P.2005.jpg/260px-Skull_-_midsaggital_section_P.2005.jpg (consultado em 12/10/10, às 21h46min).    

Faça o seguinte questionamento: A medula óssea dos bebês é diferente do adulto? Deixe que os alunos se expressem, dando suas opiniões. Explique que, como os bebês estão com o ritmo de crescimento mais acelerado, a produção de células do sangue é muito maior, e assim todos os ossos do corpo têm medula óssea vermelha. Com o crescimento do bebê essa necessidade vai diminuindo e a medula vermelha vai se transformando em amarela. Por isso, a geléia de mocotó tem essa aparência consistente e amarelada.

Então o animal (boi e galinha) também tem medula óssea? Os alunos provavelmente dirão que sim, pois viram durante a atividade prática. Explique que todos os animais vertebrados possuem medula óssea para a produção de células sanguíneas.   

Texto para os alunos:            

Professor, após as discussões acerca da atividade prática, entregue para os alunos um texto sobre o assunto, pedindo que eles façam uma leitura atenciosa, anotando no caderno os aspectos que julgarem mais relevantes. Após a leitura, peça que eles leiam no caderno as anotações que fizeram no início da aula e confrontem com as ideias que apresentam agora, após as discussões e observação da medula óssea.             

Abaixo segue sugestão de texto a ser entregue para a turma:                         

O que é a medula óssea               

Nosso esqueleto dá formato e comprimento ao corpo. Apesar de duros, muitos possuem internamente uma substância óssea incumbida de produzir células sanguíneas. A medula trabalha pra valer: imagine que em apenas uma gota de sangue existem aproximadamente 5.000.000 glóbulos vermelhos, 7.000 glóbulos brancos e 300.000 plaquetas!             

A maioria dos ossos possui uma cavidade em seu interior, cheia de substância parecida com gelatina. Esta é a medula óssea, onde são fabricados os glóbulos vermelhos, muitos dos glóbulos brancos e as plaquetas (pequenas células que ajudam o sangue a coagular). Apesar da pequena quantidade, o trabalho da medula é impressionante: a cada segundo ela produz milhões de glóbulos vermelhos. Quando somos jovens, muitos ossos fabricam glóbulos. À medida que ficamos mais velhos, a quantidade de ossos produtores diminui.    

Os dois tipos de medulas               

Existem dois tipos de medulas ósseas: a vermelha e a amarela. A primeira faz quase todas as células sanguíneas (glóbulos e plaquetas). Já a medula amarela contém muitas células de gordura e produz pouco. No recém-nascido, todos os ossos contêm medulas vermelhas e produzem células sanguíneas. Com o tempo, algumas das medulas vermelhas acabam se transformando em tecido gorduroso comum e ganham cor amarela. Apesar da redução das medulas vermelhas, a pessoa adulta ainda permanece com quantidade suficiente para suas necessidades. Em alguns momentos, porém, o corpo exige uma produção maior de glóbulos e plaquetas. Por exemplo, depois de um acidente em que houve perda de sangue. Nessa hora algumas medulas amarelas se transformam em vermelhas e facilitam o aumento da produção (as medulas amarelas dos ossos longos dos braços e pernas são as primeiras a se modificar).   

Adaptado de: Era uma vez... O Corpo Humano – A Medula Óssea. Editora Globo, 1995.  

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após a leitura do texto pelos alunos, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto. Exiba duas ou três vezes para a turma e peça que cada aluno anote no caderno os aspectos mais importantes dos vídeos. Depois de assistirem, promova nova discussão na turma, pedindo que cada aluno fale para os colegas o que achou mais interessante, o que anotou no caderno, e como mudou suas ideias acerca do sangue. Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Corpo Humano - 06 A Medula Óssea (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=bcMgzgQ_YwI (consultado em 12/10/10, às 21h45min). 

Corpo Humano - 06 A Medula Óssea (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=oLhOSV5kDy4&feature=related (consultado em 12/10/10, às 21h47min).    

Corpo Humano - 06 A Medula Óssea (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=RM-ZBNi9yA0&feature=related (consultado em 12/10/10, às 21h48min).    

Doação de Medula Óssea 3 - http://www.youtube.com/watch?v=KklNNvf5dYs (consultado em 12/10/10, às 21h49min). 

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares que poderão ser usados em sua aula, caso julgue necessário:  

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/06/saiba-como-doar-medula-ossea.html (consultado em 12/10/10, às 22h10min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/medicina-e-saude/do-fundo-da-medula-ossea/ (consultado em 12/10/10, às 22h11min).   

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Leve a turma para o laboratório de informática da escola, caso conte com este recurso, e peça que os alunos acessem o site a seguir, que fala sobre a doação de medula óssea: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64 (consultado em 12/10/10, às 22h06min).                

Peça também que acessem o site abaixo que fala sobre a doação de sangue: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=119 (consultado em 12/10/10, às 22h07min).           

Peça aos alunos para fazer uma pesquisa, lendo e se informando sobre os assuntos, para posterior discussão em debate.             

Já em sala de aula, disponha a turma em semicírculo e inicie um debate entre os alunos, em que eles deverão opinar a favor ou contra a doação de medula óssea e sangue, expondo seus pontos de vista, de acordo com o que aprenderam na aula de hoje. Através destas discussões entre os alunos, você poderá avaliar como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

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