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Conhecendo nossa Excreção

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a urina como excreta e sua função na excreção humana. Diferenciar excreta de resíduos da digestão não absorvidos pelo corpo (fezes). Reconhecer órgãos importantes do Sistema Excretor. Identificar o tipo de excreta com o ambiente e anatomia do ser humano. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer a urina como excreção, além de conhecerem o processo da digestão. Abaixo segue link de aula de nossa equipe já publicada contendo o assunto: A Urina das Aves – Excreção: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22682 (consultado em 16/10/10, às 09h21min). 

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor        

A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, a fim de manter o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.

Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga.

Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons.

O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção.

Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas também pela pele através do suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico. O suor tem a função de resfriar o corpo.

Os ureteres são os tubos que ligam o bacinete de cada rim à bexiga urinária. Sua capacidade é de 250 ml, e é constituída por músculos lisos. Diurese é o processo de formação da urina.

A uretra é o canal por onde a urina é eliminada. Os músculos que pressionam o canal da uretra fechando-o ou abrindo-o, são os esfíncteres.   

Adaptado de: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/sistema-excretor.htm (consultado em 16/10/10, às 09h22min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, realização de atividade prática de simulação do sistema excretor, observação de sua urina, além de leitura de texto e visualização de vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, orientação para observação da urina, simulação do sistema excretor, bem como desenvolvimento de leitura de texto e exibição de vídeos para sistematização dos conhecimentos.   

Atividade de Observação: como é minha urina?             

Professor, alguns dias antes de ministrar a aula sobre o Sistema Excretor, peça aos alunos para observarem a cor e o cheiro da sua urina. Depois peça que em um dia bebam mais água que no outro e observem a coloração e o cheiro novamente da urina. E por último peça que comam uma beterraba e observem se a urina mudará de cor (provavelmente a urina dos alunos ficará com uma cor mais rosada, pois a beterraba é rica em líquidos e pigmentos que são liberados pela urina). Oriente os alunos a anotarem suas observações para serem discutidas em sala.   

Atividade Inicial: Entendendo o assunto             

Depois de os alunos observarem suas urinas, promova uma pequena discussão em sala, de forma que eles possam contar o que observaram. Deixe os alunos discutirem entre si, contando suas vivências, como foi a observação da urina, o que a família falou sobre isso, dentre outros aspectos.

Ressalte que os seres vivos, como os seres humanos, têm 70% do seu peso de água. Por que tanta água em nosso corpo? Qual a importância deste líquido? Deixe a turma se manifestar, expressando suas opiniões.

Questione sobre a diferença entre fezes e urina e o local onde cada um é produzido. Será que é o mesmo? O que representam as fezes? Ambos são excretas?

Relembre com a turma o tipo de excretas de outros seres vivos, como as aves e peixes. Nossa urina é igual à das aves? Quais as diferenças? Será que peixe urina?

Quem sabe onde ficam os rins? Alguém já ouviu falar destes órgãos? O que eles fazem?

Incentive os alunos a opinarem, falarem seus conhecimentos prévios. Vá anotando as ideias principais expressas por eles no quadro.   

Atividade prática: O Sistema Excretor             

Professor, após as discussões iniciais e sondagem dos conhecimentos prévios de seus alunos, proponha o desenvolvimento de uma atividade prática de simulação do nosso sistema excretor, para que os alunos compreendam como funcionam os órgãos. Para tanto, você deverá providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Laranjas

- Coador

- Vasilhas

- Balão de festa

- Mangueira de aquário   

Modo de preparar:

Faça um suco com as laranjas e deixe os gomos misturados ao suco. Explique que o suco representa os resíduos que são produzidos pelo nosso corpo, aquelas substâncias que não precisamos mais e que devem, portanto, ser eliminadas do corpo. Passe o suco pelo coador. Comente com a turma que os gomos da laranja ficaram retidos no coador, pois são grandes e não passar pelos poros. Explique que os gomos representam as substâncias que devem retornar ao organismo por ainda serem úteis, como a glicose, por exemplo. O suco é o que já não será mais aproveitado pelo organismo.

Lance o seguinte questionamento: E o coador: o que representa? Deixe os alunos opinarem.

Agora direcione o suco filtrado para dentro do balão, através da mangueira. Mostre aos alunos que o balão vai enchendo, até não caber mais líquido, e então ele deverá ser esvaziado para caber mais suco. O que será que representa este balão?   

Discutindo o assunto:             

Professor, após a realização da atividade prática, inicie na turma uma discussão. Disponha os alunos em semicírculo e lance as questões anteriores para que eles pensem e comentem. Pergunte sobre o coador, o balão, a mangueira. O que cada um representa em nosso corpo? Por que nosso corpo precisa “coar” as substâncias? O que será que é expulso do corpo, por não servir mais?

Os rins funcionam como filtros para o corpo, pois quando o sangue chega até eles através dos vasos sanguíneos, ele passa por pequenos canais até ser totalmente filtrado e retornar ao corpo, e o que não é mais necessário é enviado para ser jogado fora. Este conteúdo que será jogado fora tornar-se-á nossa urina, composta portanto de substâncias que vieram pelo sangue e não servem mais para nosso corpo. O balão representa nossa bexiga, que é capaz de armazenar nossa urina até que ela seja eliminada.

Assim como o balão, nossa bexiga também tem um limite de armazenamento, e é elástica. Se forçamos muito, ou seja, ficamos muito tempo armazenando urina sem eliminar, a nossa bexiga vai ficando flácida, como um elástico que é muito esticado. E aí, não conseguiremos mais controlar quando devemos ou não urinar. Dessa forma, não devemos ficar muitas horas sem urinar para não causar problemas à bexiga.

Nossa urina é constituída por 95% de água, na qual a uréia, toxinas e sais minerais, como o cloro, o magnésio, o potássio, o sódio, o cálcio, entre outros (que formam os restantes 5%), estão dissolvidos. Também pode conter substâncias comuns, utilizadas freqüentemente pelo organismo, mas que se podem encontrar em excesso, pelo que o corpo tem de se ver livre delas.

Lembrem-se: nossos rins filtram mais de 1000 litros de sangue diariamente, o que significa que eles filtram todo o sangue do nosso organismo várias vezes por dia (porque no nosso corpo existem apenas 5 litros de sangue). Num período de 24, horas os rins produzem cerca de 1,5 litro de urina por dia.

Tudo no corpo deve estar em equilíbrio: beber pouco líquido pode causar desidratação, que se for acentuada, pode matar. Beber muito líquido pode causar um excesso de funcionamento dos rins, que também pode causar problemas.

Ressalte com os alunos que se deve beber água sempre que tiver sede e outros alimentos que também apresentam grande quantidade de líquidos, como frutas e legumes, isso fará com que os rins trabalhem bem.             

Mostre algumas imagens de sistema excretor, para que os alunos reconheçam os principais órgãos e suas funções:

Retirado de: http://www.afh.bio.br/excret/img/excretor.gif (consultado em 16/10/10, às 09h23min). 

Retirado de: http://www.webciencia.com/11_25apare2.jpg (consultado em 16/10/10, às 09h24min). 

Retirado de: http://www.afh.bio.br/excret/img/excretor1.gif (consultado em 16/10/10, às 09h25min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões acerca da atividade prática, entregue para cada aluno um texto sobre o assunto. Peça que eles leiam com atenção, grifando as partes mais importantes. Depois, realize com eles uma leitura oral, retirando as dúvidas. Peça que eles relacionem as ideias do texto ao que aprenderam na aula de hoje. Eles deverão posteriormente fazer um pequeno texto no caderno, resumindo as ideias do texto.

Por que fazemos xixi na cama?

Você levanta de manhã e sente que aconteceu de novo. O colchão molhado é a prova do crime. Sai do quarto com os olhos baixos, meio sem graça e fica completamente envergonhado quando ouve a frase: “Está com cara de quem fez xixi na cama”. No banheiro, diante do espelho, você pergunta: “Por que isso acontece comigo?”

Enurese noturna é o pomposo nome que os médicos dão para o xixi na cama. Trata-se da eliminação, sem querer, de urina durante o sono, não importa a quantidade. E não é preciso achar que isso só acontece com você, porque há registros de que, no Egito, 1550 anos antes de Cristo, o xixi na cama já causava mal estar aos pais e sacerdotes (médicos da época).

Os médicos de hoje explicam que o controle da urina começa em torno do segundo ano de vida e, em geral, está formado aos três anos de idade. Mas só há motivo para algum cuidado especial, caso o xixi na cama apareça ou permaneça após os cinco anos. Neste caso, também é importante saber se a criança nunca conseguiu controlar o xixi durante o sono, ou se ela já conseguia controlar quando os episódios passaram a acontecer.

Para quem nunca teve controle, a causa pode ser uma infecção, uma obstrução ou uma má formação das vias urinárias. Para quem já controlava e passou a não conseguir, a causa pode ser ansiedade ou estresse. Uma pesquisa revelou, ainda, que a criança cuja mãe fazia xixi na cama na infância tem cerca de cinco vezes mais chances de apresentar a enurese noturna. Quando o pai fazia, as possibilidades aumentam para sete vezes. Em outras palavras: esse pode ser um fator genético que se manifeste durante a infância e início da adolescência, quando o menino ou a menina vive problemas como separação dos pais, perda de parentes queridos, violência em casa, entre outros.

O xixi na cama após a criança ter aprendido a controlar aparece, em geral, entre cinco e oito anos de idade. Estima-se que de cada cem meninos com cinco anos, sete façam xixi na cama. Entre as meninas da mesma idade, isso costuma acontecer com três em cada cem. Em torno dos 10 anos, apenas três meninos e duas meninas em cada grupo de cem, continuam fazendo. Após os 14 anos, é difícil que isso ocorra com as meninas, mas um em cada cem meninos ainda sofre com o colchão molhado.

Na maioria dos casos o controle do urinar durante o sono surge espontaneamente, sem nenhum tratamento especial. Quando o xixi persiste, o certo é procurar o médico. As orientações básicas são para beber pouco líquido depois do anoitecer, urinar antes de dormir e, com a ajuda dos pais, levantar durante a noite após umas três horas de sono para fazer xixi no banheiro. Se não funcionar, o médico poderá receitar algum remédio ou recomendar visitas ao psicólogo. Então, não se preocupe: xixi na cama tem jeito. Se você estiver muito incomodado, diga ao seu responsável que quer ir ao médico!

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/153/revista-chc-dezembro-de-2004-por-que-fazemos-xixi (consultado em 16/10/10, às 09h26min).    

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, exiba para a turma alguns vídeos sobre o assunto, de forma que possam sistematizar o que aprenderam na aula. Depois de assistirem os vídeos, cada aluno deverá fazer no caderno uma ilustração do sistema excretor, demonstrando como é o funcionamento.   

Corpo Humano - 25 Os Rins (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=eMbH_gHxv2Q&feature=related (consultado em 16/10/10, às 09h27min).    

Corpo Humano - 25 Os Rins (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=ilos8CeDrYs&feature=related (consultado em 16/10/10, às 09h28min).    

Corpo Humano - 25 Os Rins (3 de 3) http://www.youtube.com/watch?v=1mHpieA-WgM&feature=related (consultado em 16/10/10, às 09h29min).    

O INCRÍVEL MUNDO DOS RINS! - http://www.youtube.com/watch?v=m6NfXG5fI0s&feature=related (consultado em 16/10/10, às 09h30min).    

Sistema Urinário - Formação da Urina - http://www.youtube.com/watch?v=3AXtn7nxh2o&feature=related (consultado em 16/10/10, às 09h31min).    

Sistema Urinario - http://www.youtube.com/watch?v=N5MZrtA69Ec&feature=related (consultado em 16/10/10, às 09h32min).    

TV Cidade Verde mostra como é feita a cirurgia de transplante de rim - http://www.youtube.com/watch?v=XLhwc3_vTFk (consultado em 16/10/10, às 09h33min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que poderão ser usados na aula caso seja necessário:  

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm (consultado em 16/10/10, às 09h35min).    

http://www.ciencias7.kit.net/excretor.htm (consultado em 16/10/10, às 09h36min).    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-urinario/sistema-urinario-1.php (consultado em 16/10/10, às 09h37min).    

http://www.prof2000.pt/users/Anteduardo/sistemaexcretor.htm (consultado em 16/10/10, às 09h38min).    

http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp (consultado em 16/10/10, às 09h39min).   

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Leve os alunos ao laboratório de informática e disponha-os em duplas. Cada dupla deverá entrar no link a seguir (http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm - consultado em 16/10/10, às 09h34min) e realizar a atividade interativa sobre o sistema urinário. Observe cada dupla, como realizou as atividades propostas, se houve discussão, dentre outros aspectos. Avalie, assim, se seus alunos conseguiram atingir os objetivos da aula.  

Depois, peça a cada aluno para realizar uma pesquisa sobre transplante de rins, ressaltando a importância deste órgão, como é o processo de transplante, o que acontece com a pessoa que não consegue um novo órgão. Peça aos alunos para planejarem uma apresentação única sobre o assunto para outros alunos da escola, divulgando o assunto e orientando sobre cuidados com os rins.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • DANIELLE TRINDADE TAVARES, ESCOLA LAPIS DE COR LTDA , Bahia - disse:
    danita01@gmail.com

    12/11/2011

    Cinco estrelas

    Este material está excelente! Adorei as sugestões! Parabéns!


  • Marli, para uso particular no preparo de aulas ( professora) , Paraná - disse:
    marliantico@hotmail.com

    13/10/2011

    Cinco estrelas

    Achei ótimo o material, bastante sugestivo e diversificado. Parabéns


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