Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O USO DA CALCULADORA

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Utilizar a calculadora para resolver desafios matemáticos;

- Observar o valor posicional dos algarismos;

-Transcrever as operações no caderno;

- Comparar e analisar as estratégias usadas pelos colegas de turma.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: A máquina de calcular

 Peça aos alunos que tragam uma  calculadora  simples  para sala de aula e junto com a turma explore cada tecla e sua função.

Ex: Qual a tecla que apertamos para ligar à calculadora?  E desligar ?

R: ON  liga a calculadora  e OFF desliga.

Quais as teclas que vocês conhecem? Para que servem?

R: + para fazer somas, - para subtrair, x para multiplicar e : para dividir.

Qual a tecla que apaga o que estava escrito no visor?

R: C/CE apaga os números do visor e aparece só o O (zero).

Quantos dígitos cabem no visor?

R: 8 dígitos.

 Experimente calcular:  8x9 + 5x7  

 R: 8x9= 72 e 5x7=35   72+35=107

 Calcule usando as teclas M+ e MRC: 8x9 M+ 5x7 M+ MRC

O que descobriu?   R: M+(memória aditiva)  guardou os  números 72  e 35 na memória para ser somado depois .

MRC (Memory Recall Clear) mostra o resultado guardado na memória e depois o apaga.

 M-(memória subtrativa) subtrai o número do visor do número na memória.

 Aproveite as descobertas feitas pela turma e escreva um texto coletivo no quadro e peça para copiarem em seus cadernos.

2ª atividade: Resolvendo desafios

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 participantes e peça para resolverem alguns desafios usando a máquina de calcular.

1º desafio: Se você digitar o 9 três vezes e adicionar(+) 1 o  que irá aparecer no visor?

Escreva o que o seu grupo pensou e depois comprove, fazendo na calculadora

E se fosse: 149+1  

                 219+1

                 109+1

Converse com o seu grupo e depois comprove com a calculadora.

 A ideia inicial do grupo aconteceu? Por quê?

2º desafio: Digite o 25, arrume um jeito sem apagar o 25 do visor, de que o 2 vá para o lugar do 5 e o 5 vá para o lugar do 2.

 Registre como fez na calculadora.

Peça para cada grupo escolher um representante e apresentar qual a estratégia utilizada para resolver o desafio. Depois, discuta com a turma os diferentes procedimentos utilizados na resolução dos desafios e diga para anotarem outra estratégia além da que usaram.

3ª atividade: Comparando estratégias

 Entregue a cada dupla uma folha de papel com dois desafios a serem resolvidos com a máquina de calcular.

A) Escreva na calculadora  268. Depois, sem apagá-lo, faça surgir o 68.

 Em seguida, tente chegar ao 3. E agora, como obter o 0?

B) Digite na calculadora o 304. Como obter  o 0, usando apenas os números 1 e o símbolo (-)?

 Depois de resolverem os desafios, cada dupla deve se juntar com outra dupla, explicar como chegaram ao resultado pedido e escolher qual a estratégia mais rápida.

 Por último, cada grupo apresenta a estratégia escolhida no quadro e todos comparam  e elegem a mais rápida ou a que demora menos na resolução dos desafios. Todos registram no caderno.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie, durante a realização de cada atividade, as respostas apresentadas por cada aluno e as estratégias que utiliza.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA ELISA RIBEIRO, Colégio Estadual Maria da Luz Furquim , Paraná - disse:
    mariaelisa.ribeiro@yahoo.com.br

    07/03/2012

    Quatro estrelas

    Concordo do uso da calculadora em sala de aula, para resolver desafios em grupos, e que demora menos no resultado dos desafios. Atividades em sala de aula no quadro e também nos exercicios para casa, sendo que também fazer o aluno usar o cálculo natural.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.