30/11/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Utilizar a calculadora para resolver desafios matemáticos;
- Observar o valor posicional dos algarismos;
-Transcrever as operações no caderno;
- Comparar e analisar as estratégias usadas pelos colegas de turma.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade: A máquina de calcular
Peça aos alunos que tragam uma calculadora simples para sala de aula e junto com a turma explore cada tecla e sua função.
Ex: Qual a tecla que apertamos para ligar à calculadora? E desligar ?
R: ON liga a calculadora e OFF desliga.
Quais as teclas que vocês conhecem? Para que servem?
R: + para fazer somas, - para subtrair, x para multiplicar e : para dividir.
Qual a tecla que apaga o que estava escrito no visor?
R: C/CE apaga os números do visor e aparece só o O (zero).
Quantos dígitos cabem no visor?
R: 8 dígitos.
Experimente calcular: 8x9 + 5x7
R: 8x9= 72 e 5x7=35 72+35=107
Calcule usando as teclas M+ e MRC: 8x9 M+ 5x7 M+ MRC
O que descobriu? R: M+(memória aditiva) guardou os números 72 e 35 na memória para ser somado depois .
MRC (Memory Recall Clear) mostra o resultado guardado na memória e depois o apaga.
M-(memória subtrativa) subtrai o número do visor do número na memória.
Aproveite as descobertas feitas pela turma e escreva um texto coletivo no quadro e peça para copiarem em seus cadernos.
2ª atividade: Resolvendo desafios
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 participantes e peça para resolverem alguns desafios usando a máquina de calcular.
1º desafio: Se você digitar o 9 três vezes e adicionar(+) 1 o que irá aparecer no visor?
Escreva o que o seu grupo pensou e depois comprove, fazendo na calculadora
E se fosse: 149+1
219+1
109+1
Converse com o seu grupo e depois comprove com a calculadora.
A ideia inicial do grupo aconteceu? Por quê?
2º desafio: Digite o 25, arrume um jeito sem apagar o 25 do visor, de que o 2 vá para o lugar do 5 e o 5 vá para o lugar do 2.
Registre como fez na calculadora.
Peça para cada grupo escolher um representante e apresentar qual a estratégia utilizada para resolver o desafio. Depois, discuta com a turma os diferentes procedimentos utilizados na resolução dos desafios e diga para anotarem outra estratégia além da que usaram.
3ª atividade: Comparando estratégias
Entregue a cada dupla uma folha de papel com dois desafios a serem resolvidos com a máquina de calcular.
A) Escreva na calculadora 268. Depois, sem apagá-lo, faça surgir o 68.
Em seguida, tente chegar ao 3. E agora, como obter o 0?
B) Digite na calculadora o 304. Como obter o 0, usando apenas os números 1 e o símbolo (-)?
Depois de resolverem os desafios, cada dupla deve se juntar com outra dupla, explicar como chegaram ao resultado pedido e escolher qual a estratégia mais rápida.
Por último, cada grupo apresenta a estratégia escolhida no quadro e todos comparam e elegem a mais rápida ou a que demora menos na resolução dos desafios. Todos registram no caderno.
Atividades com a calculadora:
http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/04/o-uso-da-calculadora-proposta-de.html
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2010/06/atividades-com-calculadora.html
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83
Avalie, durante a realização de cada atividade, as respostas apresentadas por cada aluno e as estratégias que utiliza.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/03/2012
Quatro estrelasConcordo do uso da calculadora em sala de aula, para resolver desafios em grupos, e que demora menos no resultado dos desafios. Atividades em sala de aula no quadro e também nos exercicios para casa, sendo que também fazer o aluno usar o cálculo natural.