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Conhecendo nossa respiração

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer como acontece a respiração pulmonar. Comparar o sistema respiratório humano com o de outros seres vivos. Conhecer a anatomia do sistema respiratório. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Conhecer as principais doenças respiratórias humanas e como preveni-las. Relacionar estas doenças com a poluição do ar. Identificar comportamentos que podem contribuir para agravar a saúde respiratória. Conhecer atitudes preventivas de doenças respiratórias. Relacionar o agravamento destas doenças com o inverno. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o Sangue, sua constituição, funções, bem como compreender o papel das hemácias. Além disso, deverão conhecer a respiração de outros grupos de vertebrados.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.

A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam o que diminui o volume da caixa torácica, com consequente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.

O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias.

Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processo chamado hematose).

Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo líquido tissular, atingindo as células. A maior parte do gás carbônico (cerca de 70%) liberado pelas células no líquido tissular penetra nas hemácias e reage com a água, formando o ácido carbônico; que logo se dissocia e dá origem a íons H+ e bicarbonato (HCO3-), difundindo-se para o plasma sangüíneo, onde ajudam a manter o grau de acidez do sangue. Cerca de 23% do gás carbônico liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina, formando a carboemoglobina e  o restante dissolve-se no plasma.

OBS: O monóxido de carbono, liberado pela “queima” incompleta de combustíveis fósseis e pela fumaça dos cigarros entre outros, combina-se com a hemoglobina de uma maneira mais estável do que o oxigênio, formando o carboxiemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina fica impossibilitada de transportar o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia.

Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde.

Em relativo repouso, a frequência respiratória é da ordem de 10 a 15 movimentos por minuto. A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração. O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo frênico.   

Adaptado de: http://www.afh.bio.br/resp/resp2.asp (consultado em 14/10/10, às 15h45min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, atividades práticas de observação de funcionamento do sistema respiratório, além de leitura e interpretação de texto e vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de incentivo às discussões entre os alunos, orientação de atividades práticas para compreensão do assunto, além de leitura e interpretação de texto com os alunos e exibição de vídeos informativos para sistematização dos conhecimentos.   

Atividade Inicial: Discutindo o assunto             

Professor, num primeiro momento da aula, pergunte aos alunos qual a importância do ar para os seres vivos. Deixe que eles se manifestem, dando suas opiniões e depoimentos, contando suas vivências. Anote no quadro as observações feitas pela turma.

Agora peça que eles expliquem como o ar chega ao nosso corpo e por onde ele passa. É possível que os alunos mencionem que nós respiramos o ar pelo nariz, e depois ele vai para os pulmões.

Peça que os alunos consultem no dicionário o significado de respiração: “Função pela qual as células vivas oxidam substâncias orgânicas, e que se manifesta por trocas gasosas (absorção de oxigênio e rejeição de gás carbônico). Conforme a maneira pela qual se efetua a troca de gases com o exterior, existem nos animais quatro tipos de respiração.” (Significado disponível em: http://www.dicio.com.br/respiracao/ - consultado em 14/10/10, às 16h).              

Com base no significado que encontrarem no dicionário discuta com a turma o seguinte: A respiração é a troca de gases realizada por seres vivos, então plantas também respiram? Se respirar é o ato de absorver gás oxigênio e liberar gás carbônico, as plantas também o realizam? Para quê precisamos respirar? Por que nosso corpo precisa do oxigênio, e deve rejeitar o gás carbônico? Como será que ocorrem estas trocas entre os gases? Deixe os alunos discutirem entre eles, e escreva no quadro as informações que julgar importantes.

Relembre com a turma como era a respiração dos outros grupos de animais já estudados: os peixes respiram por brânquias, os anfíbios têm respiração cutânea e pulmonar, os répteis, as aves e os mamíferos têm respiração pulmonar. O que isso significa? Como os pulmões podem ser responsáveis pelas trocas gasosas?

Mas será que mesmo aqueles mamíferos e répteis que vivem na água têm respiração pulmonar? Explique que, mesmo alguns animais sendo aquáticos, como jacarés, baleias, golfinhos, focas, eles possuem respiração pulmonar.   

Atividade prática 1: Pulmões e a caixa torácica             

Professor, após as discussões iniciais e questionamentos lançados aos alunos, execute com eles uma atividade prática de simulação de pulmões e caixa torácica. Para tanto, você precisará providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Balões de festa

- Papel crepom

- Tesoura   

Modo de preparar:

Recorte o papel crepom em tiras de cerca de 30 cm de comprimento. Cole-as com fita adesiva em torno do balão vazio, de maneira que quando ele estiver cheio elas fiquem presas e esticadas. Entregue um balão com crepom para cada aluno. Peça que encham o balão até o papel ficar esticado. Logo depois o esvazie. Faça isso mais algumas vezes.   

Explique que os balões representam nossos pulmões, e o papel crepom as costelas que os cercam. Quando nossos pulmões se enchem, as costelas se movimentam assim como o papel crepom se levantou quando o balão ficou cheio.   

Peça que cada aluno coloque a mão na lateral do corpo e encontre as costelas, depois que inspirem e expirem. Percebem o movimento das costelas quando há a inspiração?   

Vejam que na expiração, as costelas voltam ao lugar.   

Explique que logo abaixo dos pulmões se encontra o diafragma, que é um músculo que separa o sistema digestório do respiratório, além de ser também um dos músculos responsáveis por esse movimento de elevar as costelas e inflar e esvaziar os pulmões. Portanto, nós só respiramos porque músculos como o diafragma se movimentam e permitem que o ar do exterior entre em nossos pulmões.   

Atividade prática 2: Filtro – nariz   

Professor, após as discussões acerca da atividade prática 1, proponha para a turma o desenvolvimento de mais uma atividade prática, desta vez para a percepção de que nossa cavidade nasal tem um papel importante na filtração do ar. Para tanto, você precisará providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Filtro de papel

- Água

- Pó de café

- Vasilha

- Coadores de café (de papel)   

Modo de preparar:

Misture o pó de café na água e passe pelo coador, retire o excesso de pó e mostre a cor que o coador adquiriu. Pegue agora um filtro novo e filtre por ele apenas água, mostre novamente para a turma a coloração do filtro.

Lance a seguinte questão: como ficaram os dois filtros? Por que ficaram diferentes? Qual a função do filtro? E na nossa respiração: será que o ar que respiramos se parece mais com a água pura ou com a água com pó de café? Isso significa o quê? Se nosso ar é poluído, será que devemos filtrá-lo também, para evitar que a poluição chegue aos nossos pulmões? Será que temos algum filtro em nosso sistema respiratório? Deixe os alunos discutirem entre si.

Explique que nosso nariz, ou cavidade nasal, possui muitos pêlos em seu interior, e estes pêlos são muito importantes para nossa respiração, pois eles seguram as impurezas contidas no ar, evitando que cheguem aos pulmões. Sendo assim, os pêlos do nariz são o filtro do sistema respiratório, atuando na retenção de sujeiras, assim como o filtro de café retém o pó, deixando passar somente a água.   

Atividade prática 3: Trocas gasosas             

Professor, após as discussões sobre a atividade prática 2, proponha à turma a realização de mais uma atividade prática sobre as trocas gasosas. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de simular as trocas gasosas, compreendendo como este processo ocorre. Para tanto, você deverá providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Cartolinas azuis e brancas

- Tesoura   

Modo de preparar:

Recorte as cartolinas azuis e brancas em círculos de 10 cm de diâmetro. Escreva nos círculos azuis a expressão “gás carbônico”, e nos círculos brancos “gás oxigênio”. Explique para a turma que a porta da sala será o nariz por onde o gás oxigênio irá entrar indo em direção aos pulmões. Coloque os círculos de cartolina de oxigênio em uma mesa, próximo à porta de entrada. Agora separe alguns alunos para representarem os pulmões, alguns que representarão as células do corpo, e por último os alunos que serão as hemácias que estarão no sistema sanguíneo. Entregue para as células do corpo as cartolinas do gás carbônico. Explique para os “pulmões” que eles deverão pegar as cartolinas de oxigênio sobre a mesa, e entregá-las para as hemácias. As hemácias do sistema sanguíneo deverão pegar com os pulmões o gás oxigênio e levá-lo até as células do corpo, onde irão deixá-lo e recolherão o gás carbônico. Depois de recolherem o gás carbônico do corpo, as hemácias deverão levá-lo de volta para os pulmões, que levarão para fora da sala este gás.

Figura: Priscila Barbosa Peixoto

Legenda: P: Porta da Sala

PD: Pulmão direito

PE: Pulmão Esquerdo                     

Peça aos alunos que expliquem o que acabaram de representar. Deixe que eles discutam entre si, dando sugestões e opiniões sobre isso. Pergunte qual a importância deste processo para nosso corpo.             

E as hemácias? Qual a importância destas células para a respiração? Como o transporte de gases seria comprometido sem a presença das hemácias? Discuta com os alunos estas e outras questões que surgirem. Mostre algumas figuras e fotografias de sistema respiratório, enfatizando a anatomia do sistema e como o processo ocorre.

Mostre também fotografias de pulmões afetados por doenças, perguntando aos alunos o que eles acham que pode acontecer com o processo da respiração quando os pulmões estão contaminados por substâncias tóxicas, como os pulmões de fumantes.   

Pulmão normal X Pulmão de fumante

Retirado de: http://www.webix.com.br/fotos/imagens/doencas/pulmoes.jpg (consultado em 14/10/10, às 17h15min).    

Sistema Respiratório

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Corpo/sistema-respiratorio.jpg (consultado em 14/10/10, às 17h16min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões em torno das atividades práticas, entregue para os alunos um texto informativo sobre o assunto, pedindo-lhes que leiam com atenção e façam anotação no caderno, daquilo que for mais importante. Depois, promova uma pequena discussão, de forma que os alunos possam expressar suas opiniões sobre o texto, dando suas interpretações e dizendo o que aprenderam.   

Inspira e expira   

Inspira, expira. Inspira, expira. Entra o ar, sai o ar. É assim o tempo todo! Você pode estar na escola, correndo, comendo, vendo tevê, dormindo - não importa.

Lá está você: inspirando, expirando, puxando ar, mandando ar embora.

Mas por que a gente respira? Porque somos formados por células, milhões de células, e cada uma delas precisa de um pouco de ar. Tem que ter ar para todas! E quando a gente faz um exercício físico, como dançar ou jogar futebol, as células precisam de mais ar. Por isso a gente respira mais depressa e o nosso coração bate mais forte. Mais ar! Mais ar!

Começando pelo nariz, que é onde a gente pega o ar. Dentro do nariz, há um monte de pêlos. Eles servem como um filtro, já que o ar pode estar sujo.

E, contra a sujeira, espirro nela! Sim, é um dos motivos por que a gente espirra: para expulsar impurezas que vêm junto com o ar inspirado. Imagine _ argh _ que um mosquito entra no seu nariz. Ele vai ficar preso nos pêlos, aí seu corpo vai expulsar um monte de ar, fazendo uma ventania. É o espirro! O mosquito vai sair a mais de 160 quilômetros por hora! E já vai tarde.

O ar pode entrar pela boca também, mas nesse caso não é filtrado. É por isso que dizem: em boca fechada não entra mosca. Para o ar, a boca deve ser como uma rua de mão única: só saída.

Do nariz ou da boca, o ar passa por um grande túnel, cheio de estações, como a linha do metrô. No começo do túnel há um portão, a glote. Ela só deixa entrar o ar, impedindo que alimentos passem.

A primeira estação é a laringe, muito importante para a voz. Por isso que a gente fica rouco quando tem laringite: é quando a laringe está doente.

Em seguida, vêm as cordas vocais. São elas que regulam o ar, quando a gente fala grosso ou fino.

Logo embaixo vem a traquéia. É a última estação antes de chegar aos pulmões _ ou a primeira quando o ar está saindo. Como o nariz, a traquéia tem um filtro de pêlos, que não deixa que nenhuma partícula passe para os pulmões: próxima parada...

No começo dos pulmões estão os brônquios. A gente só lembra deles, se tem bronquite, mas são muito importantes. Os brônquios formam uma rede através do pulmão, levando o ar por caminhos cada vez mais estreitos até os alvéolos. A bronquite faz esses caminhos ficarem muito mais estreitos, causando falta de ar.

Alvéolos pulmonares, a estação terminal do sistema respiratório. Aqui o ar é passado ao sangue e começa outra viagem. Para a gente, o principal componente do ar é o oxigênio. Então o sangue vai pegar o oxigênio com seus glóbulos vermelhos e levá-lo até as mais remotas células. Pensa que demora? Que nada, isso acontece muitas vezes por minuto.

É nos alvéolos também que chega o sangue sujo, com o ar usado. Lembra que o coração manda o sangue sujão para o pulmão? Quando você respira, as células transformam o oxigênio em gás carbônico. Os alvéolos pegam esse ar usado e mandam embora, pelo mesmo caminho por onde entrou: brônquios, traquéia, cordas vocais, laringe, nariz ou boca.

Então quer dizer que, quando a gente fala, nossas palavras estão cheias de significado e... gás carbônico!? Pois é.

A peça central do movimento da respiração é o diafragma. Ele fica logo abaixo da caixa torácica. Para o ar entrar, ele abaixa e empurra o estômago. Para expulsar o ar, ele dá um empurrão para cima. Portanto, quando você fala, é o diafragma que está mandando o ar para cima.

Hic! E o que é o soluço? Às vezes a gente está comendo e engole ar junto. Então a glote fica confusa, não sabe se abre, se fecha... E o diafragma entra em ação, empurrando ar para cima para expulsar algum alimento que possa ter entrado.

Aí, para o soluço ir embora, cada um tem uma receita: beber água pulando num pé só, prender a respiração e contar até 83, pular corda enquanto assovia o hino nacional e outras loucuras.

Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/respiracao.htm (consultado em 14/10/10, às 17h17min) & http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/ar.htm (consultado em 14/10/10, às 17h18min) & http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/alveolos.htm (consultado em 14/10/10, às 17h19min).                  

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após as discussões sobre o texto, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto. Estes vídeos ajudarão os alunos a sistematizarem o que aprenderam na aula de hoje.             

Depois de assistirem, peça que cada um faça no caderno um resumo sobre os vídeos, contendo informações importantes sobre o assunto estudado.   

Corpo Humano - 02 A Respiração (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=hAV0HB2BS48 (consultado em 14/10/10, às 17h20min).    

Corpo Humano - 02 A Respiração (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=AN1ohJ9UFI0&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h21min).    

Corpo Humano - 02 A Respiração (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=FifLq-zWceY&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h22min).    

El Cuerpo Humano- Aparato respiratorio - http://www.youtube.com/watch?v=zZb-cGnojlI&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h23min).    

sistema respiratório - http://www.youtube.com/watch?v=sQU4LVJr7TI&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h24min).    

O corpo humano - 07 - Sistema respiratório - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=rzd8UBIXJOk&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h25min).    

O corpo humano - 07 - Sistema respiratório - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=bc5JawEm0GQ&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h26min).    

O corpo humano - 07 - Sistema respiratório - Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=WBKXNcHSYu4&feature=related (consultado em 14/10/10, às 17h27min). 

Recursos Complementares

Alguns recursos complementares, que você poderá usar durante a aula, caso seja necessário:

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm (consultado em 14/10/10, às 17h28min).   

http://www.webciencia.com/11_30respiracao.htm (consultado em 14/10/10, às 17h29min).    

http://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-respiratorio.html (consultado em 14/10/10, às 17h30min).              

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/como-respiravam-os-dinossauros-carnivoros (consultado em 14/10/10, às 17h31min).    

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38755&op=all (consultado em 14/10/10, às 17h32min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/116/por-que-espirramos/?searchterm=respiração (consultado em 14/10/10, às 17h33min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/124/por-que-engasgamos/?searchterm=sistema respiratório (consultado em 14/10/10, às 17h34min).    

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Respiracao.php (consultado em 14/10/10, às 17h35min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Peça que cada aluno faça em casa uma pesquisa bibliográfica sobre o pulmão e as principais doenças que o afetam. Peça também que eles desenhem o sistema respiratório, mostrando o caminho que o gás carbônico e oxigênio percorrem neste sistema. Depois, exponha no mural da sala os desenhos dos alunos, para divulgar seus conhecimentos. Proponha que eles confeccionem cartazes explicativos sobre o sistema respiratório e a importância de cuidarmos de nossos pulmões. Desta forma, você conseguirá avaliar se seus alunos conseguiram atingir os objetivos da aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ivonete mezzari, Santos Dumont , Paraná - disse:
    ivoroque32@hotmail.com

    27/04/2012

    Cinco estrelas

    parabéns, adorei as dicas de dialogo, a forma de desenvolvimento da aula, MARAVILHOSO


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