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Quais as funções de nosso fígado?

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as funções de nosso fígado.          
  • Reconhecer a importância desse órgão para o funcionamento integrado do corpo.
  • Reconhecer doenças relacionadas ao fígado.          
  • Relacionar a bile com a degradação de gorduras pelo nosso corpo.          
  • Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer células, suas características, bem como o conceito de órgão.  

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

O fígado é a maior glândula do corpo humano e pode executar mais de 500 funções. Encontra-se na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma. Pode pesar até 1,5 kg. É um órgão bastante vascularizado, recebendo cerca de 70% do seu sangue proveniente da veia porta e o restante pela artéria hepática. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. No fígado são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. O fígado possui atividade endócrina e exócrina.   

Anatomia

O fígado é dividido em duas regiões principais: o lobo direito e o lobo esquerdo. O fígado está preso anteriormente a parede abdominal pelo ligamento falsiforme, que é uma prega que separa os dois lobos.

Recebe sangue oxigenado proveniente da aorta através da artéria hepática e recebe sangue venoso do intestino, pâncreas e baço pela veia porta hepática. Conforme o sangue atravessa o fígado, os nutrientes são modificados. Por minuto, cerca de 1,5 L de sangue passam pelo fígado. Os compartimentos hexagonais do fígado são chamados lóbulos hepáticos. As células hepáticas são chamadas de hepatócitos.   

Principais funções

Hematopoiese: juntamente com a medula óssea e o baço, o fígado participa da produção de células sanguíneas.

Hemocarotese: também participa da destruição das hemácias. Integração dos mecanismos energéticos, emulsificação de gorduras da digestão, secretando bile como produto final. Armazenar e metabolizar vitaminas, armazenar e metabolizar glicose, síntese de proteínas plasmáticas, produção de precursores de plaquetas, desintoxicação de toxinas internas e externas, conversão de amônia em uréia, filtragem de impurezas.   

Importância

Uma vez com falência em suas células, suas funções não são recuperadas. Porém, um único pedaço transplantado pode salvar a vida de uma pessoa, pois o órgão tem capacidade de regeneração. O fígado é extremamente importante para o organismo e lesões nele podem levar o indivíduo à morte.   

Patologias

As hepatites são as patologias mais conhecidas. Existem também insuficiência hepática, fibroses e cirroses. O alto consumo de álcool é muito prejudicial ao fígado. Algumas patologias podem levar o indivíduo à morte.   

Adaptado de: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/figado/ (consultado em 13/10/10, às 17h25min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles e levantamento de conhecimentos prévios, atividade prática de observação de fígado, além de leitura de textos e visualização de vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, apresentação de atividade prática de observação do fígado, além de leitura de textos com os alunos e exibição de vídeos sobre o assunto.   

Atividade Inicial: Conhecendo o fígado                     

Professor, num primeiro momento da aula, pergunte à turma o que sabem sobre o fígado. Anote suas opiniões no quadro. Deixe que os alunos contem o que sabem sobre este órgão, além de casos que conheçam envolvendo o assunto. Pergunte a importância desse órgão para o bom funcionamento do corpo humano, ressalte que outros vertebrados também têm esse órgão.             

Mostre para eles algumas imagens de fígado, para que reconheçam o órgão. Peça que desenhem no caderno e escrevam o que eles acham que o fígado faz de importante em nosso corpo. Abaixo seguem sugestões de imagens:

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_EaYT6neoKTQ/S_MSZoPtyUI/AAAAAAAABhE/4y5kJuMnx3E/s1600/liver.jpg (consultado em 13/10/10, às 17h49min). 

Retirado de: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/281ba0ef69783befce01be9f4bd6c3a7.jpg (consultado em 13/10/10, às 17h50min). 

Retirado de: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_195/1192317397WwAnNA.jpg (consultado em 13/10/10, às 17h51min). 

Retirado de: http://4.bp.blogspot.com/_cw6r1FdwWjA/SePwwaiV2II/AAAAAAAAEqA/yU22RHAy88E/s400/sistema_digestorio_figado.jpg (consultado em 13/10/10, às 17h52min).    

Atividade prática: Observando um fígado             

Professor, após o momento inicial da aula, em que os alunos reconheceram o fígado, proponha para a turma a realização de uma atividade prática de observação de fígados de boi e galinha. Para tanto, você precisará providenciar:   

Materiais necessários: 

- Fígado fresco de boi e galinha

- Luvas

- Avental

- Vasilhas para colocar os órgãos

- Pinças   

Observando e discutindo:             

Divida a turma em grupos, para que façam as observações necessárias. Apresente os órgãos para os alunos, colocando em cada grupo uma vasilha com fígado de boi e galinha.

Peça que observem bem os órgãos, quais as características apresentam, se têm divisões, dentre outros aspectos. Espera-se que os alunos reparem que os fígados têm duas partes: uma maior (lobo maior) e outra menor (lobo menor).

Peça que anotem as diferenças do órgão de boi e galinha. Eles são do mesmo tamanho? Têm a mesma estrutura e textura? A mesma cor? Qual a cor de cada fígado?  Por que será que ele tem esta coloração tão avermelhada?

Observem onde provavelmente estão localizadas as veias e artérias, além da localização da vesícula biliar. Para que serve a vesícula biliar? Alguém já ouviu falar de bile? Para que ela serve? Deixe os grupos se manifestarem, escrevendo no caderno as observações que fizerem.

Agora peça para localizarem no nosso corpo onde está o fígado. Cada grupo deverá mostrar em um colega onde acham estar o fígado.

Como nosso fígado tem a função de produzir um líquido responsável por quebrar gorduras (bile), ter uma alimentação rica em gorduras pode fazer mal ao fígado?

Depois de lançadas todas estas perguntas e os alunos terem a chance de observarem as características do fígado, inicie um bate-papo na turma, deixando com que os grupos conversem entre si, dialogando sobre o que viram, o que aprenderam, e discutindo as questões propostas durante a atividade prática. Converse sobre as dúvidas que surgirem entre eles, esclareça as questões lançadas durante a atividade. Peça que cada aluno desenhe no caderno o fígado com suas partes principais.

Comente que o fígado é um dos órgãos capazes de se regenerar, ou seja, ocorre um aumento do número de células que faz o órgão voltar ao tamanho original. Explique que isso tem alguns problemas, assim como quando machucamos temos cicatrizes, as células novas do fígado são um pouco diferentes das perdidas, dessa forma o órgão pode não funcionar tão bem quanto antes.   

Texto 1 para os alunos:             

Professor, após as discussões acerca da atividade prática, entregue para os alunos um texto de mitologia grega que fala sobre Prometeu. Este texto conta um pouco sobre o conhecimento de que o fígado se regenera. Deixe que os alunos leiam atentamente o texto, e depois opinem sobre ele, dando seus depoimentos. Peça que eles desenhem no caderno sobre o texto, contando um pouco sobre a história.   

Mitologia Grega: Prometeu 

Descendente dos titãs destronados por Zeus, chegou a Terra e descobriu-a abandonada pelos céus, habitada por plantas e animais, mas faltava a criatura que fosse o senhor da Terra. Por isso apanhou um bocado de argila e molhou com um pouco de água de um rio e com essa massa fez o homem, à semelhança dos deuses, e pegou as almas boas e más dos animais, animando sua criatura. Atena, deusa da sabedoria, admirou a criação do filho dos titãs e soprou naquela imagem de argila o espírito divino.

Assim surgiram os primeiros seres humanos, que logo povoaram a Terra, mas faltavam-lhes os conhecimentos sobre os assuntos da Terra e do céu e vagavam sem saber a arte da construção, da agricultura, da filosofia. Ele se aproximou e ensinou às suas criaturas todos esses segredos da inteligência  e todas as artes necessárias ao desenvolvimento da humanidade. Como último dom para que pudessem manter-se vivos deu-lhes o fogo, que ele roubara da carruagem de Febo, o Sol. Zeus, porém, irritou-se ao ver que o homem possuíra o fogo contra sua vontade e criou Pandora para desenvolver sua vingança.

Depois de mandar Pandora para sua vingança contra a humanidade, Zeus dirigiu então sua fúria contra o titã, mandando que Hefesto e seus serviçais Crato, o poder, e Bia, a violência, acorrentassem o titã a um despenhadeiro do monte Cáucaso. Mandou ainda uma águia para devorar diariamente o seu fígado que, por ser ele um titã, sempre se regenerava.

Seu sofrimento durou por numerosas eras, até que Héracles passou por ali e viu o sofrimento do gigante. Abateu a gigantesca águia com uma flecha certeira e libertou o cativo das suas correntes. Entretanto, para que Zeus tivesse sua vontade cumprida, o gigante passou a usar um anel com uma pedra retirada do monte. Assim, Zeus poderia sempre afirmar que ele mantinha-se preso ao Cáucaso.   

Adaptado de: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGPromet.html (consultado em 13/10/10, às 18h46min).    

Outras curiosidades sobre o fígado: http://biointerativa.com/e-verdade-que-o-figado-se-regenera/ (consultado em 13/10/10, às 18h47min).      

Texto  2 para os alunos:               

Professor, após a leitura do primeiro texto sobre mitologia grega, entregue agora para os alunos um texto informativo sobre o fígado e suas funções. Deixe os alunos lerem em duplas e peça que cada dupla escreva um pequeno resumo no caderno, explicando as principais ideias contidas no texto.   

Fígado, um órgão que não pára   

Grande, de cor marrom-avermelhada, o fígado fica próximo ao estômago e está dividido em lobos, sendo maior o direito.

O fígado é o maior órgão interno do corpo. É, também, a maior e mais pesada das glândulas. À medida que uma pessoa envelhece, o tamanho e peso de seu fígado modificam-se: o órgão pesa aproximadamente 1,5kg no adulto saudável (com sangue o peso vai para cerca de 2,5 kg) e quando esse adulto atinge 60 anos, o fígado pode ter ficado com a metade do tamanho anterior, o que é normal.

Quando o sangue chega ao fígado, encaminha-se para as regiões do órgão que são responsáveis por limpá-lo, removendo substâncias tóxicas, ou não necessárias, que entraram em nosso organismo principalmente com comidas e bebidas. Este processo de limpeza nunca pára e é uma das mais importantes funções do fígado.

O fígado produz cerca de um litro de bile por dia. Esse líquido amargo fica armazenado na vesícula biliar e ajuda o organismo a digerir as gorduras dos alimentos.

Nosso fígado é como uma grande e complexa fábrica, capaz de realizar aproximadamente 500 funções diferentes, algumas fundamentais para a preservação da vida. Elas podem ser divididas em três grupos: funções de desintoxicação, funções de armazenamento (depósito de gorduras, vitaminas e açúcares) e função de produção (faz inúmeras proteínas: umas ajudam a criar células sanguíneas, outras carregam gorduras do sangue, além disso, produz bile e colesterol.   

Adaptado de: Era uma vez... O corpo humano – fígado. Editora Globo, 1995.                  

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após as discussões sobre os textos, apresente para a turma alguns vídeos que falam sobre o assunto estudado. Deixe que os alunos vejam com atenção, e peça que eles escrevam no caderno um pequeno resumo sobre o que aprenderam na aula de hoje.   

Globo Reporter - Células Branca VS Micróbios - http://www.youtube.com/watch?v=2keTaH_FmnI&feature=related (consultado em 13/10/10, às 18h48min).   

orpo Humano - 24 O Figado (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=qVQtWGHnRc4 (consultado em 13/10/10, às 18h49min).    

Corpo Humano - 24 O Figado (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=bx7GW7VWJ00&feature=related (consultado em 13/10/10, às 18h50min).    

Corpo Humano - 24 O Figado (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=IrzmHP-D_bw&feature=related (consultado em 13/10/10, às 18h51min).   

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares que poderão ser usados nesta aula:  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/figado-1.php (consultado em 13/10/10, às 18h52min).    

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/figado.htm (consultado em 13/10/10, às 18h53min).    

http://www.portaldahepatite.com/index2.php?ctg=9&nt=146 (consultado em 13/10/10, às 18h54min).    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cancer-de-figado/ (consultado em 13/10/10, às 18h55min).    

http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_287064.shtml (consultado em 13/10/10, às 18h56min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Proponha para os alunos que eles se dividam em pequenos grupos e cada grupo faça uma pesquisa bibliográfica sobre as principais doenças ligadas ao fígado e prevenções a estas doenças. Oriente-os a pesquisarem em livros, internet e enciclopédias. Dê alguns dias para eles finalizarem a pesquisa, e peça que cada grupo prepare uma apresentação a ser feita para a turma. Esta apresentação deverá ser feita usando recursos tecnológicos (como projetor ou vídeos), ou mesmo cartazes mais simples. Quando da apresentação, convide alunos de outras turmas para assistirem também, divulgando os conhecimentos de seus alunos. Exponha os cartazes confeccionados no mural da escola.

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