25/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para que a criança compreenda ou apreenda o que propomos nesta aula.
1º MOMENTO:
A aula poderá ter início com uma roda de conversa na qual o professor sugere a temática das brincadeiras e brinquedos do tempo dos pais das crianças da turma. Em seguida, solicita que as crianças falem o que já sabem sobre brinquedos e brincadeiras. O professor poderá organizar estas informações num cartaz, como no exemplo abaixo:
BRINCADEIRA É...
|
BRINQUEDO É...
|
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Feito isto, o professor poderá combinar juntamente com as crianças uma forma de atividade para os pais das crianças como possibilidade do grupo poder conhecer as brincadeiras do tempo dos pais deles. Assim, sugerimos uma atividade como a que apresentamos logo abaixo:
ATIVIDADE INDIVIDUAL PARA CASA
DECIDIMOS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS QUE ESTUDARÍAMOS “AS BRINCADEIRAS DO TEMPO DOS NOSSOS PAIS”.
DIANTE DISSO, LEVANTAMOS O REPERTÓRIO DA TURMA COMO APRESENTAMOS ABAIXO.
TICA-GELO AMARELINHA TICA-TICA (PEGA-PEGA PULAR CORDA ESCONDE-ESCONDE CABO DE GUERRA PEGA-LADRÃO COBRINHA GATO MIA QUEIMADA COELHO NA TOCA FUTEBOL COELHO PASSA COBRA CEGA ÁGUIA PEGA MINHOCA RODA PATO, PATO, GANSO BAMBOLÊ BATATA QUENTE DANÇA DAS CADEIRAS
AGORA É COM VOCÊS – PAPAI E MAMÃE!
|
2º MOMENTO:
Nesse momento o professor poderá organizar um cronograma de visita dos pais para ensinar uma brincadeira para seu/sua filho/filha e os colegas dele na escola.Logo abaixo, apresentamos uma sugestão de organização.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NATAL, 08/08/2008.
CAROS PAIS,
DE ACORDO COM AS ATIVIDADES QUE RECEBEMOS ESTAMOS ORGANIZANDO UM CRONOGRAMA PARA QUE POSSAMOS CONTEMPLAR TODAS AS CRIANÇAS NO QUE SE REFERE À PRESENÇA DO PAI/MÃE PARA VIR ATÉ A ESCOLA ENSINAR UMA BRINCADEIRA PARA OS COLEGAS DA TURMA. NA SEMANA DE 11 A 15/O8 FICAMOS COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO: |
|||||||||||||||||||||||||
|
3º MOMENTO:
Sugerimos que neste momento os pais entrem na sala para ensinar uma brincadeira para a turma de seu/sua filho/filha.O professor se coloca à disposição para ajudar no que for preciso, mas é o pai/mãe que irá ensinar como se faz o brinquedo ou a brincadeira. Ressaltamos que esta proposta se constitui numa atividade de grande riqueza para pais, professores e crianças, pois a interação entre ambos proporciona diversas aprendizagens.
Luciana ensinando brincadeira 'estátua'
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Patícia e Gutemberg ensinando brincadeiras cantadas
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Claúdia ensinando a brincadeira 'lenço atrás'
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Adriana ensinando amarelinha
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Eliézer ensinando corrida de saco
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Andréa ensinando como se brinca de bolinha de gude/biloca
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Sugerimos que o professor organize formas de registro das vivências das brincadeiras pelas crianças, como os que apresentamos a seguir.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
4º MOMENTO:
O professor poderá finalizar esta proposta de aula organizando uma oficina de brinquedos e brincadeiras para as outras turmas da escola. Para cada turma da escola, as crianças ensinariam como se faz um brinquedo e como se brinca ou uma brincadeira e como se brinca. Para esta atividade o professor poderá dividir o grupo de crianças em pequenos grupos que farão uma escala para atender as turmas participantes da oficina. Durante a oficina, os grupos que não estivessem orientando a atividade, ou melhor, ensinando a bricadeira ou o brinquedo para outra turma, estariam colaborando na organização do espaço, distribuição de material, entre outros.
SUGERIMOS O ACESSO AOS SEGUINTES LINKS:
AULA DA PROFESSORA ELBA ROSA - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22766
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brinquedo
http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm
http://capoeiralencodeseda.org.br/palavras-chave/brincadeiras-populares/
http://sistemas.virtual.udesc.br/cursos/encontro/01_hereanca_ludica.pdf
http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=240
As crianças poderão ser avaliadas observando seu interesse e participação nas atividades propostas durante a aula, bem como, seu desenvolveimnto nestas atividades. A cada momento proposto poderá ser avaliado o que as crianças conseguiram realizar com mais facilidade, sem intervenção direta do adulto, destacando o que já conseguiram aprender e o que precisa ser retomado na atividade seguinte. Desse modo, ao final da aula o professor observará se as crianças conseguem:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/12/2014
Cinco estrelasMuito boa essa proposta! A brincadeira não é um recurso didático para ensinar outros conteúdos... Ela é a principal linguagem da infância. Que bom que seus alunos puderam brincar na escola! Abraços, Karina