Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A brincadeira como herança cultural

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a brincadeira como uma herança cultural (que é aprendido com outro mais velho ou que já conhece a brincadeira);
  • conhecer e nomear algumas brincadeiras dos repertórios trazidos pelos pais da turma;
  • vivenciar cada brincadeira, experimentando a riqueza de possibilidades ofertada;
  • enumerar  diversos brinquedos e brincadeiras que constituem nosso universo cultural.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para que a criança compreenda ou apreenda o que propomos nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com uma roda de conversa na qual o professor sugere a temática das brincadeiras e brinquedos do tempo dos pais das crianças da turma. Em seguida, solicita que as crianças falem o que já sabem sobre brinquedos e brincadeiras. O professor poderá organizar estas informações num cartaz, como no exemplo abaixo:

BRINCADEIRA É...

  • ... QUANDO A GENTE PEGA UMA CAIXA E TEM UMAS COISAS... ESCONDE-ESCONDE, PEGA-PEGA... ESSAS COISAS SÃO UMA BRINCADEIRA!  (C1)
  • ... FUTEBOL!!! (C2)
  • NÃO! ISSO É UM JOGO, VIU! (C3)
  • BRINCAR DE BONECA, PROFESSORA! (C3) Ò BRINCAR DE BONECA NÃO É BRINCADEIRA... (C4)
  • É SIM! BRIN E BRIN (falou comparando os sons do início das palavras e movimentando as mãos, como se estivesse medindo algo). É POR ISSO QUE É BRINCADEIRA. (C1)
  • ... QUANDO A GENTE APRENDE E ENSINA! (C3)
  • ... ÀS  VEZES OS GRANDES ENSINAM UMAS COISAS MUITO LEGAIS AOS PEQUENOS, SABIA!?!  (C5)

BRINQUEDO É...

  • ... É DE BRINCAR!!!!!  (C3)
  • ... É QUANDO A GENTE TAMBÉM FICA BRINCANDO E COM ISSO FICA ANIMADO. PORQUE ASSIM A GENTE PODE SE MEXER E FICAR COM MAIS FORÇA. (C1)
  • MAX STEELL É UM BRINQUEDO!!!! (C6)
  • É QUANDO A GENTE BRINCA E PEGA AS COISAS. TEM NO QUARTO E NO FAZ - DE – CONTA. (C1; C4; C7)

  • QUE BRINQUEDOS CONHECEMOS?

  • CARRO, MOTO, BONECAS, BOLA, BICICLETA, BONECOS, CABANA/BARRACA, URSINHO, BAMBOLÊ, BICHOS, BRINQUEDOS DE CASINHA, PIÃO, INSTRUMENTOS MUSICAIS, NOTEBOOK, ENTRE OUTROS. (TODOS)

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Feito isto, o professor poderá combinar juntamente com as crianças uma forma de atividade para os pais das crianças como possibilidade do grupo poder conhecer as brincadeiras do tempo dos pais deles. Assim, sugerimos uma atividade como a que apresentamos logo abaixo:

ATIVIDADE INDIVIDUAL PARA CASA

DECIDIMOS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS QUE ESTUDARÍAMOS “AS BRINCADEIRAS DO TEMPO DOS NOSSOS PAIS”.

DIANTE DISSO, LEVANTAMOS O REPERTÓRIO DA TURMA COMO APRESENTAMOS ABAIXO.    

TICA-GELO

AMARELINHA

TICA-TICA (PEGA-PEGA

PULAR CORDA

ESCONDE-ESCONDE

CABO DE GUERRA

PEGA-LADRÃO

COBRINHA

GATO MIA

QUEIMADA

COELHO NA TOCA

FUTEBOL

COELHO PASSA

COBRA CEGA

ÁGUIA PEGA MINHOCA

RODA

PATO, PATO, GANSO

BAMBOLÊ

BATATA QUENTE

DANÇA DAS CADEIRAS                             

AGORA É COM VOCÊS – PAPAI E MAMÃE!

  1. ESCREVA ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊS CONHECEM E QUE A TURMA AINDA NÃO ELENCOU.   __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. ESCOLHA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTARIA DE VIR ENSINAR AOS COLEGAS DE SEU/SUA FILHO(A) E, TAMBÉM, O DIA E HORÁRIO QUE PODERÁ VIR À ESCOLA PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE.     

BRINCADEIRA

DIA

  HORÁRIO    

  

 2º MOMENTO:

Nesse momento o professor poderá organizar um cronograma de visita dos pais para ensinar uma brincadeira para seu/sua filho/filha e os colegas dele na escola.Logo abaixo, apresentamos uma sugestão de organização.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL                                                                      NATAL, 08/08/2008.

CAROS PAIS,

DE ACORDO COM AS ATIVIDADES QUE RECEBEMOS ESTAMOS ORGANIZANDO UM CRONOGRAMA PARA QUE POSSAMOS CONTEMPLAR TODAS AS CRIANÇAS NO QUE SE REFERE À PRESENÇA DO PAI/MÃE PARA VIR ATÉ A ESCOLA ENSINAR UMA BRINCADEIRA PARA OS COLEGAS DA TURMA. NA SEMANA DE 11 A 15/O8 FICAMOS COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

DIA/DATA

HORA

PAI/MÃE

CRIANÇA

BRINCADEIRA

SEGUNDA (18/08)

08:30

ANDRÉA

RAQUEL

BOLINHA DE GUDE

TERÇA (19/08)

10:30

ELIÉZER

KAUÃ

CORRIDA DE SACO

QUARTA (20/08)

08:30

CARLOS

JOÃO CARLOS

TELEFONE SEM FIO

QUINTA (21/08)

08:30

VAMBERTO

MARIA CLARA

PIPA

3º MOMENTO:

Sugerimos que neste momento os pais entrem na sala para ensinar uma brincadeira para a turma de seu/sua filho/filha.O professor se coloca à disposição para ajudar no que for preciso, mas é o pai/mãe que irá  ensinar como se faz o brinquedo ou a brincadeira. Ressaltamos que esta proposta se constitui numa atividade de grande riqueza para pais, professores e crianças, pois a interação entre ambos proporciona diversas aprendizagens.

Luciana ensinando brincadeira 'estátua'

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

Patícia e Gutemberg ensinando brincadeiras cantadas

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Claúdia ensinando a brincadeira 'lenço atrás'

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Adriana ensinando amarelinha

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Eliézer ensinando corrida de saco

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Andréa ensinando como se brinca de bolinha de gude/biloca

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Sugerimos que o professor organize formas de registro das vivências das brincadeiras pelas crianças, como os que apresentamos a seguir.

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

  

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

4º MOMENTO:

O professor poderá finalizar esta proposta de aula organizando uma oficina de brinquedos e brincadeiras para as outras turmas da escola. Para cada turma da escola, as crianças ensinariam como se faz um brinquedo e como se brinca ou uma brincadeira e como se brinca. Para esta  atividade o professor poderá dividir o grupo de crianças em pequenos grupos que farão uma escala para atender as turmas participantes da oficina. Durante a oficina, os grupos que não estivessem orientando a atividade, ou melhor, ensinando a bricadeira ou o brinquedo para outra turma, estariam colaborando na organização do espaço, distribuição de material, entre outros.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças poderão ser avaliadas observando seu interesse e participação nas atividades propostas durante a aula, bem como, seu desenvolveimnto nestas atividades. A cada momento proposto poderá ser avaliado o que as crianças conseguiram realizar com mais facilidade, sem intervenção direta do adulto, destacando o que já conseguiram aprender e o que precisa ser retomado na atividade seguinte. Desse modo, ao final da aula o professor observará se as crianças conseguem:

  • Perceber a brincadeira como uma herança cultural (que é aprendido com outro mais velho ou que já conhece a brincadeira);
  • nomear algumas brincadeiras dos repertório trazidos pelos pais da turma;
  • participar da realização de cada brincadeira, experimentando a riqueza de possibilidades ofertada;
  • enumerar  diversos brinquedos e brincadeiras que constituem nosso universo cultural.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Karina, EMEI Jardim Monte Belo , São Paulo - disse:
    karicabral@hotmail.com

    01/12/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa essa proposta! A brincadeira não é um recurso didático para ensinar outros conteúdos... Ela é a principal linguagem da infância. Que bom que seus alunos puderam brincar na escola! Abraços, Karina


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.