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A história dos Esportes Radicais – fatores de adesão entre os praticantes

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar ao longo da história elementos que fomentaram o crescimento dos esportes radicais ou de aventura.

Identificar diferentes práticas e modalidades existentes dos esportes radicais.

Comparar as principais diferenças entre os fatores de adesão dos praticantes de esportes radicais e de práticas corporais tradicionais.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer os elementos caracterizadores das práticas esportivas:

1- regras formais universalizadas;

2- padronização dos materiais utilizados na prática;

3- espaço físico formal onde se desenvolve a prática;

4- ação competitiva entre dois ou mais grupos/ indivíduos.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições para a prática, os objetivos e a própria motivação dos praticantes são distintas. Esse plano de aula objetiva debater os principais fatores que determinam a adesão de praticantes as atividades de aventura. Pretendemos também criar um grande mosaico comparando esportes tradicionais com os esportes radicais.   

Atividade 1:

Caro professor, inicie a aula com uma rápida revisão sobre os elementos caracterizadores dos esportes. Isso é fundamental para que os alunos sejam capazes de realizar as reflexões posteriores. É fundamental que os alunos consigam comparar os elementos caracterizadores do jogo e do esporte.

Divida a turma em dois grandes grupos e proponha um jogo. É uma atividade simples de “ligar os pontos”. De um lado do quadro negro teremos as palavras – JOGO; ESPORTE. Dou outro lado os elementos que caracterizam tais práticas:   

Tipos e formas de organização do espaço físico (flexíveis e variados);

a- Variabilidade de nomes e regras de execução;

b- Possibilidade de improvisação dos recursos materiais;

c- Informalidade tática em função da potencialidade e motivação dos executantes;

d- Origem e história do esporte;

e- Ação competitiva entre dois ou mais grupos/ indivíduos (obrigatória nos esportes; presente em alguns jogos);

f- Nomenclatura específica do esporte;

g- Espaço físico formal onde se desenvolve;

h- Regras formais;

i- Materiais padronizados para prática e sua função.   

Cada grupo deverá escolher um representante que irá ligar um ponto de cada vez. Os grupos se alternam na tarefa. Ao final, o grupo que acertar mais pontos ligados corretamente vence o jogo. O professor deverá debater o resultado final e elucidar eventuais dúvidas dos alunos.   

Atividade 2:

A segunda atividade deve ser realizada em uma sala de aula grande ou na quadra de esportes, pois será necessário que os jovens se movimentem pelo espaço. Cada aluno receberá um cartão. Nesse cartão teremos três categorias: 1- esportes tradicionais (futebol vôlei, tênis, atletismo, etc.); 2- esportes radicais ou de aventura (skate; escalada, rafting, slackline, etc.); 3- atividades corporais tradicionais (ginástica, caminhada, musculação, etc.)

http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=10548

Ao receberem os cartões, os alunos deverão ler em voz alta. Terminada a leitura de todos os cartões, o professor irá iniciar um debate.

1- O que há de comum em todas as palavras escritas nos cartões?

2- O que há de diferente?

3- Podemos dividir todas as palavras lidas em três grupos?

4- Qual critério iremos utilizar para essa divisão?

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escalada/escalada-2.php

Ao final do debate, os alunos deverão formar grupos com as categorias citadas anteriormente: 1- Esportes tradicionais; 2- Esportes radicais ou de aventura; 3- Atividades corporais tradicionais.   

Atividade 3:

Esse momento deverá ser realizado na sala de aula. Os alunos deverão ler dois textos selecionados previamente pelo professor.

1- Atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) e academias de ginástica: motivos de aderência e benefícios advindos da prática.  

http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/4917/5586  

2- Atividades de aventura na natureza: investindo na qualidade de vida.  

http://www.efdeportes.com/efd58/avent.htm    

Dica: Caro professor, os textos são artigos científicos relativamente longos. Indico, caso julgue necessário, que faça adaptações para fins didáticos tornando os textos mais “amigáveis” para a turma. A maior resistência pode ocorrer pelo tamanho dos textos, principalmente o primeiro.

Os alunos deverão realizar uma leitura individual inicial. Após o término, o professor irá indagar os alunos sobre os seguintes pontos:

1- Quais as diferenças entre os objetivos dos dois artigos? Em outras palavras, o que os autores objetivavam descobrir em suas pesquisas?

2- Quais as diferenças de motivação entre os participantes de esportes de aventura e academias de ginástica?

3- Quais são os elementos que atraem os praticantes de esporte de aventura (no meio natural ou nas grandes cidades)?

Estimule os alunos a apontarem outros argumentos importantes presentes nos artigos. Esse momento é fundamental para que os alunos reflitam sobre os pontos observados ao longo da leitura. É importante que o debate perpasse as seguintes questões:

1- Fatores que contribuíram para o crescimento das práticas de esportes radicais ou de aventura;

2- Fatores que determinam a adesão à prática de esportes radicais e de aventura;

3- Principais diferenças destacadas pelos praticantes de esportes radicais e atividades físicas convencionais (por exemplo, academias de ginástica), quanto às motivações para a prática.   

Dica: Caro professor, caso considere importante discuta a forma como os autores organizaram o texto: introdução, método, resultados etc.

Atividade 4:

Proponha como atividade de encerramento a confecção de um grande mural ou painel. Esse trabalho poderá ser exposto na escola em eventos de iniciação científica. O painel deve apresentar os principais tópicos debatidos nessa aula.

1- Elementos caracterizadores do esporte;

2- Diferença entre esportes tradicionais e esporte de aventura ou radicais;

3- Fatores que determinam a adesão as prática de esportes de aventura ou radicais.  

Recursos Complementares

Textos de aprofundamento para o professor.

Le Breton, D. Aqueles que vão para o mar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 28, n. 3, p. 9-20.  

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=20&path[]=26  

Bahia, M. C.; Sampaio, T. M. V. Lazer – Meio Ambiente: em busca das atitudes vivenciadas nos esportes de aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 28, n. 3, p. 173-190.  

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=30&path[]=37

Avaliação

Ao final da aula, o professor irá reunir a turma para retomar os principais pontos debatidos na aula.

1- Destaque pelo menos duas características das práticas esportivas tradicionais.

2- Quais fatores contribuíram para o crescimento das praticas dos esportes radicais ou de aventura?

3- Quais os fatores citados pelos praticantes de esportes radicais e de academias de ginástica para a adesão às atividades? Em outras palavras, as motivações dos dois grupos são as mesmas? Destaque a principal diferença.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • flavio osmar de souza, uninove , São Paulo - disse:
    flavio_osmar@hotmail.com

    04/10/2011

    Quatro estrelas

    uma reflexão sobre os esportes radicais como elemento da cultura mundial e o que o aluno pode levar enquanto atitudes para fora dos muros da escola


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