25/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Conhecer a importância do aleitamento para mãe e criança.
Inicie a aula questionando os alunos sobre a importância do aleitamento materno.
Para saberem mais os leve ao laboratório de informática e acesse os sítios sugeridos abaixo:
http://amamentar.manejo.vilabol.uol.com.br/
Há também o recurso do Portal do Professor mostra a estrutura da glândula mamária.
Quais os hormônios vinculados com a produção do leite? Que outros órgãos estão envolvidos com esta ação?
Além da importância estética que é dada às mamas, elas tem uma função muito mais importante que é produzir leite, o primeiro alimento dos recém-nascidos.
Proponha aos alunos uma pesquisa sobre os benefícios do aleitamento para recém-nascidos e mães.
Instrua os alunos que pesquisem sobre os hormônios envolvidos na produção do leite materno, na importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o recém-nascido. Sugira que pesquisem sobre o tema na internet ou pessoalmente em ONGs e hospitais que trabalham com as mães ensinando-as a amamentar, recebem doação de leite humano.
A partir das informações recolhidas, instrua os alunos a confeccionarem um folheto informativo, com campanha publicitária de incentivo à amamentação. Estes folhetos poderão ser entregues à comunidade, em postos de saúde que dão palestras às gestantes e lactantes.
A disciplina de química pode trabalhar a composição química do leite, e na aula de biologia os alunos poderão pesquisar a importância destes componentes na formação e desenvolvimento do bebê.
http://bebe2000.com.br/mae-pos-parto/amamentacao/alimentacao-da-lactante/
http://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/
Nome | Tipo |
---|---|
Glândula mamária | Animação/simulação |
A avaliação se dará pela produção e apresentação da campanha de incentivo à amamentação. Explicite aos alunos os critérios que serão observados na apresentação da campanha e que terão peso na avaliação. Por exemplo, a profundidade do conteúdo, maneira como foi abordado, criatividade no uso dos materiais, postura da equipe, oralidade para apresentação, entre outros.
Um bom recurso para avaliações é o uso de rubricas. Rubricas são planilhas eletrônicas que organizam e explicitam os critérios que serão avaliados nos trabalhos feitos pelos alunos. Para saber mais, acesse o sítio: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf
http://www.escolabr.com/portal/modules/news/article.php?storyid=101
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!