Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descrição e Narração: caracterizando personagens

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer textos descritivos de personagens;
  • caracterizar personagens do cenário infanto-juvenil;
  • diferenciar personagens simples e complexas;
  • produzir textos.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura dos elementos da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deverá apresentar aos alunos o vídeo animado da canção "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana:

http://www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0&feature=related 

Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá organizar os alunos em duplas. Cada dupla receberá uma cópia da canção (disponível em http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/eduardo-e-monica.html ) 

Os alunos deverão ler a letra da música e identificar, preenchendo um quadro, os seguintes elementos:

QUEM PARTICIPA DA HISTÓRIA? (PERSONAGENS)

ONDE ACONTECE A HISTÓRIA? (ESPAÇO)

QUANDO ACONTECE A HISTÓRIA? (TEMPO)

O QUE ACONTECE? (ENREDO)

Feito isso, o professor deverá fazer a correção juntamente com os alunos e verificar as possíveis dúvidas. Em seguida, deverá perguntar aos alunos quem são as personagens principais da história e como eles chegaram a essa conclusão. O professor então dirá aos alunos que a história de "Eduardo e Mônica" apresenta duas personagens principais e outras secundárias. Com a ajuda dos alunos, o professor deverá escrever no quadro um conceito para personagem principal e personagem secundária. O conceito ficará semelhante a:

A personagem principal é aquela na qual se centraliza a narrativa. Pode haver mais de uma.

A personagem secundária é aquela que não participa ativamente da história. Ela aparece algumas vezes e pode servir de interlocutor da personagem principal.

Em seguida, o professor solicitará aos alunos que, ainda em duplas, descrevam as personagens principais de "Eduardo e Mônica". Para isso, um aluno da dupla escreverá as características de Eduardo e o outro aluno escreverá as características de Mônica. É importante o professor lembrar que, além das características físicas, os alunos deverão listar as características psicológicas. O professor poderá fazer a correção com toda a turma.

ATIVIDADE 2

Nesta atividade serão trabalhados os conceitos de personagem simples e complexa. Para iniciar a atividade, o professor solicitará a dois alunos que aguardem do lado de fora da sala de aula. O professor então mostrará aos alunos a imagem da personagem de história em quadrinhos Mônica e a personagem do desenho "Os Simpsons", Bart Simpson.

http://www.caras.com.br/imagens/89418/em/noticias/14647/monica 

http://rafael-ceribelli.blogspot.com/2009/09/assim-falava-bart.html 

Os alunos deverão dizer ao professor as características físicas e psicológicas das personagens. Feito isso, o professor escolherá dois alunos para dizerem essas características aos alunos que ficaram aguardando do lado de fora da sala. Eles deverão adivinhar quais personagens foram descritas. Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que as personagens descritas são chamadas personagens simples. Então, ele mostrará aos alunos o quadro abaixo que poderá ser feito em cartolina:

Personagens simples são aquelas de fácil caracterização. Seu comportamento, seus ideais e seus conceitos sempre são os mesmos, seu comportamento é previsível.

Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos a imagem da personagem da saga Crepúsculo, Bella Swan. (Professor, a escolha da personagem pode variar de acordo com o contexto de sua turma. Pode-se escolher uma personagem de romance, de um outro filme, de uma série de tv. O importante é que a personagem seja complexa).

http://www.zaxy.com.br/blog/?p=165 

Juntamente com os alunos, o professor deverá elencar as características da personagem. É importante destacar a sua imprevisibilidade e a mudança constante de comportamento. O objetivo é fazer um contraste entre as personagens simples e a complexa, já que, mesmo que a personagem Bella apresente algumas características fixas, ela está em constante mudança ao longo da narrativa. Depois de destacadas as características, o professor deverá apresentar aos alunos o quadro:

A personagem complexa é imprevisível em suas atitudes, pois seu comportamento é contraditório, o caráter da personagem complexa mostra variações de humor e atitudes em suas ações.

ATIVIDADE 3

O professor deverá entregar aos alunos cópias de trechos que descrevem personagens. Depois de fazerem a leitura, eles deverão descrever, a exemplo dos trechos lidos, as personagens apresentadas nas imagens.

"Magali tem seis anos de idade, mas em algumas raras ocasiões é descrita como tendo sete anos. Sua característica principal é seu apetite voraz. Ela come de tudo, normalmente em alta velocidade, e sente fome o tempo todo. Apesar disso, é vista como magricela pelos amigos e nunca engorda. Sua comida favorita é melancia".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Magali 

"Tinha Augusta trinta anos e Adelaide quinze; mas comparativamente a mãe parecia mais moça ainda que a filha. Conservava a mesma frescura dos quinze anos, e tinha de mais o que faltava a Adelaide, que era a consciência da beleza e da mocidade; consciência que seria louvável se não tivesse como conseqüência uma imensa e profunda vaidade. A sua estatura era mediana, mas imponente. Era muito alva e muito corada. Tinha os cabelos castanhos, e os olhos garços".

O segredo de Augusta. Machado de Assis.

http://www.paratexto.com.br/document.php?id=296 

"Que diabo!!!!Teve uma idéia audaciosa : empurrar devagarinho a porta e ESPIAR pela fresta.Fê-lo ;e que desilusão ! Viu ao lado do irmão um rapaz seco, murcho, acanhado sem bigodes ,nem olhos mancos ,com chapéus nos joelhos e um ar modesto, quase pedinte. Era cliente do jovem advogado."

O destinado. Andressa Quirino

http://www.paratexto.com.br/document.php?id=294 

Os alunos deverão descrever fisica e psicologicamente, por escrito, as personagens apresentadas nas imagens. As características psicológicas poderão ser criadas.

http://mundodepattyfanspt.blogspot.com/2010/05/descricao-da-personagem-patricia-castro.html 

http://naws.omgforum.net/roleplay-f11/qual-a-sua-inspiracao-pra-o-seu-personagem-t944.htm 

Ao final da atividade, os alunos deverão ler seus textos para os colegas e o professor poderá socializar os textos em murais da sala ou da escola.

Recursos Complementares

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/420168  - texto "A personagem na narrativa"

http://www.youtube.com/watch?v=3FOK973fkjg&p=70427C4FFEFE8933&playnext=1&index=6  - Vídeo-aula: Personagens

  • Professor, nos sites acima, você poderá complementar seus conhecimentos sobre o assunto.
Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades. É importante fazer a correção das atividades para verificar o entendimento dos alunos em relação ao conteúdo. A descrição psicológica das personagens deve ser observada e ser coerente com as atitudes das personagens.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Juliana, C.E. Dom Manoel Konner , Paraná - disse:
    julianabearzi@yahoo.com.br

    22/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborado e possível de ser executado. Parabéns, gostei da dinâmica!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.