26/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
ATIVIDADE 1
O professor deverá apresentar aos alunos o vídeo animado da canção "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana:
http://www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0&feature=related
Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá organizar os alunos em duplas. Cada dupla receberá uma cópia da canção (disponível em http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/eduardo-e-monica.html )
Os alunos deverão ler a letra da música e identificar, preenchendo um quadro, os seguintes elementos:
QUEM PARTICIPA DA HISTÓRIA? (PERSONAGENS) |
|
ONDE ACONTECE A HISTÓRIA? (ESPAÇO) |
|
QUANDO ACONTECE A HISTÓRIA? (TEMPO) |
|
O QUE ACONTECE? (ENREDO) |
|
Feito isso, o professor deverá fazer a correção juntamente com os alunos e verificar as possíveis dúvidas. Em seguida, deverá perguntar aos alunos quem são as personagens principais da história e como eles chegaram a essa conclusão. O professor então dirá aos alunos que a história de "Eduardo e Mônica" apresenta duas personagens principais e outras secundárias. Com a ajuda dos alunos, o professor deverá escrever no quadro um conceito para personagem principal e personagem secundária. O conceito ficará semelhante a:
A personagem principal é aquela na qual se centraliza a narrativa. Pode haver mais de uma.
A personagem secundária é aquela que não participa ativamente da história. Ela aparece algumas vezes e pode servir de interlocutor da personagem principal. |
Em seguida, o professor solicitará aos alunos que, ainda em duplas, descrevam as personagens principais de "Eduardo e Mônica". Para isso, um aluno da dupla escreverá as características de Eduardo e o outro aluno escreverá as características de Mônica. É importante o professor lembrar que, além das características físicas, os alunos deverão listar as características psicológicas. O professor poderá fazer a correção com toda a turma.
ATIVIDADE 2
Nesta atividade serão trabalhados os conceitos de personagem simples e complexa. Para iniciar a atividade, o professor solicitará a dois alunos que aguardem do lado de fora da sala de aula. O professor então mostrará aos alunos a imagem da personagem de história em quadrinhos Mônica e a personagem do desenho "Os Simpsons", Bart Simpson.
http://www.caras.com.br/imagens/89418/em/noticias/14647/monica
http://rafael-ceribelli.blogspot.com/2009/09/assim-falava-bart.html
Os alunos deverão dizer ao professor as características físicas e psicológicas das personagens. Feito isso, o professor escolherá dois alunos para dizerem essas características aos alunos que ficaram aguardando do lado de fora da sala. Eles deverão adivinhar quais personagens foram descritas. Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que as personagens descritas são chamadas personagens simples. Então, ele mostrará aos alunos o quadro abaixo que poderá ser feito em cartolina:
Personagens simples são aquelas de fácil caracterização. Seu comportamento, seus ideais e seus conceitos sempre são os mesmos, seu comportamento é previsível. |
Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos a imagem da personagem da saga Crepúsculo, Bella Swan. (Professor, a escolha da personagem pode variar de acordo com o contexto de sua turma. Pode-se escolher uma personagem de romance, de um outro filme, de uma série de tv. O importante é que a personagem seja complexa).
http://www.zaxy.com.br/blog/?p=165
Juntamente com os alunos, o professor deverá elencar as características da personagem. É importante destacar a sua imprevisibilidade e a mudança constante de comportamento. O objetivo é fazer um contraste entre as personagens simples e a complexa, já que, mesmo que a personagem Bella apresente algumas características fixas, ela está em constante mudança ao longo da narrativa. Depois de destacadas as características, o professor deverá apresentar aos alunos o quadro:
A personagem complexa é imprevisível em suas atitudes, pois seu comportamento é contraditório, o caráter da personagem complexa mostra variações de humor e atitudes em suas ações. |
ATIVIDADE 3
O professor deverá entregar aos alunos cópias de trechos que descrevem personagens. Depois de fazerem a leitura, eles deverão descrever, a exemplo dos trechos lidos, as personagens apresentadas nas imagens.
"Magali tem seis anos de idade, mas em algumas raras ocasiões é descrita como tendo sete anos. Sua característica principal é seu apetite voraz. Ela come de tudo, normalmente em alta velocidade, e sente fome o tempo todo. Apesar disso, é vista como magricela pelos amigos e nunca engorda. Sua comida favorita é melancia".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Magali
"Tinha Augusta trinta anos e Adelaide quinze; mas comparativamente a mãe parecia mais moça ainda que a filha. Conservava a mesma frescura dos quinze anos, e tinha de mais o que faltava a Adelaide, que era a consciência da beleza e da mocidade; consciência que seria louvável se não tivesse como conseqüência uma imensa e profunda vaidade. A sua estatura era mediana, mas imponente. Era muito alva e muito corada. Tinha os cabelos castanhos, e os olhos garços".
O segredo de Augusta. Machado de Assis.
http://www.paratexto.com.br/document.php?id=296
"Que diabo!!!!Teve uma idéia audaciosa : empurrar devagarinho a porta e ESPIAR pela fresta.Fê-lo ;e que desilusão ! Viu ao lado do irmão um rapaz seco, murcho, acanhado sem bigodes ,nem olhos mancos ,com chapéus nos joelhos e um ar modesto, quase pedinte. Era cliente do jovem advogado."
O destinado. Andressa Quirino
http://www.paratexto.com.br/document.php?id=294
Os alunos deverão descrever fisica e psicologicamente, por escrito, as personagens apresentadas nas imagens. As características psicológicas poderão ser criadas.
http://mundodepattyfanspt.blogspot.com/2010/05/descricao-da-personagem-patricia-castro.html
http://naws.omgforum.net/roleplay-f11/qual-a-sua-inspiracao-pra-o-seu-personagem-t944.htm
Ao final da atividade, os alunos deverão ler seus textos para os colegas e o professor poderá socializar os textos em murais da sala ou da escola.
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/420168 - texto "A personagem na narrativa"
http://www.youtube.com/watch?v=3FOK973fkjg&p=70427C4FFEFE8933&playnext=1&index=6 - Vídeo-aula: Personagens
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades. É importante fazer a correção das atividades para verificar o entendimento dos alunos em relação ao conteúdo. A descrição psicológica das personagens deve ser observada e ser coerente com as atitudes das personagens.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/05/2011
Cinco estrelasMuito bem elaborado e possível de ser executado. Parabéns, gostei da dinâmica!