27/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
O aluno poderá aprender que o espaço geográfico é socialmente construído e dotado de intencionalidades e o fenômeno da globalização como esfera multifacetada de tais intencionalidades.
Noções acerca do meio técnico-científico-informacional e globalização.
Professor(a), esta aula está inserida no contexto das discussões sobre globalização, trabalhada à luz dos estudos de Santos (2004). Neste momento, o foco é dado sobre introdução da globalização como fábula e como perversidade e seus objetivos são de que o aluno realize reflexões que contribuam na noção da globalização, reconhecendo a não-neutralidade dos processos espaciais e relacionando este conteúdo em sua realidade. Para que as aulas aconteçam, é necessário que o professor organize a turma em grupos e solicite a cada grupo que traga para a próxima aula uma pequena fábula infantil. Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:
Momento 1: Para iniciar as discussões, os alunos realizarão a audição de dois recursos sobre fábulas:
áudio 1 (Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9814)
áudio 2 (Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9821)
Momento 2: Cada grupo deverá trazer sua fábula infantil e contá-la para os demais colegas. As apresentações deverão seguir os seguintes passos:
Passo 01: Um grupo apresenta a fábula escolhida (da forma como achar conveniente: contando histórias, encenando, etc.)
Passo 02: Em seguida, o grupo tenta indicar possíveis intenções do autor na construção da fábula.
Passo 03: Abre-se o momento ao debate para que os colegas de outros grupos possam dialogar como grupo em questão.
Repete-se os passos para os demais grupos.
Momento 3: A partir das audições, do debate e com base no no fragmento de texto transcrito abaixo, os alunos deverão responder as questões abaixo:
O mundo tal como nos fazem crer: a globalização como fábula - Milton Santos
Este mundo globalizado, visto como fábula, erige como verdade um certo número de fantasias, cuja repetição, entretanto, acaba por se tornar uma base aparentemente sólida de sua interpretação (Maria da Conceição Tavares, Destruição não criadora, 1999).
A máquina ideológica que sustenta as ações preponderantes da atualidade é feita de peças que se alimentam mutuamente e põem em movimento os elementos essenciais à continuidade do sistema. Damos aqui alguns exemplos. Fala-se, por exemplo, em aldeia global para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. A partir desse mito e do encurtamento das distâncias – para aqueles que realmente podem viajar – também se difunde a noção de tempo e espaço contraídos. É como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mão. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao consumo é estimulado.
Fala-se, igualmente, com insistência, na morte do Estado, mas o que estamos vendo é seu fortalecimento para atender aos reclamos da finança e de outros grandes interesses internacionais, em detrimento dos cuidados com as populações cuja vida se torna mais difícil.
Esses poucos exemplos, recolhidos numa lista interminável, permitem indagar-se, no lugar do fim da ideologia proclamado pelos que sustentam a bondade dos presentes processos de globalização, não estaríamos, de fato, diante da presença de uma ideologização maciça, segundo a qual a realização do mundo atual exige como condição essencial o exercício de fabulações.
Extraído de: SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalização - do pensamento único à consciência Universal. 11 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
01. Por que o fenômeno da globalização poderia ser considerado com fábula?
02. Quais seriam os autores de tal fábula e suas possíveis intencionalidades?
03. De que maneira(s) a "globalização como fábula" poderia interferir em seu cotidiano?
Momento 1: O(A) professor(a) deverá organizar as turmas nos mesmos grupos e entregar um material impresso com a imagem abaixo para cada grupo. Na seqüência, o(a) professor(a) deve propor algumas questões para os grupos refletirem e debaterem acerca da imagem:
http://blog.robsonmafra.com/2009/12/coca-cola-compartilha-felicidade.html
Momento 2: O(A) professor(a) distribui um material impresso com a imagem abaixo para cada grupo. Trata-se de uma campanha publicitária em que são apresentadas figuras de grandes imperadores ao longo da história, juntamente com a garrafa da bebida acompanhada dos dizeres: "Somente um lançou uma campanha que conquistou o mundo".
http://theackademie.wordpress.com/2010/11/14/postmodern-advertisement/
Na sequência, o professor deve propor algumas questões para os alunos refletirem e debaterem acerca da imagem e à luz do fragmento de texto transcrito abaixo:
O mundo como é: a globalização como perversidade - Milton Santos
De fato, para a grande maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades como a SIDA se instalam e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal. A mortalidade infantil permanece, a despeito dos progressos médicos e da informação. A educação de qualidade é cada vez mais inacessível. Alastram-se e aprofundam-se males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos, a corrupção.
A perversidade sistêmica que está na raiz dessa evolução negativa da humanidade tem relação com a adesão desenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as ações hegemônicas. Todas essas mazelas são direta ou indiretamente imputáveis ao presente processo de globalização.
Extraído de: SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalização - do pensamento único à consciência Universal. 11 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Momento 1: Cada um dos grupos constituídos na primeira aula deverá se organizar e simular a criação de uma grande empresa. Cada empresa deverá criar um produto destinado ao público adolescente com abrangência global. Para isto, os alunos devem organizar um relatório com propostas, dentre outras, de:
a) Marca do produto;
b) Meios e estratégias de divulgação do produto;
c) Meios e estratégias de circulação do produto.
Momento 2: Cada grupo deverá apresentar e debater as suas propostas para os demais.
Momento 3: A partir das apresentações e debates e com base nas discussões das aulas anteriores, os alunos devem analisar a imagem abaixo e responder as questões que seguem:
http://punk23skull.blogspot.com/
01. A imagem representa o processo de globalização. Você consegue ver "fábula" implícita nela? Justifique a sua afirmativa.
02. E situações de "perversidade'? Você consegue identificar alguma? Justifique a sua afirmativa.
03. A partir das discussões, você conseguiria indicar uma outra possibilidade de globalização, sem "fábulas" e "perversidades"? Justifique a sua afirmativa.
SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalização - do pensamento único à consciência Universal. 11 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. 2ed. São Paulo: Contexto, 2003.
A participação ativa dos alunos em aula deverá ser avaliada, bem como a apresentação das propostas da empresa simulada.
Quatro estrelas 4 classificações
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26/03/2014
Cinco estrelasMuito boa a proposta de atividade!!! Podemos fazer uma aula que envolva todas as disciplinas das ciências humanas. Química e Biologia, por exemplo, podem ajudar mostrando o impacto do consumo de refrigerantes como A Coca-Cola, no meio ambiente e na saúde humana. ADOREI!!! PARABÉNS AO PROFESSOR PELA IDEIA!!!
06/06/2012
Quatro estrelasMetodologia eficiente e interessante. Apliquei com os meus alunos e aprovei. Recomendo. Antes de iniciar a pratica, trabalhe a definição do gênero fábula, fica mais fácil para eles fazerem o elo com o processo de globalização.
15/04/2012
Cinco estrelasMuito interessante professor vou utilizar com meus alunos!
26/08/2011
Cinco estrelasAcessível a todos os públicos! Prática!