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Pura Adrenalina

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o funcionamento do hormônio adrenalina.

Conhecer a atuação da adrenalina no corpo humano.

Relacionar alguns hormônios com reações e situações vivenciadas no dia-a-dia.


Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula questionando os alunos acerca dos hormônios. Que ações do dia-a-dia são desencadeadas por hormônios? Onde são produzidos? Quem controla essa produção?

Para um melhor entendimento, leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o vídeo recomendado abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=t-nA0ARc_mA

No vídeo, fala-se do hormônio adrenalina. Este hormônio é popular entre os adolescentes, devido às mudanças sociais e físicas nesta fase da vida.

O Portal do Professor tem recursos de aprendizagem que mostram como a adrenalina funciona no corpo humano.

 Adrenalina 1: visão geral

  Adrenalina 2: ação no tecido adiposo

Adrenalina 3: ação no tecido muscular

Adrenalina 4: ação no coração e pulmões

A adrenalina surge em que situações? Qual a sua função para o organismo? Que órgão sintetiza a adrenalina e quem comanda esta produção? A adrenalina está relacionada com que reações / situações que o ser humano passa? Instrua os alunos a pesquisarem de que forma a adrenalina é útil para o homem, qual a relação dela com doenças. Os esportes radicais liberam adrenalina no corpo humano? Isto é saudável ou é perigoso?

Peça que os alunos pesquisem estas e outras questões referentes à adrenalina para posteriormente organizar um mapa conceitual.

Sabe-se que as situações do dia-a-dia afetam diretamente a produção de nossos hormônios. 

A reportagem a seguir mostra como estão relacionados hormônios, estresse e depressão.

http://www.atribunamt.com.br/2009/05/hormonios-estresse-e-depressao/

Se houver espaço adequado, proponha aos alunos descansarem um pouco ao som de música de relaxamento. Após este momento, eles devem redigir as sensações que tiveram.

Peça aos alunos que montem um mapa conceitual sobre os conhecimentos adquiridos nestas aulas.

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula.

Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS.    Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm  e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf

Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/

Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf

http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf

http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php

Software CMap Tools (construção de mapas conceituais): http://cmap.ihmc.us/

ou: http://cmaptools.pt.malavida.com/d4086-download-gratis-windows

Tutorial em português do CMap Tools : http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf

Agora peça que eles imprimam duas cópias do seu mapa. Guardam uma consigo e o outro mapa conceitual deve ser recortado os conceitos, formando um quebra-cabeças. Em duplas, passar as peças recortadas para o parceiro que deverá montar o mapa conceitual com elas, sem excetuar nenhuma. Podem montar sobre um caderno e finalizada a montagem, o colega corrige se está tudo correto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Adrenalina 4: ação no coração e pulmões Animação/simulação
Adrenalina 1: visão geral Animação/simulação
Adrenalina 2: ação no tecido adiposo Animação/simulação
Adrenalina 3: ação no tecido muscular Animação/simulação
Avaliação

A avaliação se dará pela participação, pesquisa e confecção dos mapas conceituais.

Opinião de quem acessou

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  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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