19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Conhecer o funcionamento do hormônio adrenalina.
Conhecer a atuação da adrenalina no corpo humano.
Relacionar alguns hormônios com reações e situações vivenciadas no dia-a-dia.
Inicie sua aula questionando os alunos acerca dos hormônios. Que ações do dia-a-dia são desencadeadas por hormônios? Onde são produzidos? Quem controla essa produção?
Para um melhor entendimento, leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o vídeo recomendado abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=t-nA0ARc_mA
No vídeo, fala-se do hormônio adrenalina. Este hormônio é popular entre os adolescentes, devido às mudanças sociais e físicas nesta fase da vida.
O Portal do Professor tem recursos de aprendizagem que mostram como a adrenalina funciona no corpo humano.
Adrenalina 2: ação no tecido adiposo
Adrenalina 3: ação no tecido muscular
Adrenalina 4: ação no coração e pulmões
A adrenalina surge em que situações? Qual a sua função para o organismo? Que órgão sintetiza a adrenalina e quem comanda esta produção? A adrenalina está relacionada com que reações / situações que o ser humano passa? Instrua os alunos a pesquisarem de que forma a adrenalina é útil para o homem, qual a relação dela com doenças. Os esportes radicais liberam adrenalina no corpo humano? Isto é saudável ou é perigoso?
Peça que os alunos pesquisem estas e outras questões referentes à adrenalina para posteriormente organizar um mapa conceitual.
Sabe-se que as situações do dia-a-dia afetam diretamente a produção de nossos hormônios.
A reportagem a seguir mostra como estão relacionados hormônios, estresse e depressão.
http://www.atribunamt.com.br/2009/05/hormonios-estresse-e-depressao/
Se houver espaço adequado, proponha aos alunos descansarem um pouco ao som de música de relaxamento. Após este momento, eles devem redigir as sensações que tiveram.
Peça aos alunos que montem um mapa conceitual sobre os conhecimentos adquiridos nestas aulas.
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula.
Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/
Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php
Software CMap Tools (construção de mapas conceituais): http://cmap.ihmc.us/
ou: http://cmaptools.pt.malavida.com/d4086-download-gratis-windows
Tutorial em português do CMap Tools : http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Agora peça que eles imprimam duas cópias do seu mapa. Guardam uma consigo e o outro mapa conceitual deve ser recortado os conceitos, formando um quebra-cabeças. Em duplas, passar as peças recortadas para o parceiro que deverá montar o mapa conceitual com elas, sem excetuar nenhuma. Podem montar sobre um caderno e finalizada a montagem, o colega corrige se está tudo correto.
Nome | Tipo |
---|---|
Adrenalina 4: ação no coração e pulmões | Animação/simulação |
Adrenalina 1: visão geral | Animação/simulação |
Adrenalina 2: ação no tecido adiposo | Animação/simulação |
Adrenalina 3: ação no tecido muscular | Animação/simulação |
A avaliação se dará pela participação, pesquisa e confecção dos mapas conceituais.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/08/2013
Quatro estrelasmuito boa essa aula
28/03/2011
Cinco estrelasadorei muito bom para todo nivel de aprendizagem