Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO EM EVOLUÇÃO

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

. identificar as principais alterações físicas no corpo homem ocorridas ao longo do processo evolutivo;

. descrever algumas mudanças de comportamento responsáveis pela evolução do homem.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Após quatro bilhões de anos de evolução nosso corpo emergiu como um conjunto único. A maneira como essas peças se encaixaram é a nossa incrível história, a história de todos nós.

I. Professor assista, juntamente com a turma, ao vídeo "The story of us" (A história de todos nós). É um documentário do Discovery Channel (aproximadamente 47 minutos) que discorre sobre as alterações no corpo e no comportamento do homem que foram responsáveis pela sua evolução. Pode ser acessado em:

http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072# 

Faça uma discussão sobre as mudanças sofridas pelo corpo humano.

Professor:

O documentário apresenta e comenta: a produção do próprio aquecimento corporal, o sistema ótico, o desenvolvimento das mãos, as alterações no esqueleto, a alimentação à base de proteínas, o aumento do tamanho do cérebro, entre outros.  

II. Explorando o documentário:

1. Apoiar o peso sobre os dois pés e tornar-se um bípede foi um grande passo na evolução humana. Discuta com os alunos qual foi o fator que causou esta mudança? Quais as vantagens para o homem quando abandonou as 4 patas e  passou a caminhar sobre duas?   

2. Escreva no caderno a (s) alternativa (s) correta (s):

2.1  São características exclusivas dos seres humanos:

(a) postura ereta, presença de mamas nas fêmeas, polegar opositor

(b) cérebro grande, polegar opositor, reprodução sexuada

(c) cérebro bem desenvolvido, capacidade de falar

(d) capacidade de pensar e expor seus pensamentos, imaginação

2.2 São características dos seres humanos comuns aos outros animais:

(a) alimentar-se regularmente e ser capaz de reproduzir

(b) possuir corpo ereto e coluna vertebral

(c) possuir visão binocular e o corpo recoberto por pelos

(d) reproduzir-se sexuadamente e assexuadamente

2.3 O  ser humano é um animal:

(a) vivíparo, porque o embrião desenvolve-se dentro do corpo materno

(b) homeotermo, porque a temperatura do corpo é constante

(c) vertebrado, porque possui coluna vertebral

(d) heterótrofo, porque obtém seu alimento a partir de outros seres vivos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    3. Peça ao aluno para realizar a seguinte atividade:

Segurar dois lápis, de maneira que a ponta de um toque a ponta do outro. Afastar os lápis, uns 10 centímetros,  e tocar as pontas com os olhos abertos. Repetir o procedimento com um dos olhos fechados. Descrever a observação e propor uma explicação para ela.

Professor:  A atividade fica mais fácil quando usamos os dois olhos porque a visão binocular (descrita no vídeo) fornece melhor noção de profundidade e, portanto, melhor capacidade de julgar distâncias.

4. Peça ao aluno, observar com atenção a ilustração abaixo e solicite que descreva, a partir do documentário, as principais alterações no corpo do homem ao longo de sua evolução.

Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5biologia/1evolucao.jpg  

III.  Professor, esta atividade pode ser realizada em parceria com o professor de português.

Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa da poesia:

AS PROFISSÕES

                Nelson Nunes da Costa 

   

– Sou lavrador - cavo a terra

para depois semear.                                     

– Eu, pescador,

passo a vida na canoa sobre o mar.                                     

– Mitigo as dores da vida                                    

sou solícita enfermeira.   

– Eu sou  mecânico perito,

não sei de melhor carreira.                                     

– Operário, desde cedo,                                    

que começa o meu labor.   

– Nos incêndios, o bombeiro,

revela o grande valor.                                     

– Eu sou médico excelente,                                    

tenho curas assombrosas.

– Na cozinha, ao fogo ardente,

faço comidas gostosas.                                      

– Comerciante zeloso,                                    

não me afasto do balcão.   

– Eu sou modista afamada,

pois coso com perfeição.                                      

– Sacerdote caridoso,                                    

eu trabalho pela cruz.   

– Aprendiz de carpinteiro,

eu sou o que foi Jesus.                                      

Toda profissão é nobre                                    

Exercida com carinho,                                    

Só o homem preguiçoso                                    

Acha o trabalho mesquinho.       

O autor descreve algumas profissões que para serem realizadas necessitam do uso preciso das mãos. Peça para os alunos que, baseando-se neste poema, produzam outro que aponte pelo menos 5 profissões ou atividades que exigem o uso preciso dos pés.   

 

Recursos Complementares

Site:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u301435.shtml 

Livros:

WINSTON, Robert. Evolução, Revolução. De Darwin ao ADN. Porto: DK – Civilização Editoras Ltda, 2009.   Obra destinada essencialmente a um público juvenil, apresenta-se sob a forma de uma enciclopédia visual. Constitui uma introdução à teoria da Evolução, com uma perspectiva histórica que abarca algumas ideias anteriores e posteriores a Darwin e inúmeras curiosidades. 

DUNBAR, Robin. A história do homem. Uma nova história da evolução da humanidade. Lisboa:Quetzal, 2006.   Esta obra apresenta a temática da evolução do ser humano nas suas facetas biológica, mental e cultural. 

Avaliação

O professor pode avaliar as diferentes atividades por meio da participação dos alunos e da produção de suas respostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.