01/12/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
. identificar as principais alterações físicas no corpo homem ocorridas ao longo do processo evolutivo;
. descrever algumas mudanças de comportamento responsáveis pela evolução do homem.
Noções básicas sobre corpo humano.
Após quatro bilhões de anos de evolução nosso corpo emergiu como um conjunto único. A maneira como essas peças se encaixaram é a nossa incrível história, a história de todos nós.
I. Professor assista, juntamente com a turma, ao vídeo "The story of us" (A história de todos nós). É um documentário do Discovery Channel (aproximadamente 47 minutos) que discorre sobre as alterações no corpo e no comportamento do homem que foram responsáveis pela sua evolução. Pode ser acessado em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072#
Faça uma discussão sobre as mudanças sofridas pelo corpo humano.
Professor:
O documentário apresenta e comenta: a produção do próprio aquecimento corporal, o sistema ótico, o desenvolvimento das mãos, as alterações no esqueleto, a alimentação à base de proteínas, o aumento do tamanho do cérebro, entre outros.
II. Explorando o documentário:
1. Apoiar o peso sobre os dois pés e tornar-se um bípede foi um grande passo na evolução humana. Discuta com os alunos qual foi o fator que causou esta mudança? Quais as vantagens para o homem quando abandonou as 4 patas e passou a caminhar sobre duas?
2. Escreva no caderno a (s) alternativa (s) correta (s):
2.1 São características exclusivas dos seres humanos:
(a) postura ereta, presença de mamas nas fêmeas, polegar opositor
(b) cérebro grande, polegar opositor, reprodução sexuada
(c) cérebro bem desenvolvido, capacidade de falar
(d) capacidade de pensar e expor seus pensamentos, imaginação
2.2 São características dos seres humanos comuns aos outros animais:
(a) alimentar-se regularmente e ser capaz de reproduzir
(b) possuir corpo ereto e coluna vertebral
(c) possuir visão binocular e o corpo recoberto por pelos
(d) reproduzir-se sexuadamente e assexuadamente
2.3 O ser humano é um animal:
(a) vivíparo, porque o embrião desenvolve-se dentro do corpo materno
(b) homeotermo, porque a temperatura do corpo é constante
(c) vertebrado, porque possui coluna vertebral
(d) heterótrofo, porque obtém seu alimento a partir de outros seres vivos
3. Peça ao aluno para realizar a seguinte atividade:
Segurar dois lápis, de maneira que a ponta de um toque a ponta do outro. Afastar os lápis, uns 10 centímetros, e tocar as pontas com os olhos abertos. Repetir o procedimento com um dos olhos fechados. Descrever a observação e propor uma explicação para ela.
Professor: A atividade fica mais fácil quando usamos os dois olhos porque a visão binocular (descrita no vídeo) fornece melhor noção de profundidade e, portanto, melhor capacidade de julgar distâncias.
4. Peça ao aluno, observar com atenção a ilustração abaixo e solicite que descreva, a partir do documentário, as principais alterações no corpo do homem ao longo de sua evolução.
Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5biologia/1evolucao.jpg
III. Professor, esta atividade pode ser realizada em parceria com o professor de português.
Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa da poesia:
AS PROFISSÕES
Nelson Nunes da Costa
– Sou lavrador - cavo a terra
para depois semear.
– Eu, pescador,
passo a vida na canoa sobre o mar.
– Mitigo as dores da vida
sou solícita enfermeira.
– Eu sou mecânico perito,
não sei de melhor carreira.
– Operário, desde cedo,
que começa o meu labor.
– Nos incêndios, o bombeiro,
revela o grande valor.
– Eu sou médico excelente,
tenho curas assombrosas.
– Na cozinha, ao fogo ardente,
faço comidas gostosas.
– Comerciante zeloso,
não me afasto do balcão.
– Eu sou modista afamada,
pois coso com perfeição.
– Sacerdote caridoso,
eu trabalho pela cruz.
– Aprendiz de carpinteiro,
eu sou o que foi Jesus.
Toda profissão é nobre
Exercida com carinho,
Só o homem preguiçoso
Acha o trabalho mesquinho.
O autor descreve algumas profissões que para serem realizadas necessitam do uso preciso das mãos. Peça para os alunos que, baseando-se neste poema, produzam outro que aponte pelo menos 5 profissões ou atividades que exigem o uso preciso dos pés.
Site:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u301435.shtml
Livros:
WINSTON, Robert. Evolução, Revolução. De Darwin ao ADN. Porto: DK – Civilização Editoras Ltda, 2009. Obra destinada essencialmente a um público juvenil, apresenta-se sob a forma de uma enciclopédia visual. Constitui uma introdução à teoria da Evolução, com uma perspectiva histórica que abarca algumas ideias anteriores e posteriores a Darwin e inúmeras curiosidades.
DUNBAR, Robin. A história do homem. Uma nova história da evolução da humanidade. Lisboa:Quetzal, 2006. Esta obra apresenta a temática da evolução do ser humano nas suas facetas biológica, mental e cultural.
O professor pode avaliar as diferentes atividades por meio da participação dos alunos e da produção de suas respostas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!