10/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
A importância da Idade Média para a formação social, política, cultural e econômica do mundo ocidental.
- Transição antiguidade-feudalismo
- Contexto histórico em que se desenvolve a Idade Média
- As estruturas medievais básicas
Introdução
O professor deve relembrar os alunos a respeito das principais estruturas (mentais, sociais, políticas e econômicas) da Idade Média. Fazendo isso, já se introduz alguma familiaridade com conceitos que, até hoje, usamos e valorizamos em sociedade.
Primeira Aula
Parte 1: Introdução
Mostrar a seguinte imagem aos alunos:
Imagem em: http://www.historiadetudo.com/feudalismo-2.jpg
Dividir os alunos em grupo e pedir-lhes que discutam entre si as principais carcaterísticas do feudalismo. Para estimular ainda mais, sugerimos que o porfessor escreva no quadro o seguinte roteiro:
- O que foi a Idade Média?
- Quais são as principais estruturas da sociedade medieval?
- Como se desenvolveu o feudalismo?
- Quais os principais valores demonstrados e elogiados pelos homens medievais?
Parte 2: Desenvolvimento
Após a primeira atividade, pedir para que os alunos apresentem suas respostas para o resto da turma.
Motivar os alunos para uma discussão orientada para as razões do desenvolvimento das cidades, do comércio e da burguesia, além de uma crescente centralização do poder, relacionando-as com a crise do feudalismo.
Depois de concluído o debate, os alunos deverão apontar, por escrito, os principais motivos que levaram ao fim do feudalismo.
Segunda Aula
Apresentar aos alunos as seguintes imagens:
A Cidade Medieval:
Imagem em : http://3.bp.blogspot.com/_MUBGHe75vkE/TIUwu7mQbwI/AAAAAAAAAD0/Hy7jwi4r4OI/s400/cidade_medieval.jpg
A cidade contemporânea:
Imagem em: http://blog.ambientebrasil.com.br/wp-content/uploads/2010/03/cidade.jpg
Através de um comparativo, estimular os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre a cidade medieval e contemporânea. Sugerir aos alunos pensarem em valores modernos que estão presentes no cotidiano de hoje. Estabelecer um paralelo entre esses valores e aqueles apontados na primeira aula. Analisar as principais implicações para o surgimento da economia de mercado.
Terceira aula
Na terceira aula, o professor deverá estimular os alunos a diferenciarem algumas características da sociedade medieval da sociedade moderna e contemporânea por meio de um debate sobre o tema: “Idade média: matriz da civilização ocidental”. Esse debate poderá, também, ser referência para a produção de um texto de 25 linhas.
Conclusão
Com o fim das três aulas, o aluno compreenderá melhor as origens de certos valores da sociedade ocidental atual. Verá a Idade Média como o berço de uma civilização que, apesar de suas inúmeras diferenças, tem, no período medieval, o surgimento de valores e estruturas que ainda nos são familiares.
Os links a seguir podem ser utilizados para estimular os debates em sala:
1 - http://gustavomelol.blogspot.com/2010/07/periodo-medieval-idade-das-trevas.html
O professor deverá avaliar os alunos levando em conta a sua participação de forma progressiva, ao longo das atividades sugeridas durante a aula, que procuram dar ao aluno informações e estímulos para o desenvolvimento de argumentos para a defesa de suas opiniões.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2011
Cinco estrelasótima aula, interessante, dinâmica e participativa.
12/02/2011
Cinco estrelasBruno, adorei sua aula ela é super-criativa!!! Sou professora de historia e gostaria de receber outras aulas no meu e-mail. Abraços! Prof. Sezimária