Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A queda do Império Romano e as “invasões” bárbaras

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Principais motivos, internos e externos, que levaram ao declínio e à queda do Império Romano;

- Papel desempenhado pelos germanos “romanizados” no período das invasões;

- Identificar geograficamente as principais regiões ocupadas pelas tribos germânicas e caracterizar as formas pelas quais se deram as invasões;

- Principais permanências e rupturas no mundo romano no período posterior às invasões.

Duração das atividades
Três aulas de 50 munitos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As estruturas sociais, políticas e econômicas do baixo Império Romano

- A crescente germanização do exército imperial

- A ascensão do Cristianismo dentro do Império

- Os limites geográficos do Império Romano.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Aula

Primeiro passo:

Exibir os seguintes vídeos para os alunos:

1 - http://www.youtube.com/watch?v=Qp3xqZEhVIk&feature=related

2 - http://www.youtube.com/watch?v=id71CM5y9Kc    

Segundo passo:

Após a exibição dos vídeos, levar os alunos para a sala de informática, onde deverão pesquisar sobre a queda do Império Romano. Dividir os alunos em dois grupos da seguinte forma:

Grupo 1: os "bárbaros"

Imagem em:  http://www.brasilescola.com/upload/e/Os%20barbaros,%20os%20germaincos%20e%20as%20palavras%20-%20CANAL%20EDUCADOR.jpg

Esse grupo deverá elencar as principais razões que levaram os povos germânicos a transporem o rio Reno e penetrarem o Império Romano. Apresentar as características de organização social, política e econômica que pravaleciam nas sociedades germânicas.

Grupo 2 : os romanos

Imagem em:  http://4.bp.blogspot.com/_dsOUCWva9Ho/SfoJmwHIu7I/AAAAAAAAAU4/W9WdmTwjj-8/s400/romanos.jpg

Esse grupo deverá enumerar as razões internas que, pouco a pouco, minaram as estruturas romanas e, consequentemente, o seu poder. Apresentar as características de organização social e econômica do Império Romano.

Segunda Aula

Desenvolvimento

Com os dados coletados durante a primeira aula, os alunos de um grupo deverão compartilhar seus conhecimentos com os do outro grupo. Para tanto, o professor deverá organizar um seminário, onde cada um dos grupos exporão seus conhecimentos. Tendo em vista os seguintes elementos:

  • principais estruturas romanas e germânicas;
  • principais permanências;
  • principais diferenças entre romanos e germânicos;

Terceira Aula

Na terceira aula os alunos deverão organizar uma exposição de imagens salientando as principais características do mundo romano e do mundo germânico. Essas imagens podem ser ilustrações, obras de arte e fotografias de edificios e construções, representando as principais estruturas de cada uma das sociedades (romana e germânica). Segue abaixo exemplos do que deve ser feito:

Estrutura militar romana ( http://2.bp.blogspot.com/_dMk5Rmt0EyI/SBSTLGCTj-I/AAAAAAAABFs/TYA4caiXu2k/s320/r4.bmp)

Exercito romano

Estrutura militar germânica ( http://1.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SWSqbUkhijI/AAAAAAAADXs/7o_9b6Oum5E/s400/Barbaros+no+inicio+da+Idade+Media.jpg)

Barbaros no Inicio

Arte romana ( http://3.bp.blogspot.com/_dxnbK-v-CBo/SWaDwYDFalI/AAAAAAAABk8/kMRROKQQsjQ/s1600/romanos.jpg)

Arte romana

Arte germânica ( http://4.bp.blogspot.com/_XYf3H5KDBfw/TLTL-pbHzLI/AAAAAAAABs4/7IKLPLKpwD0/s640/ourivesaria+germanica+2.jpg):

Arte germânica

 

 

Conclusão:

Após os seminários, os alunos deverão redigir um texto de aproximadamente 20 linhas, onde estabelecerão uma conexão entre as questões internas e externas que levaram às invasões germânicas e à consequente queda do Império Romano do Ocidente.

Para tanto, o professor poderá sugerir a consulta aos seguintes links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%B5es_dos_povos_b%C3%A1rbaros

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_Imp%C3%A9rio_Romano

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, propor um debate que atente para a importância das “invasões bárbaras” para o desenvolvimento do mundo ocidental, além do texto redigido para a conclusão da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sheila Grillo, emeb florisbelo neves , Espírito Santo - disse:
    sheilaiggg@globomail.com

    03/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei, mas o youtube é ruim, porque demora para carregar, eu faria no power point, pois os alunos nao tem paciencia e perdem a concentracao e causa tumulto nas aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.