01/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- Forma de instalação dos reinos bárbaros;
- os sincretismos entre as culturas germânicas e romanas;
- formação e estrutura do Império Carolíngio, atentando para a influência deste para a formação do mundo feudal.
- Declínio e queda do Império Romano
- As “invasões” ou migrações bárbaras
Introdução
Antes de iniciar as aulas temáticas, o professor deve salientar que as chamadas "invasões bárbaras", longe de se tratarem de invasões militares e/ou belicosas, em sua maioria, foram migrações de populações inteiras que contaram, muitas vezes, com a autorização do Império Romano para transporem a fronteira, ou limes. Além disso, muitos desses "bárbaros" já se encontravam dentro dos limites imperiais e, em alguns casos, atuavam de forma bastante incisva e preponderante em certas organizções imperiais, como o exército.
Primeira Aula
Primeiro Passo:
Apresentar aos alunos o seguinte mapa:
Em seguida, apresentar o seguinte texto:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/povos-barbaros.htm
Iniciar uma rápido disscussão a respeito da relação das invasões bárbaras e as motivações de suas respectivas instalações.
Segundo Passo:
Levar os alunos para a sala de informática. Dividi-los em grupo para que possam pesquisar sobre as diversas características e peculiaridades de cada um dos reinos formados (Entre parênteses estão algumas sugestões de links nos quais os alunos podem efetuar a pesquisa):
Grupo 1 - Francos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Francos)
Grupo 2 - Visigodos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Visigodos)
Grupo 3 - Ostrogodos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostrogodos)
Grupo 4 - Anglos e saxões (http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/povosetradicoes/344-os-anglo-saxoes.html)
Grupo 5 - Burgúndios (http://pt.wikipedia.org/wiki/Burg%C3%BAndios)
Recolhidos os dados pelos grupos, os alunos devem fazer uma apresentação em sala de aula sobre as suas respectivas temáticas.
Segunda Aula
Distribuir para os alunos o texto encontrado no seguinte link:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/francos.htm
apresentar o seguinte mapa:
Imagem em: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/francesa_mapacarlos.jpg
A partir do texto e do mapa, os alunos deverão, em forma de seminário, tentar responder as seguintes questões:
1 - quais as principais estruturas desenvolvidas pelo reino franco durante o Período Carolúngio?
2 - quais os principais desenvolvimentos intelectuais e artísticos durante o chamado Renascimento Carolíngio?
3 - por que o reino franco perdeu seu poder após a divisão do Império?
4 - é possível relacionar as estruturas do período carolíngio com as do feudalismo?
Terceira Aula
Nessa aula, os alunos deverão, em forma de debate, realizar uma síntese das duas aulas anteriores.
Retomar os grupos da primeira aula e produzir um jornal com textos jornalísticos sobre as invasões, instalações e formações dos reinos bábaros.O jornal poderá contar com textos redigidos pelos próprios alunos. Além disso, poderá contar com imagens obtidas de revistas e/ou da internet. É bom salientar que as imagens devem ter relação com os textos produzidos.
Conclusão
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender como se deram as invasões e posteriores instalações germânicas no interior do antigo Império Romano. Serão capazes de entender as principais estruturas dos principais reinos formados, em especial o reino franco de Carlos Magno.
Como recurso complementar, pode-se apresentar o seguinte vídeo a respeito do reino visigodo na Espanha:
http://www.youtube.com/watch?v=zealtu28Bs0
e ainda estes links:
1 - http://educacao.uol.com.br/biografias/carlos-magno.jhtm
2 - http://www.brasilescola.com/historiag/reino-dos-francos.htm
A partir das análises introdutórias e de desenvolvimento, os alunos deverão estabelecer a relação de similitudes e diferenças entre o Império Carolíngio e os outros reinos bárbaros num texto de 20-25 linhas.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2014
Três estrelasmuito o plano de aula ,as informaçoes precisas que são faceis para os alunos aprederem tudo sobre os povos germanicos e seus reinos