16/12/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
O aluno por meio desta aula poderá:
. relacionar o tamanho do cérebro com a evolução do ser humano;
. descrever a constituição física do cérebro e as suas funções;
. produzir textos e desenhos criativos.
Noções básicas sobre a anatomia do cérebro e de suas respectivas funções.
Professor, inicie a aula passando para os alunos os 11 minutos finais do documentário A história de todos nós produzido pela Discovery e que pode ser acessado em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072#
I. Explorando o filme:
Proponha para os alunos elaborarem e registrarem as respostas.
Segundo o filme:
1. O que é criatividade?
2. O que torna um cérebro criativo?
3. Qual é o alimento para o cérebro e onde os hominídeos encontraram este alimento?
4. A criatividade é o marco evolutivo que permitiu aos hominídeos tornarem-se homens modernos. Comente esta frase.
II. Explorando a criatividade:
1. Professor, se possível, realize esta atividade em parceria com o professor de Artes. Distribua uma folha sulfite em branco para cada aluno.
Solicitar aos alunos que, durante um minuto, tracem linhas aleatórias nesta folha sem tirar o lápis da folha. Em seguida, peça aos alunos que utilizando-as façam desenhos associados ao corpo humano. Por exemplo, poderão aparecer estômago, coração, olhos, etc.Os desenhos serão coloridos e expostos pelos alunos.
2. Leia em voz alta para os alunos a seguinte descrição de corpo:
Minha altura diminuiu porque perdi massa muscular e massa óssea. As mamas tornaram-se flácidas. A camada de gordura sob minha pele também se reduziu. Minha pele enrugou-se e tenho muitas expressões faciais causadas por vínculos no rosto. Minha força física diminui. Meu corpo está envergado e por causa disto caminho mais lentamente.
a. Peça para os alunos que, a partir desta descrição, identifiquem qual o sexo e em qual fase da vida este corpo se encontra.
b. Proponha para os alunos elaborarem uma descrição de corpo realizada por:
uma deficiente visual
uma mãe descrevendo o corpo de seu filho que acabou de nascer
Socialize as descrições e faça comentários. Considere a criatividade e discuta com os alunos se a partir das descrições é possível identificar o dono do corpo.
3. Professor, juntamente com os alunos, assista aos vídeos que podem ser acessados em:
http://www.youtube.com/watch?v=7EDRcR34dcE
http://www.youtube.com/watch?v=G6yNlNJYJas
Estes vídeos apresentam imagens produzidas pela sombra de corpos humanos ou de suas partes. Faça comentários.
Peça aos alunos que por meio de objetos ou das próprias mãos e utilizando uma fonte de luz (vela, projetor de slydes, retroprojetor, data-show) produzam imagens por meio das sombras projetadas na tela ou na parede. Solicite parceria com professores de artes para a construção destas imagens.
Fonte: http://maurobindo.blogspot.com/2007/07/sombras.html
III . Assim como o corpo precisa de exercícios físicos para manter o seu bom funcionamento, o cérebro também necessita de estímulos. Afinal, ele precisa estar sempre ativo para que não haja perda de memória. Uma forma de exercitar o cérebro é por meio de resoluções de palavras cruzadas, sudoku e problemas de lógica que possuem ferramentas aconselhadas para auxiliar na chamada "ginástica cerebral". Quanto mais informações os neurônios recebem, surgem mais ligações entre eles, as chamadas sinapses. Esse tipo de exercício estimula a criatividade, favorece a memória, retarda o envelhecimento e contribui para a inteligência.
Proponha o seguinte exercício para os alunos:
Instruções: O professor distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada aluno que durante dez minutos, deverá ler e assinalar as declarações consideradas verdadeiras (V), falsas (F) ou desconhecidas (D).
“Máquina Registradora” Fonte: www.cdof.com.br/recrea7.htm
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
Declarações acerca da história:
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados ..........
2. O ladrão foi um homem.........
3. O homem não pediu dinheiro..........
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu .......
6. Alguém abriu uma máquina registradora.........
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.......
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveram três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia ............
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ......
Vencido o prazo, o professor anuncia e comenta as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, a de número 6 é verdadeira e todas as demais são desconhecidas).
Discuta com os alunos a importância do raciocínio para a interpretação das declarações.
Sites sugeridos:
http://www.youtube.com/watch?v=7EDRcR34dcE
http://www.istoe.com.br/reportagens/1038_O+DESPERTAR+DA+CRIATIVIDADE sugere orientações para o desenvolvimento da criatividade.
Professor, avalie os registros das respostas dos alunos e a participação dos mesmos nas atividades propostas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!