Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O feudalismo

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender:

- a transição do modo de produção antigo ao feudal;

- a relação da segunda onda de invasões e o processo de encastelamento da Europa;

- as estruturas do feudalismo e as principais regiões em que se desenvolveu e suas peculiaridades;

- a formação de uma classe social dominante a partir da guerra e da estratificação social.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O modo de produção antigo e o seu declínio

- O Império Carolíngio e a sua estrutura político-administrativa

- Os reinos bárbaros do Ocidente

Estratégias e recursos da aula

Introdução 

É importante destacar que o feudalismo clássico se desenvolveu apenas em uma parte da Europa e que, devido à influência dessa região, espalhou por outros lugares suas estruturas básicas. Entretanto, em cada diferente localidade em que se instalou, o feudalismo sofreu com diferentes particularidades e peculiaridades regionais, formando, portanto, diversos tipos de “feudalismo”, cada qual com a sua devida originalidade.  

Desenvolvimento 

Primeira aula

Na primeira aula, o professor deverá dividir a turma em 3 grupos, com as seguinte temáticas (entre parênteses estão alguns links suridos para a pesquisa dos alunos):

Grupo 1 - as invasões vikings (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vikings) - os alunos deverão atentar para o impacto causado pelos vikings seguindo a seguinte linha de raciocínio:   

1 - quem eram os vikings?

2 - onde e quando se deram as invasões?

3 - quais as consequências de seus ataques?

Grupo 2 - as invasões muçulmanas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Expans%C3%A3o_isl%C3%A2mica) - os alunos deverão atentar para o impacto causado pelos muçulmanos seguindo a seguinte linha de raciocínio: 

1 - quem eram(são) os muçulmanos?

2 - onde e quando se deram as invasões?

3 - quais os impactos e consequências causados pelos ataques? 

Grupo 3 - as invasões magiares (http://pt.wikipedia.org/wiki/Magiares) - os alunos deverão atentar para o impacto causado pelos magiares seguindo a seguinte linha de raciocínio:   

1 - quem eram os magiares?

2 - onde e quando se deram as invasões?

3 - quais as consequências de seus ataques?

Apresentar os seguintes mapas com as direções e localidades da segunda onda de invasões bárbaras:

Imagem em: http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/historia/media/200707/17/hisuniversal/20070717klphisuni_56.Ees.SCO.png 

Imagem em: http://3.bp.blogspot.com/_b8lKBo8aG6s/S-VwCUJWl1I/AAAAAAAAAr0/cCUGuF8PqJI/s1600/800px-Territories_and_Voyages_of_the_Vikings_blank.png 

Em seguida, levar a turma para o laboratório de informática onde farão pesquisas a respeito de suas respectivas temáticas. Essa pesquisa será apresentada no final da primeira aula em forma de seminário, seguida de uma pequena redação feita de maneira individual.

Segunda aula

A segunda aula será formada por uma primeira etapa mais curta e de uma segunda mais extensa, da seguinte maneira:

Etapa 1:

Primeiramente, o professor deverá distribuir aos alunos o seguinte texto sobre o castelo medieval, econtrado no link a seguir:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/castelos_medievais.htm 

Feito isso, o professor deverá estimular os alunos numa rápida discussão questionando se haveria alguma relação entre a segunda onda de invasões (vikings, muçulmanos e magiares) e o fenômeno de encastelamento da Europa.   

Etapa 2:

Distribua cópias do texto encontrado no link a seguir:

http://www.culturabrasil.pro.br/feudalismo.htm 

A seguir, o professor estimulará os alunos a relacionar o texto às imagens abaixo, que deverão ser apresentadas numa exibição de slides. A relação texto/imagem pode seguir o seguinte roteiro:

- a que se refere cada imagem;

- a qual parte do texto se realaciona cada imagem. Por exemplo: imagem 1: parte política (no texto: "Suserania e vassalagem")

- grifar no texto passagens que identifiquem/caracterizem as 3 imagens.

Imagem em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Feudalismo%20-%20BRESCOLA.jpg  

Imagem em: http://www.enciclopedia.com.pt/images/articles/0008n050.jpg 

Imagem em : http://mestresdahistoria.blogspot.com/2009/09/feudalismo-servidao-impostos-taxas.html 

O professor deverá propor uma redação de 20 linhas onde deverão figurar os seguintes elementos:

1 - relação invasões bárbaras e surgimento do feudalismo;

2 - perseverança de elementos antigos no mundo feudal;

3 - presença de elementos germânicos no mundo feudal;

4 - principais estruturas econômicas, sociais e políticas do feudalismo.

Em seguida, o professor deverá dividir os alunos em grupos e pedir-lhes que façam um jornal mural a respeito da vida em um castelo medieval, no campo, em suma, a vida durante o período feudal. Para tanto, os alunos deverão utilizar imagens e textos. Nesta segunda aula será iniciada a redação dos textos do jornal mural, que podem ter como referência os textos produzidos na atividade anterior.

Terceira Aula

Nesta última aula, será finalizida a redação dos textos do jornal mural e realizada a sua montagem. Os textos dos jornais poderão ser redigidos à mão. As imagens utilizadas podem ser obtidas de revistas temáticas e/ou da internet. Elas devem ser coladas de modo que se relacionem com texto redigido.

Em seguida, os jornais produzidos pelos alunos devem ser expostos num espaço adequado da escola. Caso não haja esse espaço, os jornais podem ser expostos nos corredores do próprio estabelecimento ou onde o professor achar mais apropriado.

Conclusão 

O professor deverá propor um debate com os alunos a respeito da importância do castelo para a sociedade e sua relação com o cotidiano medieval, o modo de produção feudal e a formação de uma aristocracia cavaleiresca.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar a participação de cada aluno nos debates e discussões. Poderá sugerir uma produção de texto, individual ou em grupo (a critério do professor) sobre as relações entre período carolíngio, segunda onda de invasões bárbaras e feudalismo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raimunda, Secretaria da Educação , Bahia - disse:
    munda.viana@hotmail.com

    22/03/2013

    Quatro estrelas

    Eu achei interessante a proposta de aula mais eu tenho necessidade de compreender uma coisa:como trabalhar com o aluno que o feudalismo foi o resultado de que se chama invasões dos bárbaros e a decadência do Império Romano . Como eu posso fazer o aluno compreender que o feudalismo também pós fim ao maior império da antiguidade, que massacrava povos inteiros e que as invasões barbaras assim como as lutas de escravos e as brigas de poder foi o começo de tudo


  • adeilde, Colegio Tarcilia , Bahia - disse:
    adeildebiol@hotmail.com

    27/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, tirou muitas dúvidas que eu tinha.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.