07/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
- O "ressurgimento" das cidades;
- O desenvolvimento de uma economia de mercado;
- Origens da burguesia.
- O feudalismo e suas estruturas sociais, políticas e econômicas
Primeira aula
Introdução
O professor deverá identificar para os alunos, por meio da imagem abaixo, as estruturas assinaladas características do feudalismo:
Dividir os alunos em grupos e distribuir entre eles o texto (Leitura Complementar, utens 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4)encontrado no seguinte link:
http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/pages/1307.htm
Os alunos devrão buscar no texto os seguintes elementos:
1 - as principais formas das obrigações servis;
2 - as maneiras pelas quais se efetuavam o comércio;
3 - como se davam as relações sociais.
Com os dados recolhidos, os alunos, em seus respectivos grupos, deverão apresentar um texto de 10-15 linhas sobre o funcionamento da economia feudal. Esse texto poderá ser tomado por base para o debate realizado a seguir.
Segunda Aula
Para a segunda aula, sugerimos que o professor estimule um debate, em forma de seminário, entre os alunos utilizando os seguintes questionamentos:
1- Quais as principais formas de comércio durante o período feudal?
2- Existiam maneiras de progressão social?
3- Como se situava a economia monetária durante o feudalismo?
4- Em que parte da terra, cidade ou campo, desenvolviam-se as principais atividades, produtivas ou não?
5- Quais os principais avanços técnicos de produção e comerciais do período feudal?
Terceira Aula
Nesta aula, retomando os elementos discutidos na aula anterior, o professor deverá:
1- estimular os alunos numa discussão sobre como o modo de produção feudal, de cunho basicamente rural, permitiu o desenvolvimento das cidades e de uma classe mercantil;
2- estimular uma rápida análise a respeito da influência do desenvolvimento urbano sobre o afloramento de uma economia de mercado e do capitalismo.
Como uma última atividade , sugerimos restabelecer os grupos da primeira aula para que montem um pequeno jornal medieval a partir dos conhecimentos adquiridos durante as duas aulas e seguindo o seguinte roteiro:
- quais seriam as notícias presentes no período medieval?
- o que contariam os jornais da Idade Média?
- quais os principais acontecimentos numa cidade medieval?
As imagens podem ser obtidas de revistas, jornais e mesmo da internet. As notícias jornalísticas deverão corresponder com as imagens a elas relacionadas.
Conclusão
Ao fim das três aulas, os alunos compreenderão como o feudalismo possibilitou um ressurgimento das cidades e como essas foram importantes para o surgimento de uma economia de mercado e da afirmação de uma burguesia mercantil.
Sugerimos os seguintes links:
1 - http://www.brasilescola.com/historiag/economia-feudal.htm
Ao longo da aula, o professor deverá ficar atento à participação do aluno nos debates e a sua desenvoltura com o tema.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/06/2014
Cinco estrelasadorei , por esclarecer minha duvida sobre o feudo