Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Economia feudal e a formação da burguesia

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  O "ressurgimento" das cidades;

-  O desenvolvimento de uma economia de mercado; 

-  Origens da burguesia.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O feudalismo e suas estruturas sociais, políticas e econômicas

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

Introdução

O professor deverá identificar para os alunos, por meio da imagem abaixo, as estruturas assinaladas características do feudalismo:

Dividir os alunos em grupos e distribuir entre eles o texto (Leitura Complementar, utens 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4)encontrado no seguinte link:

http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/pages/1307.htm    

Os alunos devrão buscar no texto os seguintes elementos:

1 - as principais formas das obrigações servis;

2 - as maneiras pelas quais se efetuavam o comércio;

3 - como se davam as relações sociais.

Com os dados recolhidos, os alunos, em seus respectivos grupos, deverão apresentar um texto de 10-15 linhas sobre o funcionamento da economia feudal. Esse texto poderá ser tomado por base para o debate realizado a seguir.

Segunda Aula

Para a segunda aula, sugerimos  que o professor estimule um debate, em forma de seminário, entre os alunos  utilizando os seguintes questionamentos:

1- Quais as principais formas de comércio durante o período feudal?

2- Existiam maneiras de progressão social?

3- Como se situava a economia monetária durante o feudalismo?

4- Em que parte da terra, cidade ou campo, desenvolviam-se as principais atividades, produtivas ou não?

5- Quais os principais avanços técnicos de produção e comerciais do período feudal?   

 Terceira Aula

Nesta aula, retomando os elementos discutidos na aula anterior, o professor deverá:

1- estimular os alunos numa discussão sobre como o modo de produção feudal, de cunho basicamente rural, permitiu o desenvolvimento das cidades e de uma classe mercantil;

2- estimular uma rápida análise a respeito da influência do desenvolvimento urbano sobre o afloramento de uma economia de mercado e do capitalismo.

Como uma última atividade , sugerimos restabelecer os grupos da primeira aula para que montem um pequeno jornal medieval a partir dos conhecimentos adquiridos durante as duas aulas e seguindo o seguinte roteiro:

 - quais seriam as notícias presentes no período medieval?

 - o que contariam os jornais da Idade Média?

 - quais os principais acontecimentos numa cidade medieval? 

As imagens podem ser obtidas de revistas, jornais e mesmo da internet. As notícias jornalísticas deverão corresponder com as imagens a elas relacionadas.

Conclusão

Ao fim das três aulas, os alunos compreenderão como o feudalismo possibilitou um ressurgimento das cidades e como essas foram importantes para o surgimento de uma economia de mercado e da afirmação de uma burguesia mercantil.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao longo da aula, o professor deverá ficar atento à participação do aluno nos debates e a sua desenvoltura com o tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.