27/11/2010
Lígia Betriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
- A relação entre o crescimento urbano e comercial e o declínio do feudalismo que, por sua vez, levaria ao fortalecimento das monarquias europeias;
- Movimentos populares urbanos e camponeses;
- As grandes calamidades vividas pelo ocidente europeu durante o século XIV.
- As estruturas e a estratificação da sociedade feudal
- A crise do feudalismo, o surgimento da burguesia e o revivescimento da economia monetária e da cidade
Primeira Aula
Introdução
Para dar início às aulas, o professor deve salientar a importância da nobreza e sua dominação sobre a sociedade medieval. Deve lembrar os alunos o papel preponderante por ela desempenhado, resultando numa descentralização do poder político e econômico durante o período feudal.
Primeiro Passo:
O professor deverá apresentar a seguinte imagem aos alunos e discutir sobre o seu significado:
Imagem em: http://www.labamba.com.mx/wp-content/uploads/6278.jpg
Segundo Passo:
Levar os alunos à sala de informática e dividi-los em grupo, onde deverão pesquisar a respeito das transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas na Europa dos séculos XII-XV, respeitando os seguintes temas
Grupo 1 - crise do feudalismo (http://www.brasilescola.com/historiag/crise-feudalismo.htm; http://www.suapesquisa.com/feudalismo/crise_feudalismo.htm );
Grupo 2 - centralização do poder e surgimento dos primeiros Estados Nacionais (http://www.brasilescola.com/historiag/estados-nacionais.htm );
Grupo 3 - calamidades do século XIV (http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_fome_de_1315-1317_na_Europa; http://www.brasilescola.com/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm );
Grupo 4 - renascimento do século XII (urbano, cultural, científico) e o crescumento da burguesia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento_no_s%C3%A9culo_XII)
Terceiro Passo:
Os alunos deverão, ainda divididos em grupos, produzir apresentações para a turma a respeito dos temas pesquisados pelos respectivos grupos. Essas apresentações devem ser direcionadas, pelos grupos, para o restante da turma. Elas podem apresentar imagens (caso a escola disponha de um datashow ou mesmo em cartazes) e textos.
Segunda Aula
Na segunda aula, tomando como base as apresentações da aula anterior, os alunos, ainda divididos em grupos, deverão esquematizar um jornal mural onde representarão as temáticas pesquisadas, de acordo com as seguintes etapas:
1 - redação de textos jornalísticos;
2 - pesquisa, criação e obtenção de imagens (imagens de livros, xerox, revistas, internet e até desenhadas/produzidas pelos próprios alunos);
3 - exposição dos jornais produzidos em um espaço apropriado fornecido pela escola. Caso não haja essa espaço, os jornais podem ser expostos nos corredores da escola.
Terceira Aula
Num primeiro momento, o professor deverá mostrar aos alunos os vídeos a seguir, como forma de exemplificar as diversas calamidades, como a Peste Negra, fomes e guerras, ocorridas no Ocidente durante o século XIV:
- http://www.youtube.com/watch?v=yX_Kh4I3eZs&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=AIeqVuusnpY
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão com os alunos, em forma de seminário, a partir do roteiro a seguir:
- as principais calamidades do século XIV e suas consequências imediatas;
- os principais movimentos urbanos e camponeses do período;
- o renascimento comercial e o crescimento da burguesia
- crise do feudalismo e centralização do poder.
Conclusão
Ao fim da aula, os alunos serão capazes de discutir a formação dos Estados Modernos e relacioná-la ao fortalecimento das monarquias européias.Compreenderão a expansão comercial do período e como os movimentos populares fizeram parte de um contexto mais amplo de crise do feudalismo. Por fim, entenderão como as calamidades causaram não apenas morte, mas também um temor psicológico e uma aproximação à religião.
Sugerimos os seguintes links sobre a peste negra e Joana d'Arc:
O professor deve, ao longo da aula, avaliar a participação do aluno nos diversos debates e discussões e sua desenvoltura e conhecimento do tema. Pode-se, além disso, sugerir uma atividade escrita, tomando como base a relação: crise do feudalismo e descentralização do poder.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/05/2011
Cinco estrelasGostei da aula, pois eu estava realmente precisando deste assunto e sua aula me ajudou bastante. Obrigado Bruno!
02/05/2011
Três estrelasesta aula pode ser direcionada muito bem com turmas do ensino médio