Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero: texto instrucional

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as características desse gênero textual;
  • identificar o uso de verbos no imperativo nesse gênero.  
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Modo verbal e verbos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos:

  • Internet
  • xerox
  • trabalho em grupo

ATIVIDADE 1

No Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que os alunos acessem as imagens abaixo:

http://socorronacozinha.wordpress.com/tag/brigadeiro-de-colher/ 

http://blogalize.net/uno-online.html 

Depois disso, organizados em trios, os alunos receberão xerox de uma ficha com perguntas sobre as imagens. Elas deverão ser respondidas oralmente entre o grupo:

  1. O que é mostrado na primeira imagem?
  2. E na segunda?
  3. De que forma é possível saber como se faz o doce mostrado na primeira imagem?
  4. Que informações você precisa saber para fazer o brigadeiro?
  5. Em relação ao jogo UNO, se você não o conhece, o que deve fazer para saber como jogá-lo?
  6. Você sabia que o texto que contém informações sobre procedimentos ou normas é chamado texto instrucional? Dê exemplos de outros textos que você acredita ser um texto instrucional.

Depois de discutirem em trios, o professor deverá fazer a correção com toda a classe. Ele deverá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.

ATIVIDADE 2

O professor mostrará, por meio de projeção, uma receita de brigadeiro e  parte do manual de instrução do jogo UNO.

 

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/114-brigadeiro.html 

Em relação à receita de brigadeiro, o professor deverá perguntar aos alunos:

  • Em quantas partes é dividida a receita? O que apresenta a primeira parte? E a segunda?
  • Observe os verbos que aparecem no início dos comandos do "modo de preparo". Em que modo verbal eles estão? Justifique:

http://jogosdecartas.hut.com.br/uno/ 

Em relação às instruções do jogo, o professor deverá perguntar:

  • A partir de que idade é recomendado o jogo?
  • Quantas pessoas podem jogar?
  • Qual é o objetivo do jogo?
  • Você acha que o manual de instruções do jogo é importante? Por quê?

Depois de respondidas as perguntas, os alunos deverão jogar UNO lendo as orientações do Manual. (Professor, muitas escolas têm esse jogo e o custo dele não é alto. Você também pode optar por outro jogo que tenha na escola, mas é importante que os alunos sigam as instruções do Manual. Você poderá também confeccionar as cartas de UNO).

ATIVIDADE 3

O professor deverá dividir a sala em grupos. Cada grupo receberá um texto instrucional, conforme modelos abaixo. Os alunos deverão ler os textos e responder as seguintes questões sobre ele:

  1. Por que esse texto é considerado um texto instrucional?
  2. O que ele "ensina", "orienta"?
  3. Observe os verbos. Eles estão no imperativo? O que sugerem?
  4. Onde esse texto pode ser encontrado?
  5. Em sua opinião qual é a relevância desse texto?

Depois de discutidas e respondidas as questões, cada grupo se apresentará falando sobre o texto trabalhado. Eles deverão basear nas respostas dadas às perguntas.

Textos instrucionais:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_MT0p2_0Lzds/SovqPIljewI/AAAAAAAABIE/ENtx3Q3VmE0/s400/01.JPG&imgrefurl=http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/08/como-lavar-as-maos-texto-instrucional.html&usg=__EEHRNebV_UlxBSx6qgJyQrDIfdQ=&h=400&w=278&sz=33&hl=pt-br&start=2&zoom=1&tbnid=LK9UBOMn0t5IUM:&tbnh=124&tbnw=86&prev=/images%3Fq%3Dtexto%2Binstrucional%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1276%26bih%3D615%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1 

http://amorizade.wordpress.com/2006/12/27/receita-medica/ 

http://www.diverplay.com.br/lojavirtual/faq.asp 

http://www.redebomdia.com.br/saudeebemestar/59/infarto+de+frances+durante+%3Cbr%3Evoo+alerta+para+cuidados 

O professor poderá fazer intervenções durante a apresentação dos alunos.

ATIVIDADE 4

Em grupos, os alunos deverão elaborar um texto instrucional ensinando como brincar de "amarelinha".

http://leituraescola.blogspot.com/2009/05/brincadeiras-instrucoes-e-variantes.html 

  • Professor, é importante lembrar aos alunos que eles devem dividir o texto em duas partes: material necessário e como jogar.

IMPORTANTE:

  • O  professor deverá recolher os trabalhos para fazer correção.
  • Variação da atividade: cada grupo escreverá sobre uma brincadeira diferente.
  • A atividade deverá ser divulgada no mural, blog ou site da escola.
Recursos Complementares

http://www.exedrajournal.com/docs/02/07-ConceicaoManaia.pdf 

 “Receita para a Felicidade”:Da compreensão de textos à escrita criativa. (Professor, copie e cole este link no endereço do navegador)

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação efetiva nas atividades. É importante observar se compreenderam as características do texto instrucional por meio da resolução das atividades. A atividade de elaboração do texto da atividade 4 deve ser corrigida pelo professor para verificar as dúvidas e dificuldades que os alunos possam apresentar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.