01/12/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Estratégias e Recursos:
ATIVIDADE 1
No Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que os alunos acessem as imagens abaixo:
http://socorronacozinha.wordpress.com/tag/brigadeiro-de-colher/
http://blogalize.net/uno-online.html
Depois disso, organizados em trios, os alunos receberão xerox de uma ficha com perguntas sobre as imagens. Elas deverão ser respondidas oralmente entre o grupo:
|
Depois de discutirem em trios, o professor deverá fazer a correção com toda a classe. Ele deverá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.
ATIVIDADE 2
O professor mostrará, por meio de projeção, uma receita de brigadeiro e parte do manual de instrução do jogo UNO.
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/114-brigadeiro.html
Em relação à receita de brigadeiro, o professor deverá perguntar aos alunos:
http://jogosdecartas.hut.com.br/uno/
Em relação às instruções do jogo, o professor deverá perguntar:
Depois de respondidas as perguntas, os alunos deverão jogar UNO lendo as orientações do Manual. (Professor, muitas escolas têm esse jogo e o custo dele não é alto. Você também pode optar por outro jogo que tenha na escola, mas é importante que os alunos sigam as instruções do Manual. Você poderá também confeccionar as cartas de UNO).
ATIVIDADE 3
O professor deverá dividir a sala em grupos. Cada grupo receberá um texto instrucional, conforme modelos abaixo. Os alunos deverão ler os textos e responder as seguintes questões sobre ele:
Depois de discutidas e respondidas as questões, cada grupo se apresentará falando sobre o texto trabalhado. Eles deverão basear nas respostas dadas às perguntas.
Textos instrucionais:
http://amorizade.wordpress.com/2006/12/27/receita-medica/
http://www.diverplay.com.br/lojavirtual/faq.asp
O professor poderá fazer intervenções durante a apresentação dos alunos.
ATIVIDADE 4
Em grupos, os alunos deverão elaborar um texto instrucional ensinando como brincar de "amarelinha".
http://leituraescola.blogspot.com/2009/05/brincadeiras-instrucoes-e-variantes.html
IMPORTANTE:
http://www.exedrajournal.com/docs/02/07-ConceicaoManaia.pdf
“Receita para a Felicidade”:Da compreensão de textos à escrita criativa. (Professor, copie e cole este link no endereço do navegador)
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação efetiva nas atividades. É importante observar se compreenderam as características do texto instrucional por meio da resolução das atividades. A atividade de elaboração do texto da atividade 4 deve ser corrigida pelo professor para verificar as dúvidas e dificuldades que os alunos possam apresentar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!