26/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados nos espaços urbanos.
Relacionar essas práticas corporais com outras práticas da cultura jovem.
Identificar os principais argumentos atrelados a adesão a essas práticas.
1- Os alunos devem conhecer os elementos caracterizadores das práticas esportivas: a- regras formais universalizadas; b- padronização dos materiais utilizados na prática; c- espaço físico formal onde se desenvolve a prática; d- ação competitiva entre dois ou mais grupos/ indivíduos
2- Os alunos devem conhecer a diferença entre esportes tradicionais e esporte radical ou de aventura.
É crescente a busca pelos esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Esse plano de aula pretende apresentar esportes radicais praticados nos grandes centros urbanos e relacionar tais práticas a cultura jovem. Por fim, os jovens irão realizar uma pesquisa objetivando identificar os fatores que determinam a adesão a essas novas práticas corporais.
Atividade 1:
Caro professor, a primeira atividade da aula será realizada em sala de aula. Divida a turma em dois grupos. Faça uma rápida revisão de conceitos já trabalhados anteriormente que fazem a distinção entre modalidades esportivas tradicionais (vôlei, basquete, atletismo, futebol, etc.) e modalidade de esporte radical ou de aventura (skate, suf, escalada, rafting, etc.)
A primeira atividade da aula será uma gincana. Peça para cada grupo listar o maior número possível de esportes de aventura. Cada grupo terá 3 minutos para realizar a tarefa. Terminado esse primeiro momento, os grupos terão cinco minutos para dividir as modalidades listadas em dois grupos:
1- praticada na natureza,
2- praticada em centros urbanos.
Compare a lista produzida pelos dois grupos. Veja se há consenso sobre os conceitos trabalhados e se todos compreenderam perfeitamente a diferença entre:
a- esporte tradicionais,
b- esportes radicais,
c- esportes na natureza,
d- esportes urbanos.
Para finalizar a primeira atividade, peça para os alunos relatarem rapidamente experiências passadas que eles já tiveram com esportes radicais nas grandes cidades. Os relatos devem conter:
1- idade de iniciação,
2- como foi realizada,
3- onde praticava a modalidade,
4- os motivos que determinaram o início e/ou continuidade da prática.
Atividade 2:
Nesse momento a turma deverá selecionar uma ou duas práticas de esportes radicais urbanos para uma pesquisa – essa atividade será mais bem delineada na atividade posterior. Faça uma eleição na turma para definir a (s) modalidade (s). Nesse caso, como exemplo iremos trabalhar com o skate – modalidade bastante difundida no Brasil com praticantes em grande e pequenas cidades do país.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esportes_Radicais/0,,MUL1289094-15040,00.html
O professor irá apresentar vídeos para os alunos com três tipos básicos de competições:
1- Street – uma pista com obstáculos simulando obstáculos encontrados nas ruas;
http://www.youtube.com/watch?v=LpBWEM0KtrU
2- Half Pipe
http://www.youtube.com/watch?v=zaUPzjNpeyA&feature=related
3- Mega Rampa
http://www.youtube.com/watch?v=ReTSonqib1A&feature=related
Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de competição no skate. Professor, permita que os alunos assistam cada vídeo duas vezes e posteriormente realize um debate com os seguintes temas.
1- Qual tipo de competição se assemelha mais ao skate que jovens praticam diariamente na rua?
2- Qual cenário para ser mais perigoso?
3- Quais as semelhanças entre as competições?
Atividade 3:
A última atividade será uma pesquisa. Em grupos de cinco alunos, a turma deverá entrevistar jovens que praticam skate. Caso seja possível, os alunos poderão entrevistar skatistas famosos em suas cidades ou então os próprios colegas de turma ou da escola que praticam o esporte. As questões da entrevista deverão debater:
1- a trajetória do skatistas (como iniciaram na modalidade e onde praticam);
2- as sensações durante a prática da modalidade;
3- as sensações durante as competições?
4- o medo durante as sessões. Como superar o medo? Relate situações vividas de traumas e superações.
5- a prática do skate está relacionada com outros hábitos do seu dia-a-dia (vestimenta, vocabulário, grupos de afinidade, etc.) Relate um pouco seu “estilo de vida” e como o skate faz parte dele.
Ao final da pesquisa, cada grupo deverá fazer uma rápida apresentação dos resultados obtidos nas entrevistas (tempo estimado 10 minutos). Cada grupo deverá realizar no mínimo 3 entrevistas. Para cada um dos itens citados a cima é importante que os grupos formulem 3 ou 4 perguntas.
Para mais informações sobre esportes radicais ver o site:
http://espnbrasil.terra.com.br/xgames
Leitura complementar para o professor.
Améstica, M. C.; Cláveria, A. V.; Etchepare, G. C.; Montoya,L. C. EL SKATE URBANO JUVENIL UNA PRÁCTICA SOCIAL Y CORPORAL EN TIEMPOS DE LA RESIGNIFICACIÓN DE LA IDENTIDAD JUVENIL CHILENA. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 1, 2006, p. 39-53.
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=37&path[]=44
Ao final da aula, o professor irá reunir a turma para retomar os principais pontos debatidos na aula.
1- Indique ao menos 5 esportes radicais praticados em centros urbanos.
2- Como a prática de esportes radicais dialoga com o estilo de vida dos jovens urbanos?
3- Indique diferenças entre os três tipos de competições de skate citadas na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!