Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO HUMANO E SUA CONSTITUIÇÃO

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de identificar e descrever os níveis de organização estrutural do corpo humano e dos seres vivos.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Professor, acesse  http://www.youtube.com/watch?v=IKcK29LwY8g&feature=related  para assistir ao documentário sobre constituição das células (duração aproximada de 5 min).

I. Peça aos alunos que registrem:

a. Diferenças entre células eucarióticas e procarióticas.

b. As partes principais de uma célula.

c. 5 informações repassadas pelo filme.  

Socialize e comente  as respostas. 

II. Os níveis de organização do organismo: átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos, sistema e organismo.

Átomos e moléculas: os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas e formam as moléculas.

Organelas e células: as organelas são estruturas no interior das células que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida.

Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função.

Órgãos: os tecidos se unem formando os órgãos.

Sistemas: são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função orgânica. 

Organismo: a união de todos os sistemas forma o organismo. Por exemplo: homem, samambaia, elefante.   

Professor, após apresentar e discutir estes conceitos, forme 5 grupos e distribua para cada grupo: papel manilha, réguas, canetinhas coloridas e fita crepe. Cada grupo será responsável pela elaboração de desenhos. Os esquemas serão dispostos no quadro ou no chão e obedecerão a seguinte ordem para serem colados: 5, 4, 3, 2 e 1. 

Numerar os grupos e orientá-los conforme sugestão abaixo:  

- grupo 1: desenhar o átomo, a molécula e uma organela presente na célula animal. Tamanho dos desenhos: 0.5 cm -1,0 cm -  1,5 cm 

- grupo 2: desenhar a célula animal com diferentes organelas em seu interior. Tamanho do desenho da célula: 8 cm

- grupo 3: desenhar um tecido e um órgão do sistema respiratório.Tamanho dos desenhos:  Tecido: 12 cm  Órgão:  18 cm

- grupo 4: desenhar o sistema respiratório. Tamanho do desenho: 50 cm

- grupo 5: desenhar o contorno do corpo humano. Tamanho do desenho: 170 cm   

Professor, peça aos alunos para comentar os desenhos e elaborarem conclusões para a atividade. 

III. Observe a imagem e discuta com os alunos.

Fonte: http://cienciaeadolescencia.blogspot.com/2009/03/niveis-de-organizacao-do-corpo-humano.html 

No organismo humano os níveis de organização compreendem átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Os níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos iniciam pelos átomos e terminam na biosfera. Dando continuidade ao conteúdo da aula, acrescente os demais níveis de organização.

População: Um organismo interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.

Comunidade: O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade.

Ecossistema: O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema.

Biosfera:  A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra.

De posse destas informações, solicite aos alunos construirem outro esquema semelhante ao da imagem, identificando os níveis de organização dos seres vivos.

IV. Solicite aos alunos acessarem o site: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3496  para copiar e comentar os níveis de organização dos seres vivos.     

V. Proponha aos alunos pensarem nesta cena: 

Um ambiente onde há muitas pessoas reunidas à mesa alimentando-se de grãos, verduras e carne.   Uma mulher amamenta seu filho enquanto conversa com outra mulher que está grávida.

Desta cena, o que nos permite afirmar que o ser humano é um animal social, mamífero, heterótrofo e vivíparo. Peça para que comentem suas respostas.     

VI. Esta atividade objetiva o conhecimento da localização geográfica dos ecossistemas brasileiros por meio de uma interação virtual. Solicite aos alunos acessarem o site educativo http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2438.

Peça para registrarem as informações básicas sobre cada ecossistema e os meios que podemos desenvolver para preservá-los. Discuta com os alunos sobre a necessidade de preservação e conservação do ambiente para a sobrevivência do ser humano no planeta.     

 

Recursos Complementares

Sites sugeridos:

http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=5429    sugere verificação de aprendizagem 

http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1709    apresenta imagens belíssimas de diferentes partes constituintes do organismo humano. O professor pode sugerir aos alunos relacionarem as imagens aos seus respectivos sistemas.     

ttp://www.infoescola.com/biologia/niveis-de-organizacao-em-biologia/      

Avaliação

A avaliação deve ser processual. Observe o envolvimento e participação dos alunos durante as discussões e a realização das  tarefas solicitadas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Aparecida Pires, ESCOLA MUNICIPAL PASTOR PAULO , Bahia - disse:
    c.idapires@hotmail.com

    13/04/2013

    Três estrelas

    A estrutura da aula esta ótima porém o indioma do vídeo não é apropriado para os alunos do ciclo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.