07/12/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de identificar e descrever os níveis de organização estrutural do corpo humano e dos seres vivos.
Noções básicas sobre o corpo humano.
Professor, acesse http://www.youtube.com/watch?v=IKcK29LwY8g&feature=related para assistir ao documentário sobre constituição das células (duração aproximada de 5 min).
I. Peça aos alunos que registrem:
a. Diferenças entre células eucarióticas e procarióticas.
b. As partes principais de uma célula.
c. 5 informações repassadas pelo filme.
Socialize e comente as respostas.
II. Os níveis de organização do organismo: átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos, sistema e organismo.
Átomos e moléculas: os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas e formam as moléculas.
Organelas e células: as organelas são estruturas no interior das células que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida.
Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função.
Órgãos: os tecidos se unem formando os órgãos.
Sistemas: são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função orgânica.
Organismo: a união de todos os sistemas forma o organismo. Por exemplo: homem, samambaia, elefante.
Professor, após apresentar e discutir estes conceitos, forme 5 grupos e distribua para cada grupo: papel manilha, réguas, canetinhas coloridas e fita crepe. Cada grupo será responsável pela elaboração de desenhos. Os esquemas serão dispostos no quadro ou no chão e obedecerão a seguinte ordem para serem colados: 5, 4, 3, 2 e 1.
Numerar os grupos e orientá-los conforme sugestão abaixo:
- grupo 1: desenhar o átomo, a molécula e uma organela presente na célula animal. Tamanho dos desenhos: 0.5 cm -1,0 cm - 1,5 cm
- grupo 2: desenhar a célula animal com diferentes organelas em seu interior. Tamanho do desenho da célula: 8 cm
- grupo 3: desenhar um tecido e um órgão do sistema respiratório.Tamanho dos desenhos: Tecido: 12 cm Órgão: 18 cm
- grupo 4: desenhar o sistema respiratório. Tamanho do desenho: 50 cm
- grupo 5: desenhar o contorno do corpo humano. Tamanho do desenho: 170 cm
Professor, peça aos alunos para comentar os desenhos e elaborarem conclusões para a atividade.
III. Observe a imagem e discuta com os alunos.
Fonte: http://cienciaeadolescencia.blogspot.com/2009/03/niveis-de-organizacao-do-corpo-humano.html
No organismo humano os níveis de organização compreendem átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Os níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos iniciam pelos átomos e terminam na biosfera. Dando continuidade ao conteúdo da aula, acrescente os demais níveis de organização.
População: Um organismo interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.
Comunidade: O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade.
Ecossistema: O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema.
Biosfera: A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra.
De posse destas informações, solicite aos alunos construirem outro esquema semelhante ao da imagem, identificando os níveis de organização dos seres vivos.
IV. Solicite aos alunos acessarem o site: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=3496 para copiar e comentar os níveis de organização dos seres vivos.
V. Proponha aos alunos pensarem nesta cena:
Um ambiente onde há muitas pessoas reunidas à mesa alimentando-se de grãos, verduras e carne. Uma mulher amamenta seu filho enquanto conversa com outra mulher que está grávida.
Desta cena, o que nos permite afirmar que o ser humano é um animal social, mamífero, heterótrofo e vivíparo. Peça para que comentem suas respostas.
VI. Esta atividade objetiva o conhecimento da localização geográfica dos ecossistemas brasileiros por meio de uma interação virtual. Solicite aos alunos acessarem o site educativo http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2438.
Peça para registrarem as informações básicas sobre cada ecossistema e os meios que podemos desenvolver para preservá-los. Discuta com os alunos sobre a necessidade de preservação e conservação do ambiente para a sobrevivência do ser humano no planeta.
Sites sugeridos:
http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=5429 sugere verificação de aprendizagem
http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1709 apresenta imagens belíssimas de diferentes partes constituintes do organismo humano. O professor pode sugerir aos alunos relacionarem as imagens aos seus respectivos sistemas.
ttp://www.infoescola.com/biologia/niveis-de-organizacao-em-biologia/
A avaliação deve ser processual. Observe o envolvimento e participação dos alunos durante as discussões e a realização das tarefas solicitadas.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2013
Três estrelasA estrutura da aula esta ótima porém o indioma do vídeo não é apropriado para os alunos do ciclo.