Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO HUMANO E SUA INTEGRAÇÃO

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno por meio desta aula poderá:

conhecer, por meio de vídeos, o funcionamento integrado do corpo humano;

descrever a integração dos sistemas no organismo humano e

identificar as interferências do meio sobre a qualidade de vida do organismo humano.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Professor, estudaremos nesta aula a atuação integrada dos sistemas no organismo humano e a integração do homem com o ambiente. Para isto sugerimos que assista, juntamente com os alunos,  aos vídeos sugeridos e que podem ser acessados em:

http://www.youtube.com/watch?v=uHnhgEMLoJA  

http://www.youtube.com/watch?v=PC7epYSocUs  

http://www.youtube.com/watch?v=cJ9b4sJtnF0  

http://www.youtube.com/watch?v=cn66lxL_CFo  

http://www.youtube.com/watch?v=o6RKdftuyz4    

Faça uma discussão sobre os documentários. Explore os aspectos biológicos do corpo humano, o contexto social e cultural, as necessidades do ser humano, a influência positiva e negativa  dos recursos tecnológicos sobre a qualidade de vida do ser humano, entre outros.

   

Com base nas discussões e na exposição dos documentários desenvolva com os alunos esta atividade relacionada a expectativa de vida nos diferentes tempos históricos.

O ser humano não apenas se adaptou ao ambiente como também o modificou de diversas maneiras. Esses processos ocorreram mais pela cultura e pela tecnologia do que pela constituição biológica da espécie humana. O tempo de vida também aumentou no decorrer da evolução humana. Com o aprendizado de certas técnicas,o ser humano moderno tem prolongado a sua expectativa de vida. Estima-se que o tempo de vida dos nossos ancestrais era, em média, de 20 anos.   

Até o ano 500- O homem de Neanderthal, que habitou a Terra há 350 mil anos, não vivia mais do que três décadas.A expectativa média de vida das civilizações grega e romana era bem parecida.

De 500 a 1500- Como as condições de alimentação e higiene eram precárias, as epidemias se multiplicavam com muita facilidade. Em geral, as pessoas continuaram morrendo com 30 anos.

De 1500 a 1900- Só nesse momento a situação começou a melhorar. Em 1855, a expectativa média de vida na Alemanha era de 37,2 anos.

1900 até hoje- O salto é inegável, mas ainda desigual. Em Andorra, pequeno país europeu localizado nos Pirineus, as pessoas vivem em média 83,5 anos. Em Botsuana, na África, o índice é de apenas 30,9 anos.

2055-  A expectativa de vida vai continuar crescendo.

Fonte: http://gazetamaringaense.blogspot.com/2009/09/expectativa-de-vida.html 

Peça para os alunos descreverem e registrarem os fatores, que segundo eles,  alteraram esta expectativa de vida ao longo destes períodos históricos?   Comente as respostas.

Apresente aos alunos a ilustração abaixo e relacione-a com o aumento da expectativa de vida.

Fonte: http://alefabrizzio.blogspot.com/ 

Esta atividade refere-se à expectativa de vida no Brasil nas diferentes regiões geográficas. Peça para os alunos analisarem os dados fornecidos  pelo site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_expectativa_de_vida  Região Sul  -  75,2 anos  

Região Sudeste  -  74,6 anos

Região Centro-Oeste  -  74,3 anos

Região Norte - 72,2 anos

Região Nordeste  -  70,4 anos

Professor, esta atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Geografia. Peça para os alunos que no mapa abaixo, identifiquem as regiões por meio de cores diferentes e construam uma legenda utilizando as cores e os dados sobre a expectativa de vida de cada região.

Discuta com os alunos os fatores socioculturais que interferem na expectativa de vida no Brasil.    

Recursos Complementares

Site sugerido:

http://www.youtube.com/watch?v=C5f0cyphYlY  

      

Avaliação

Professor, converse com os alunos sobre as transformações ocorridas no meio ambiente desde as eras mais remotas da existência humana até a atual. Ressalte a importância do desenvolvimento tecnológico e científico nestas transformações e o quanto ele está presente nas atividades cotidianas do homem. Discuta os impactos deste desenvolvimento sobre a qualidade de vida (saúde, lazer, educação, trabalho) e as suas contribuições para o aumento da expectativa de vida.  

Peça para os alunos redigirem um texto (no mínimo15 linhas) dissertando sobre as relações entre a evolução do homem, o avanço tecnológico e científico e a expectativa de vida. Avalie as produções considerando a clareza e a lógica do texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.