07/12/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno por meio desta aula poderá:
conhecer, por meio de vídeos, o funcionamento integrado do corpo humano;
descrever a integração dos sistemas no organismo humano e
identificar as interferências do meio sobre a qualidade de vida do organismo humano.
Noções básicas de corpo humano.
Professor, estudaremos nesta aula a atuação integrada dos sistemas no organismo humano e a integração do homem com o ambiente. Para isto sugerimos que assista, juntamente com os alunos, aos vídeos sugeridos e que podem ser acessados em:
http://www.youtube.com/watch?v=uHnhgEMLoJA
http://www.youtube.com/watch?v=PC7epYSocUs
http://www.youtube.com/watch?v=cJ9b4sJtnF0
http://www.youtube.com/watch?v=cn66lxL_CFo
http://www.youtube.com/watch?v=o6RKdftuyz4
Faça uma discussão sobre os documentários. Explore os aspectos biológicos do corpo humano, o contexto social e cultural, as necessidades do ser humano, a influência positiva e negativa dos recursos tecnológicos sobre a qualidade de vida do ser humano, entre outros.
Com base nas discussões e na exposição dos documentários desenvolva com os alunos esta atividade relacionada a expectativa de vida nos diferentes tempos históricos.
O ser humano não apenas se adaptou ao ambiente como também o modificou de diversas maneiras. Esses processos ocorreram mais pela cultura e pela tecnologia do que pela constituição biológica da espécie humana. O tempo de vida também aumentou no decorrer da evolução humana. Com o aprendizado de certas técnicas,o ser humano moderno tem prolongado a sua expectativa de vida. Estima-se que o tempo de vida dos nossos ancestrais era, em média, de 20 anos.
Até o ano 500- O homem de Neanderthal, que habitou a Terra há 350 mil anos, não vivia mais do que três décadas.A expectativa média de vida das civilizações grega e romana era bem parecida.
De 500 a 1500- Como as condições de alimentação e higiene eram precárias, as epidemias se multiplicavam com muita facilidade. Em geral, as pessoas continuaram morrendo com 30 anos.
De 1500 a 1900- Só nesse momento a situação começou a melhorar. Em 1855, a expectativa média de vida na Alemanha era de 37,2 anos.
1900 até hoje- O salto é inegável, mas ainda desigual. Em Andorra, pequeno país europeu localizado nos Pirineus, as pessoas vivem em média 83,5 anos. Em Botsuana, na África, o índice é de apenas 30,9 anos.
2055- A expectativa de vida vai continuar crescendo.
Fonte: http://gazetamaringaense.blogspot.com/2009/09/expectativa-de-vida.html
Peça para os alunos descreverem e registrarem os fatores, que segundo eles, alteraram esta expectativa de vida ao longo destes períodos históricos? Comente as respostas.
Apresente aos alunos a ilustração abaixo e relacione-a com o aumento da expectativa de vida.
Fonte: http://alefabrizzio.blogspot.com/
Esta atividade refere-se à expectativa de vida no Brasil nas diferentes regiões geográficas. Peça para os alunos analisarem os dados fornecidos pelo site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_expectativa_de_vida Região Sul - 75,2 anos
Região Sudeste - 74,6 anos
Região Centro-Oeste - 74,3 anos
Região Norte - 72,2 anos
Região Nordeste - 70,4 anos
Professor, esta atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Geografia. Peça para os alunos que no mapa abaixo, identifiquem as regiões por meio de cores diferentes e construam uma legenda utilizando as cores e os dados sobre a expectativa de vida de cada região.
Discuta com os alunos os fatores socioculturais que interferem na expectativa de vida no Brasil.
Professor, converse com os alunos sobre as transformações ocorridas no meio ambiente desde as eras mais remotas da existência humana até a atual. Ressalte a importância do desenvolvimento tecnológico e científico nestas transformações e o quanto ele está presente nas atividades cotidianas do homem. Discuta os impactos deste desenvolvimento sobre a qualidade de vida (saúde, lazer, educação, trabalho) e as suas contribuições para o aumento da expectativa de vida.
Peça para os alunos redigirem um texto (no mínimo15 linhas) dissertando sobre as relações entre a evolução do homem, o avanço tecnológico e científico e a expectativa de vida. Avalie as produções considerando a clareza e a lógica do texto.
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