19/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
. descrever a importância da dor para a sobrevivência do ser humano;
. listar as reações do organismo diante da dor.
Noções básicas da anatomia e fisiologia do corpo humano.
Professor, a aula será desenvolvida por meio da exposição de um documentário, com duração de 11 minutos, que pode ser acessado em:
http://www.youtube.com/watch?v=vg1NSFJAHGE
I. Analise o documentário juntamente com os alunos: discuta as condições ambientais, o instinto de sobrevivência, as reações orgânicas aos estímulos da dor. De maneira geral o organismo aciona diversos mecanismos para garantir sua sobrevivência. Discuta com os alunos alguns destes mecanismos que são apresentados no documentário. Em seguida, proponha as seguintes atividades:
II. Para os alunos elaborarem, registrarem e socializarem as respostas.
1. A dor é um sinal de alerta para um perigo iminente. A principal função da dor é a proteção do organismo: mostrar os limites que não podem ser transgredidos. Por que a dor é decisiva para a sobrevivência do ser humano?
2. Os analgésicos são substâncias químicas que ajudam a reduzir a sensação de dor. Podem agir perifericamente, no local da dor ou no sistema nervoso central, modificando o processamento dos sinais que o cérebro recebe através dos nervos. Explique por que não se deve tomar analgésicos ou qualquer outro remédio por conta própria?
3. Os alunos podem realizar esta pesquisa consultando os professores de história, médicos, livros de ciências e sites sugeridos. Graças à anestesia, podemos suportar, sem dor, uma cirurgia ou um tratamento de dente. Horace Wells e William Morton descobriram, no século XIX, que o óxido nitroso e o éter tinham a propriedade de anular a dor. De lá para cá muitos avanços forma feitos. Há vários tipos de anestesia e qualquer uma delas age bloqueando os impulsos nervosos que transportam a mensagem da dor. No passado, como eram realizadas as cirurgias quando não existiam anestesias?
Sugestão para fontes de consulta:
http://historia.abril.com.br/ciencia/anestesia-433790.shtml
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2150/historia-da-anestesia
III. Proponha aos alunos trazerem notícias sobre lesões musculares ou ósseas sofridas por atletas (uma das temáticas do documentário). Em parceria com professor de educação física promova um seminário para esclarecê-las.
IV. As queimaduras na pele são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau de acordo com a profundidade das camadas da pele afetadas.
1.Discuta com os alunos, analisando o desenho abaixo, a sensação de dor provocada por cada um destes tipos de queimaduras.
2. Acesse o vídeo e discuta com os alunos a importância e os cuidados que devemos ter com a pele.
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde]
Nome | Tipo |
---|---|
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde] | Vídeo |
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2150/historia-da-anestesia
http://historia.abril.com.br/ciencia/anestesia-433790.shtml
Professor, peça para os alunos elaborarem uma reportagem com ilustração alertando sobre os cuidados que devemos ter com a pele. Avalie a atividade.
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