Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte popular: Cestaria

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Trazer para sala de aula diferentes manifestações artísticas;
  •  Mostrar aos alunos imagens da produção de cestaria no Brasil;
  •  Produzir uma cestinha de jornal;
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula;  

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Iniciar a aula conversando com os alunos sobre artesanato. Perguntar - Quantos convivem ou reconhecem peças de artesanato em seu cotidiano? - Se eles acham que o artesanato pode ser entendido como uma forma de arte? - Qual a diferença de uma peça de artesanato para uma obra no museu?

Estas perguntas servem para fazer o aluno repensar as qualidades daquilo que é produzido em sua comunidade ou cidade, mas que na maioria das vezes não tem valor para eles. Mostrar imagens de trabalhos artesanais para ampliar a discussão

http://piauimagazine.files.wordpress.com/2009/11/artesanato-capim.jpg 

http://coisasdointerior.files.wordpress.com/2007/05/artesanato.jpg 

http://1.bp.blogspot.com/_prTg_jjAJio/SnIaGlxmgQI/AAAAAAAAAJA/xb3PmHOKl9Q/s400/artesanato4.jpg 

http://www.uesb.br/ascom/noticias/imagens/artesanato%20-%20vasos.jpg    

Pedir aos alunos que tragam fotografias, ou peças de artesanato produzido por suas famílias ou conhecidos para que possam apresentar para a turma na aula seguinte;

2ª aula:

Observar os materiais trazidos pelos alunos, percebendo as qualidades estéticas de cada peça, convidando os alunos a fazerem comentários e observações sobre o panorama montado pela turma sobre artesanato;

3ª aula:

Para esta aula a escolha pela cestaria passa pelo Currículo do Colégio de Aplicação João XXIII que prevê um momento em que se trabalha com o tema, mas isto pode ser adaptado de acordo com a realidade da escola ou com a demanda dos alunos. A cestaria pode ser usada para exemplificar este tipo de produção, no sentido de agrupar um conjunto de objetos, obtidos através da trançagem de fibras. Sempre está relacionada à fabricação de cestos, mas seu campo é mais alargado compreendendo também esteiras, móveis, vasilhas e etc. Em sua maioria se trata de peças voltadas para uma funcionalidade. Podem ser utilizadas diferentes fibras como vime, junco, palha e até mesmo papel, dentre outras.

http://www.agal-gz.org/blogues/media/blogs/altominho/imagensartigos/cesteiro.jpg 

http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/etnobotanica_cestaria.jpg 

http://www.arcdaa.com/imgs/artesanato/cestaria.jpg 

http://images04.olx.pt/ui/1/07/11/14290611_1.jpg 

http://www.pontosolidario.org.br/cestarias_arquivos/cestaria_aruma_tucum.gif 

http://www.eps.ufsc.br/disserta98/albertina/figura/111.jpg    

Propor aos alunos um trabalho de criação de uma cestinha feita com tiras largas de jornal. Para isso cada aluno deverá receber cinco folhas de jornal. Cada um deverá produzir suas tirinhas da seguinte forma: - Fazer rolos (que não precisam ser apertados) e colar no final; - Dobrar os rolos para transformá-los em tiras que no final deve ter cerca de 2 a 3,5 cm. Os alunos não devem se preocupar em produzir tiras iguais;

Tiras de jornal feitas pelos alunos.

Cada um deve produzir um circulo de 10 a 12 cm de diâmetro. Colar nesse círculo três tiras produzindo algo parecido com um asterisco.

Base da cestinha

As duas tiras que sobraram devem formar 2 anéis que podem ser colados com fita crepe ou grampeados pelo professor;

21 – 2 anéis

4ª aula:

Para a confecção da cesta os alunos devem ter pronto o círculo colado nas três tiras e os dois anéis de jornal. Dessa forma, devem perceber que eles contam com 6 “pernas” no círculo. Então eles devem levantar uma e saltar a seguinte, fazendo isso até que tenham 3 “pernas” alternadas para cima e 3 pernas alternadas para baixo. Nas 3 “pernas” levantadas eles devem colocar o primeiro anel. Em seguida, devem levantar as “pernas” que ficaram abaixadas (abaixando as que estavam para cima) colocando o segundo anel nelas, da mesma forma que foi feita no primeiro momento.

Inicio do trançado

 Consegue-se assim um trançado simples. Para finalizar as extremidades de 2 pernas opostas devem ser coladas ou grampeadas formando a alça da cesta. As demais devem ser viradas para fora ou para dentro (de acordo com a orientação do trançado), enfiadas dentro da trama e coladas com cola. Os excessos devem ser recortados.

Cesta finalizada.

Os alunos podem pintar a cestinha com guache para dar acabamento.

Cesta pintada por alunos dos 3º anos do Colégio de Aplicação João XXIII

Recursos Complementares

Não há recursos complementares para esta aula.

Avaliação

Avaliar o envolvimento, participação e relatos de cada um sobre o artesanato local. Perceber se houve avanço no conceito de manifestação artística, englobando e valorizando a produção que cerca os alunos. Observar o desenvolvimento da cestinha como complementação de todo o raciocínio feito durante as discussões.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.