30/11/2010
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Não há conhecimentos prévios para esta aula;
1ª aula:
Iniciar a aula conversando com os alunos sobre artesanato. Perguntar - Quantos convivem ou reconhecem peças de artesanato em seu cotidiano? - Se eles acham que o artesanato pode ser entendido como uma forma de arte? - Qual a diferença de uma peça de artesanato para uma obra no museu?
Estas perguntas servem para fazer o aluno repensar as qualidades daquilo que é produzido em sua comunidade ou cidade, mas que na maioria das vezes não tem valor para eles. Mostrar imagens de trabalhos artesanais para ampliar a discussão
http://piauimagazine.files.wordpress.com/2009/11/artesanato-capim.jpg
http://coisasdointerior.files.wordpress.com/2007/05/artesanato.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_prTg_jjAJio/SnIaGlxmgQI/AAAAAAAAAJA/xb3PmHOKl9Q/s400/artesanato4.jpg
http://www.uesb.br/ascom/noticias/imagens/artesanato%20-%20vasos.jpg
Pedir aos alunos que tragam fotografias, ou peças de artesanato produzido por suas famílias ou conhecidos para que possam apresentar para a turma na aula seguinte;
2ª aula:
Observar os materiais trazidos pelos alunos, percebendo as qualidades estéticas de cada peça, convidando os alunos a fazerem comentários e observações sobre o panorama montado pela turma sobre artesanato;
3ª aula:
Para esta aula a escolha pela cestaria passa pelo Currículo do Colégio de Aplicação João XXIII que prevê um momento em que se trabalha com o tema, mas isto pode ser adaptado de acordo com a realidade da escola ou com a demanda dos alunos. A cestaria pode ser usada para exemplificar este tipo de produção, no sentido de agrupar um conjunto de objetos, obtidos através da trançagem de fibras. Sempre está relacionada à fabricação de cestos, mas seu campo é mais alargado compreendendo também esteiras, móveis, vasilhas e etc. Em sua maioria se trata de peças voltadas para uma funcionalidade. Podem ser utilizadas diferentes fibras como vime, junco, palha e até mesmo papel, dentre outras.
http://www.agal-gz.org/blogues/media/blogs/altominho/imagensartigos/cesteiro.jpg
http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/etnobotanica_cestaria.jpg
http://www.arcdaa.com/imgs/artesanato/cestaria.jpg
http://images04.olx.pt/ui/1/07/11/14290611_1.jpg
http://www.pontosolidario.org.br/cestarias_arquivos/cestaria_aruma_tucum.gif
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/albertina/figura/111.jpg
Propor aos alunos um trabalho de criação de uma cestinha feita com tiras largas de jornal. Para isso cada aluno deverá receber cinco folhas de jornal. Cada um deverá produzir suas tirinhas da seguinte forma: - Fazer rolos (que não precisam ser apertados) e colar no final; - Dobrar os rolos para transformá-los em tiras que no final deve ter cerca de 2 a 3,5 cm. Os alunos não devem se preocupar em produzir tiras iguais;
Tiras de jornal feitas pelos alunos.
Cada um deve produzir um circulo de 10 a 12 cm de diâmetro. Colar nesse círculo três tiras produzindo algo parecido com um asterisco.
Base da cestinha
As duas tiras que sobraram devem formar 2 anéis que podem ser colados com fita crepe ou grampeados pelo professor;
21 – 2 anéis
4ª aula:
Para a confecção da cesta os alunos devem ter pronto o círculo colado nas três tiras e os dois anéis de jornal. Dessa forma, devem perceber que eles contam com 6 “pernas” no círculo. Então eles devem levantar uma e saltar a seguinte, fazendo isso até que tenham 3 “pernas” alternadas para cima e 3 pernas alternadas para baixo. Nas 3 “pernas” levantadas eles devem colocar o primeiro anel. Em seguida, devem levantar as “pernas” que ficaram abaixadas (abaixando as que estavam para cima) colocando o segundo anel nelas, da mesma forma que foi feita no primeiro momento.
Inicio do trançado
Consegue-se assim um trançado simples. Para finalizar as extremidades de 2 pernas opostas devem ser coladas ou grampeadas formando a alça da cesta. As demais devem ser viradas para fora ou para dentro (de acordo com a orientação do trançado), enfiadas dentro da trama e coladas com cola. Os excessos devem ser recortados.
Cesta finalizada.
Os alunos podem pintar a cestinha com guache para dar acabamento.
Cesta pintada por alunos dos 3º anos do Colégio de Aplicação João XXIII
Não há recursos complementares para esta aula.
Avaliar o envolvimento, participação e relatos de cada um sobre o artesanato local. Perceber se houve avanço no conceito de manifestação artística, englobando e valorizando a produção que cerca os alunos. Observar o desenvolvimento da cestinha como complementação de todo o raciocínio feito durante as discussões.
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