Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando e se divertindo com as cantigas de roda.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- o significado e as origens das cantigas de rodas, tradicionais na cultura folclórica brasileira.                  

- algumas das cantigas de roda que serão trabalhados na aula, realizando os movimentos caracterizados pelas letras musicais.                 

- interagir com os colegas nas cantigas de roda, sem discriminar gênero, raça ou religião.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_kdtAEbKVrHs/R7xSVjKS1nI/AAAAAAAABwU/JbqffR1t5Vg/s320/capa.jpg  

Nessa aula o professor irá explicar para as crianças que uma das principais brincadeiras infantis de antigamente, eram as cantigas de roda. Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. Para se ter uma noção do conhecimento da turma sobre as cantigas de roda, o professor irá perguntar aos alunos se alguém conhece alguma cantiga, ciranda ou brincadeira de roda. Em seguida, ele citará algumas e explicará as atividades da aula e as cantigas que serão dançadas. 

Atividades 1

Nessa primeira atividade, como forma de introduzir as brincadeiras de roda, os alunos formarão uma grande “roda”, com todos de mãos dadas. Em seguida, o professor escolherá um aluno para ser o pegador, e ficar fora da roda, depois escolherá outro aluno para ser o fugitivo, que permanecerá de mãos dedas com os colegas. O pegador terá que pegar o fugitovo, mas para isso terá que correr entorno da roda. Os demais alunos da roda, deverão proteger o fugitivo rodando no sentido horário e anti-horário, para não deixar o pegador se aproximar. O professor lembrará também que os alunos que estão na roda, não poderão soltar as mãos, se isso acontecer o fugitivo estará pego.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_AP_Z69LRAl8/TJnzW9fp_zI/AAAAAAAACGQ/z2l9nUoAYM4/s320/cantigas-de-roda.jpg  

Atividade 2

Nesse momento da aula, com a ajuda de um aparelho de som, o professor irá introduzir as cirandas. Assim, foram escolhidas três cirandas que são consideradas como as mais populares nos dias de hoje:

- Ciranda cirandinha: Nessa ciranda os alunos dançarão em roda, girarão no sentido horário, no ritmo da música. Quando chegar a parte da letra “vamos dar a meia volta”, a roda começa a girar no sentido anti-horário, e assim continua até chegar novamente a parte do refrão “vamos dar a meia volta”, na qual mudarão de sentido novamente. Essa ciranda é bem simples e ideal para começar a implantar uma coreografia.

- Atirei o pau no gato: Nessa ciranda, os alunos dançam em roda, girando no sentido horário, seguindo seguindo o ritmo da música. E no final da música, todos os alunos se agacham e gritam miau.

Fonte: http://drpepper.uol.com.br/tirinhas/0081.jpg  

- Escravos de Jó – Passando para uma coreografia um pouco mais complicada, os alunos dançarão a música escravos de jó. Todos em circulos, virados para dentro da roda, nessa brincadeira os alunos não precisam ficar de mão dadas. Todos começam cantando e dando passos para o lado direito. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todos dão um passo para trás, outro para frente e permanecem parados ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes darão um passo para direita, um para a esquerda e outro novamente para a direita. Essa parte final será repetida duas vezes de acordo com a música.

Dica: Se o professor desejar, poderá marcar os lugares no chão com círculos feitos com giz, para facilitar a movimentação dos alunos.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Nnmh0dh5lnc/TBWRRUfR4UI/AAAAAAAAACs/QQF6FVzjtEo/s1600/Escravos+de+J%C3%B304.JPG 

Atividade 3 

Na última atividade dessa aula, iremos junta as coreografias das cirandas com a caracterização dos personagens que a constituem, fazendo com que os alunos também interpretem a música. Por isso, nessa atividade escolhemos a ciranda “ A Linda Rosa Juvenil”. O professor escolherá um aluno para ser o Rei, uma aluna para ser a Bruxa, outra aluna para ser a Rosa Juvenil e os demais representarão o Mato. Antes de começar a coreografia, cada criança deverá confeccionar os adereços que caracterizam seus personagens. Veja a relação abaixo:

Bruxa: será feito um chapéu com uma cartolina da cor preta. Veja como no site:

http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/10/chapeu-de-bruxa-passo-passo.html  

Rei: será feito uma coroa com cartolina da cor amarela. Veja como no site:

http://junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Fazer&ID=89  

Rosa: será feito uma mascara rosa com cartolina da cor rosa. Veja alguns modelos que poderão ser utilizados como moldes a seguir:

http://2.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SqMsCfEzyDI/AAAAAAAAOuM/pvVSn5Em_yQ/s1600-h/flor3.jpg  

http://1.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SqMsBvzR22I/AAAAAAAAOt8/30-IX9Ij5No/s1600-h/Imagem+651.jpg  

Mato: serão feitas tiras retangulares com cartolina verde. Os alunos cortarão a cartolina verde em tiras retangulares de aproximadamente cinco centímetros de largura.

Com os adereços confeccionados, os alunos irão dançar e interpretar os personagens da ciranda A Linda Rosa Juvenil. Todos começarão dançando em roda de mãos dadas, girando no sentido horário, menos a Rosa Juvenil que começará dançando dentro da roda. Quando chegar a parte “Um dia veio uma bruxa má”, a Bruxa entrará dentro da roda e colocará a Rosa para dormir. Na parte “O mato cresceu ao redor”, os alunos que represetam o mato, jogarão as tiras verdes dentro da roda. Por último, na parte “Um dia veio um belo rei”,  o Rei entrará na roda, dará um beijo na cabeça da Rosa e ela despertará dançando com ele dentro da roda.

Vejam a seguir um exemplo parecido com essa coreografia:

http://www.youtube.com/watch?v=iSK4AL4ctNE&feature=related 

No final da aula o professor reunirá os alunos para uma avaliação da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula, serão feitos alguns questionamentos para avaliar a compreenção dos alunos sobre o tema trabalhado:

a) Qual das cirandas foi a mais divertida de dançar?

b) Qual personagem ficou melhor caracterizado pelo aluno?

c) O que foi mais difícil: dançar ou interpretar?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Carolina Pompeu, nenhumas , Rio de Janeiro - disse:
    carolina_pmp@hotmail.com

    04/04/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante o assunto da aula não sou professora ainda mais quando eu for usarei esse conteúdo em uma das minhas aulas parabéns para os professores.


  • REJANE, Creche Comunitária Esperança da Estiva , Bahia - disse:
    rejanesidral@hotmail.com

    12/11/2011

    Cinco estrelas

    gostei bastante , era isso mesmo que eu procurava.parabéns pelo belo trabalho


  • Dayana, Ciep 263 - Lina Bo Bardi , Piauí - disse:
    dayana.morenas2@hotmail.com

    29/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito do desenvolvimento da aula... pois os aluno se interagem muito bem trabalhando principalmente com música, realizando movimentos que ajudam a se desenvolverem e se soltar ( relação com as crianças timidas).


  • Lohany , Ciep 263 Lina bo bardi , Rio de Janeiro - disse:
    lohany-neves1@hotmail.com

    04/07/2011

    Cinco estrelas

    ótiiiimo esse plano .. Eu estou fazendo proefessores e esse plano me ajudou mto .


  • regina alipio, E.E.Maria de Lurdes Salomão. , Rio de Janeiro - disse:
    mr.alipio@hotmail.com

    12/02/2011

    Cinco estrelas

    adorei, muito criativo,irei fazer com meus alunos e terei certeza que eles irão adorar também.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.