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Uso de padronagens na arte popular

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Sobre o uso de padronagens desenvolvidas para cestaria;
  •   Desenvolver padronagens;
  •   Aplicar a padronagem criada em objeto trançado;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento sobre cestaria  

Estratégias e recursos da aula

1a atividade: 

Mostrar aos alunos que o trabalho de trançar materiais pode originar diversos objetos:

   Sugestões de imagens

Bolsas

http://www.ostrasarte.com.br/imagens/artes/cestaria-2.jpg

Sandálias

http://www.helvetia.com.br/etiquetandoamoda/wp-content/uploads/2010/03/cestaria.jpg

Ressaltar que uma parte importante do trançado é a padronagem que se cria ao entrelaçar as fibras. Observar que estas padronagens podem surgir a partir de idéias simples como ritmo, cores e formas e etc.

http://www.colombia.travel/po/images/stories/turistainternacional/Quehacer/historiaytradicion/artesanias/cesteria.jpg

http://www.acasa.org.br/midia/grande/MF-00889.jpg

http://www.araribah.com.br/topo/logo_cestaria.jpg

http://www.arteindigena.com.br/img/topo_cestaria_r1_c2.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2478/3605316066_0bd9739332_z.jpg  

- Perguntar o que os alunos acham dos objetos;

   - Pedir que observem cores e formas;

   - Pedir que pensem o que mais chama atenção nas imagens;

Reforçar os diversos usos do trançado na atualidade, indo desde o artesanato até em peças de design como sapatos, bolsas, roupas e etc. 

Pedir que os alunos façam um levantamento sobre a criação e desenvolvimento de padronagens no bairro em que moram ou (dependendo da situação) na cidade de uma forma geral. Isto faz com que eles se aproximem e reconheçam a produção local como uma forma de manifestação artística.

Este levantamento pode ser enviado como dever de casa, onde o aluno terá que pesquisar na sua família ou na sua vizinhança se há algum trabalho que contenha a padronagem como elemento forte.

Os alunos devem apresentar suas observações para turma. Se eles tiverem em casa algum exemplo de produção (um objeto com padronagem interessante, por exemplo) pode lhe ser solicitado que traga para mostrar para os colegas. 

2a atividade:

Observar juntamente com os alunos a forma como a padronagem se desenvolve:

   - Normalmente trata-se do entrelaçamento de tiras na vertical/horizontal;

   - Uso de cores para obter efeitos mais interessantes da trama;

   - Simplicidade de formas geométricas (geralmente simétricas) obtidas nas padronagens;

 

Propor que os alunos elaborem um estudo de padrão para o seu trabalho. Dessa forma:

   - Distribuir folhas quadriculadas para a turma;

   - Pedir que cada aluno escolha uma cor que na trama que seria da horizontal e outra da vertical. Por exemplo: verde para a horizontal e vermelho para a vertical;

   - Explicar que os quadrados devem ser entendidos como elementos da trama trançada. Sendo desta forma, eles deverão pensar sempre a cor que ficará por cima na trama;

   - Os alunos deverão desenvolver uma proposta de padrão no papel quadriculado utilizando lápis de cor para colorir os quadrados do papel;

   - O professor deve acompanhar o desenvolvimento do aluno, chamando-lhe a atenção para as possibilidades da trama e eventuais dificuldades de realização do padrão criado.

 

3a atividade

Entregar papeis coloridos para os alunos, junto com a folha em que criaram a padronagem. As cores dos papei devem respeitar as escolhas feitas na 2a atividade;

Pedir que eles façam tiras com 1 centímetro nas duas folhas (usando toda a folha); 

Eles devem observar qual é a cor da horizontal e qual é a cor da vertical, riscando as linhas de acordo com esta orientação;

Em seguida, devem recortar suas tiras;

O professor deve fornecer uma folha de base para que o aluno inicie a confecção de sua padronagem;

O aluno deve colar uma ponta de cada tira no papel, novamente observando e respeitando a cor da vertical e da horizontal;

Quando ele terminar de colar somente as pontas deixando o restante da tira solta, deve-se iniciar a trançagem observando as características do padrão criado na 2a atividade;

Ao terminar o aluno deve levantar com cuidado o seu trabalho da folha (lembrando que uma parte dele está fixado) e passar cola em toda folha para fixar a padronagem;

Em seguida ele pode encapar algum objeto (caixa de leite, latinha de massa de tomate, lata de achocolatado e etc.) Os trabalhos podem gerar objetos como porta-trecos, móbiles, luminárias e etc.

Eles devem ser expostos para a escola. Se for possível, deve-se colocar as imagens utilizadas na aula e textos que contextualizem a produção.

Recursos Complementares

Não há recursos complementares para esta aula.

Avaliação

Observar e avaliar o desenvolvimento da padronagem elaborada pelo aluno.

Perceber se eles conseguem elaborar padrões a partir de ideias como ritmo, cores e formas atrelando dessa forma a criação ao raciocínio.

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