Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ética e Convívio Escolar: No “Dia do Professor”, uma pausa para refletir sobre a relação professor-aluno.

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Desenvolver um pensamento reflexivo sobre as atitudes em relação aos professores, identificando valores como: respeito, solidariedade, diálogo, cooperação dentre outros.
  2. Reconhecer as atitudes que facilitam e as que dificultam o relacionamento e comprometer-se por agir de modo a promover uma convivência saudável entre professores e alunos.
  3. Criar e representar pequenas peças teatrais que expressem algumas situações da relação professor-aluno, em comemoração ao Dia do Professor.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO...   

Inicie a aula apresentando para a turma as imagens editadas nos links abaixo. A cada imagem apresentada, discuta com os alunos a relação professor-aluno, com base em questões, tais como: O que vem à mente de vocês ao ver as imagens? O que sentem? Como cada um imagina ser a relação professor-aluno? Em quais imagens vocês reconhecem atitudes de respeito? E solidariedade? Diálogo? Cooperação? Medo? Autoritarismo? Amizade? Quais as semelhanças e diferenças entre as imagens e o cotidiano escolar vivido por vocês? Dentre outras.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_GaNM-dq5D7c/S93LFoSw_BI/AAAAAAAAABI/4_zGY_k_7Po/s1600/sala_de_aula_vitoriana.jpg

Fonte: http://www.inmagine.com/paa567/paa567000030-photo   

Fonte: http://www.inmagine.com/ie294/ie294071-photo 

Na sequência, convide os alunos para assistir ao trailer do filme “Ao mestre com carinho” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=XUkBlGBNYUU    

De acordo com o que foi visto no vídeo, reflita com as crianças sobre a relação entre o professor e os alunos, destacando os valores ali revelados, como: respeito, amizade, admiração, gratidão, reconhecimento e outros.   

Logo após, lance algumas questões para os alunos: Na opinião de vocês, os professores são tratados com carinho, respeito e dignidade? O que a TV, a Internet, os jornais e o rádio têm transmitido sobre a relação professor-aluno? Já ouviram histórias contadas pelos avós ou pessoas idosas sobre como os professores eram tratados no passado? A que vocês atribuem as mudanças de comportamento dos alunos em relação aos professores nos dias de hoje? Dentre outras.   

Professor, nesse momento seria muito interessante propor aos alunos que conversem com os seus avós, parentes, amigos e vizinhos idosos, para saber como os professores eram tratados no passado, quais os valores atribuídos ao professor naquele tempo. Oportunize aos alunos socializarem os conhecimentos adquiridos com toda a turma.   

Você poderá ainda sugerir aos alunos que convidem seus avós ou alguma pessoa idosa da comunidade, para vir até a sala de aula contar histórias de como era a escola de seu tempo, como era a relação dos alunos com os professores, que atitudes eram valorizadas na convivência entre eles. Não se esqueçam de confeccionar o convite marcando o dia, o horário e o local do encontro e uma cartinha de agradecimento com a assinatura de todos os alunos para ser entregue no momento de despedida do convidado!

Atividade 2:          

RECONHECENDO ATITUDES QUE FACILITAM E DIFICULTAM A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS...   

Peça aos alunos que se agrupem para discutir sobre como têm sido suas atitudes em relação aos professores no dia a dia da sala de aula. Quanto às atitudes rememoradas, eles deverão reconhecer aquelas que facilitam e as que dificultam o relacionamento entre eles e os seus professores. Após esse exercício de reconhecimento e de tomada de consciência, os alunos farão o registro das atitudes identificadas, em seus cadernos.   

Dando prosseguimento, os grupos deverão compartilhar com a turma as atitudes que para eles são facilitadoras e as que dificultam a relação professor-aluno.   

Professor, neste momento você poderá fazer intervenções no sentido de ampliar a compreensão crítica dos alunos acerca dos desafios próprios de toda convivência humana. Ajude-os a perceber que há atitudes praticadas ora por eles, ora pelos professores, que podem facilitar ou dificultar a relação em sala de aula. Não permita que eles analisem somente um lado da questão, centrando o problema neles próprios. Agindo assim, eles não ganharão a percepção necessária para compreender a complexidade dos relacionamentos entre as pessoas.

Sabemos que para se conseguir uma convivência saudável entre professores e alunos, ambos têm que se analisar e realizar mudanças, se necessário. É preciso rever os desejos, as expectativas referentes aos papéis de aluno e de professor, as regras combinadas no grupo, as sanções utilizadas quando do descumprimento destas regras, a questão da autoridade versus autoritarismo do professor em sala de aula e outros.   

Sabemos também que a profissão de professor está em crise. O prestígio e o reconhecimento social dos professores estão abalados. As políticas públicas, que traçam os princípios e as normas da profissão, não se efetivam na prática. Os professores são mal pagos e sofrem toda ordem de agressão e violência por parte dos alunos/as, de suas famílias, dos profissionais da própria escola. Estes e outros fatores têm influenciado a qualidade de vida dos professores e a convivência saudável entre eles e os alunos.   

Para ilustrar esse momento, exiba aos alunos a imagem sugerida abaixo, que retrata a mudança de paradigma em relação à valorização do professor e aos papéis atribuídos aos alunos, professores e pais, ao longo do tempo. Reflita com os alunos sobre os quadros da imagem – 1969 e 2009 -, procurando analisar em cada um deles a qualidade dos vínculos estabelecidos e os valores próprios da convivência entre os professores e os alunos.

Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5pedagogia/6paisescola.jpg    

Atividade 3:   

COMEMORANDO O DIA DO PROFESSOR NA ESCOLA!   

Alunos organizados em grupos. Proponha à turma que crie peças teatrais para expressar situações da relação professor-aluno na convivência escolar.   

Liste na lousa as ações necessárias para o trabalho dos grupos:   

. Escolha da situação a ser representada. O “que” dramatizar poderá variar entre os grupos, de acordo com os desejos e as motivações dos alunos.

. Definição de papéis entre os alunos do grupo: narrador (se necessário!), professor, alunos e outros possíveis “personagens” da peça.

. Criação de figurino.

. Montagem de cenário.

. Escolha ou criação da trilha sonora, dentre outros.   

Professor, seria muito enriquecedor para o trabalho, contar com a colaboração dos professores de Educação Artística - na montagem de cenário e criação de figurino dos personagens -, de Língua Portuguesa - no momento de produção do texto referente à situação a ser encenada -, de Música - na escolha ou mesmo na criação da trilha sonora para a peça teatral.   

Algumas providências deverão ser lembradas por toda a turma e realizadas com a colaboração do professor, tais como:   

. Comunicado à direção da escola informando o dia, horário e local do evento.

. Confecção de cartazes divulgando a atividade comemorativa ao Dia do Professor para toda a comunidade escolar.

. Criação e distribuição de convites para os educadores da escola.

. Organização do espaço e dos recursos audiovisuais.

. Definição da ordem de apresentação dos grupos pela turma.

Inicie as atividades em comemoração ao Dia do Professor, fazendo uma homenagem a todos os professores por meio da exibição do vídeo “Ser Professor...” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=T3yH4HokCuw&NR=1&feature=fvwp   

Após a apresentação do vídeo, os grupos deverão encenar as peças teatrais e, na sequência, o professor deverá abrir um debate sobre as situações representadas por eles, destacando os valores sociais, morais e éticos necessários a uma convivência saudável entre os professores e os alunos.   

Em seguida, os participantes poderão levantar algumas estratégias de ação para lidar com os conflitos identificados em cada situação dramatizada. As estratégias sugeridas deverão ser registradas para possibilitar análises posteriores por parte do grupo de professores e também pelos alunos.   

Logo após, todos serão convidados a participar de um momento de descontração na quadra da escola. Os alunos, juntamente com os professores de Educação Física, deverão propor jogos e brincadeiras de integração para que todos possam se divertir a valer!        

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:     

http://www.youtube.com/watch?v=yHwrQQYCOZM    Homenagem ao Dia do Professor  

http://www.youtube.com/watch?v=THodmREGhT0&feature=related    Síndrome de Burnout em Professores  

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1385-8.pdf?PHPSESSID=2010061809542411    Convivência Escolar: estratégias para a resolução de conflitos entre professores e alunos  

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/garimpador-historias-vida-423177.shtml    António Nóvoa: o garimpador de histórias de vida

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de analisar as atitudes em relação aos professores, identificando valores sociais, morais e éticos; reconhecer as atitudes que facilitam e as que dificultam o relacionamento entre professores e alunos; criar peças teatrais para expressar situações da relação professor-aluno na convivência escolar; participar dos momentos de organização e realização das festividades em comemoração ao Dia do Professor.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.