11/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Não há conhecimentos prévios para esta aula;
1ª atividade:
As atividades relacionadas nesta aula foram realizadas com os 1ºs anos co Colégio de Aplicação João XXIII. Contudo, elas podem ser adaptadas para séries diferentes, sempre aumentando o grau de dificuldade ao acrescentar questões de acordo com a idade;
Começar a aula discutindo sobre a importância das árvores para os seres humanos. Neste momento, muitos alunos gostam de falar sobre suas opiniões e vivências em relação às árvores;
Durante a discussão, mostrar imagens de árvores feitas por diversos artistas.
Observar como cada um optou por representar, troncos, galhos e folhas. Neste momento é interessante também mostrar imagens estereotipadas de árvores para que os alunos percebam e compreendam as suas diferentes representações tentando motivá-los a fugir dos desenhos convencionais instituídos pelas mídias de uma forma geral. Isto só pode ser feito através da observação e comparação e diversas imagens;
Desenho de Rodrigo Souza
http://3.bp.blogspot.com/_lTqTPpFmCuQ/SxABGc1XJSI/AAAAAAAABvQ/dGC9o5nWnVY/s1600/arvore%5B1%5D.jpg
Árvores - Aldo Bonadei
http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/08324319.jpg
Árvore Vermelha - Mondrian
Vista do Asilo - Van Gogh
http://orbita.starmedia.com/~debeatriz/JPGs/vangogh07.jpg
Entregar revistas e jornais aos alunos e pedir que eles busquem por imagens de árvores. Se na escola houver acesso à internet, pode-se levar os alunos ao computador e fazer a busca por imagens no computador. As imagens devem ser recortadas ou impressas e juntas, devem formar um mural coletivo de repertório de imagens.
2ª atividade:
Retomar a observação do mural de imagens feito coletivamente pelos alunos.
Pedir que cada um faça um desenho de uma árvore. Isto pode ser encaminhado pelo professor de duas formas:
- Se na escola houver muitas árvores, é interessante dar aos alunos a oportunidade de fazerem um desenho de observação fora de sala. Para isso percorra o espaço da escola com os alunos observando as diferentes árvores que estão plantadas na área. Perceber como é a conformação de cada uma, pedir que os alunos “desenhem” com o dedo no ar o formato da árvore. Em seguida pedir que eles escolham uma árvore para desenhar. Neste momento eles devem apenas observar e desenhar os contornos e detalhes importantes da árvore.
- Outra opção é usar as imagens do mural para fazer a observação e desenho na sala de aula. Independente da forma, o ato de observar e desenhar é crucial para o trabalho, pois oferece aos alunos uma ampliação de seu repertório de imagens;
Sugestões de imagens:
http://globonews.globo.com/platb/files/336/2008/11/arvore1.jpg
http://www.diretoriodeartigos.com.br/wp-content/uploads/2010/09/arvores.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_GCSTU6U35xM/THVAZHdk5HI/AAAAAAAABOw/LprjLfltl2U/s1600/arvore.jpg
http://andirahrah.files.wordpress.com/2010/02/arvore_babosa.jpg
3ª atividade:
Mostrar os desenhos feitos à partir da observação de árvores.
Comentar os resultados e a forma como cada aluno abordou o tema.
Partir para o processo de finalização, onde os alunos podem utilizar escovinhas de dentes ou pincel seco para fazer pequenos jatos sobre a copa e o tronco de suas árvores desenhadas criando efeito respingado ou pintar de forma convencional.
Outra forma de acabamento interessante é trabalhar também com o pincel de pêlo mais grosso fazendo círculos para criar volumes. Seguem abaixo, imagens de trabalhos de alunos com este tipo de acabamento:
Imagens de trabalhos de alunos dos 1o anos do Colégio de Aplicação João XXIII
4ª atividade:
Ainda dentro do tema "árvore", propor a construção de uma “Árvore de Mãos”.
Cada aluno deve desenhar o contorno de suas duas mãos em uma folha verde (pode-se trabalhar com colorset, magic paper ou até mesmo páginas de revista ou jornal que tenham tonalidades verdes. A copa fica mais interessante se contar com vários tons de verde)
Se o aluno tiver dificuldades para desenhar suas mãos nas folhas, pode-se sugerir que os alunos em duplas façam as mãos uns dos outros.
Com a mão contornada, cada um deve desenhar dentro dela uma mensagem sobre natureza. O ideal é que trabalhem com canetinha para que o desenho ganhe destaque;
O professor deve montar um tronco para a turma e colar as mãos dos alunos compondo uma copa.
Os trabalhos podem ser expostos em conjunto formando um grande panorama sobre o tema pela turma.
Imagens das árvores confeccionadas com desenhos das mãos dos alunos dos 1os anos do Colégio de Aplicação João XXIII
Não há recursos complementares para esta aula.
Um primeiro momento da avaliação pode ser feito ao contrapor as imagens de árvores, obras de arte com a representação de árvores e os trabalhos dos alunos observando em grupo diferenças e igualdades; Um segundo momento é comentar as mensagens desenhadas e escritas nas mãozinhas dos alunos reforçando os conceitos desenvolvidos durante a aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/08/2012
Quatro estrelasAdorei muito dinamica e criativo.
05/10/2011
Cinco estrelasEste tipo de aula é muito interessante por fazer com que os dons dos alunos sejam estimulados, mesmo daqueles que se fecham dizendo que não gostam de desenho, ou pelo menos não gostam de se expressar por vergonha de ser criticado. Mas a partir do momento em que todos expõem sua arte, tudo vira festa.