Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O texto informativo em diferentes mídias.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Buscar pistas textuais para compreensão do texto.
  •   Conhecer textos em diferentes mídias, com caráter informativo;
  •   Desenvolver fluência na leitura;
Duração das atividades
Três aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

Para compreender esta aula, é necessário lembrar que:

Texto informativo*: Artigos, folhetos, cartazes, notícias etc. Têm como objetivo informar sobre a vida, sobre o mundo com um tema específico.

Mídia: A mídia muitas vezes é usada como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.   

*Conceitos adaptados do texto: Construção de opinião no texto informativo. Autora: Janaíne dos Santos. Disponível em : http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17168/000711632.pdf?sequence=1 

Atividade 1  

  •  Leia com a turma o texto “O que é trânsito”, disponível no site: <http://transitolandia.blogspot.com/p/o-que-e-transito.html>. 
  •   Forme uma roda com a turma e peça às crianças que façam observações sobre o tema “Trânsito”.
  •   Solicite às crianças que dêem exemplos de situações e atitudes que precisamos ter no trânsito e que justifiquem.   Ex.: Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, para não correr o risco de ser atropelado.

Atividade 2

  A Polícia Militar de vários estados possui folhetos informativos relativos à educação no trânsito que podem ser solicitados pela escola.  

   Caso não consiga, o DETRAN de Santa Catarina deixa o folheto disponível na Internet no site: <http://www.detran.sc.gov.br/educacao/cartilha.htm>.  (Ele tem um aspecto interessante, pois o mouse do computador aparece como uma mãozinha que você utiliza para “virar a página” do folheto, virtualmente, no site).  

Sugiro que reforce que o folheto, na maioria das vezes, aparece impresso (em papel), mas que, neste caso, ele será lido na Internet.   Peça às crianças para responder às perguntas abaixo, após lerem o folheto.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1-    COMPLETE AS FRASES ABAIXO:

A.    CRIANÇAS MENORES DE _____ ANOS DEVEM VIAJAR NO BANCO DE TRÁS DOS CARROS.

B.    NÃO COLOQUE ___________________ OU _________________ PARA FORA DA JANELA DO CARRO MESMO COM O CARRO ______________.

C.    SOMENTE DESÇA DO ÔNIBUS COM O VEÍCULO ____________________.

2-    RESPONDA:

a.    POR QUE DEVEMOS USAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA AO ANDAR DE BICICLETA?       

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

Atividade 3 – Cartaz informativo  

  • Organize a turma em dois grupos para analisar as imagens abaixo.
  • Instrua as crianças a escreverem frases sobre estas imagens e a produzirem cartazes referentes à segurança no trânsito.
  • As crianças podem produzir mais cartazes e fazer novos desenhos. O importante é que você observe a construção das frases e faça as correções necessárias quanto à ortografia, sentido do texto e adequação ao tema.

Disponível em: <http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/2009/06/24/der-comemora-49-anos-e-reinaugura-a-transitolandia/>. 

Disponível em: <http://www.portaldotransito.com.br/campanhas-de-transito/campanha-turma-da-monica.html>. 

  Atividade: Discussão sobre as mídias.

  • Converse com as crianças, peça que discutam sobre as diferentes mídias que o tema trânsito foi abordado (vídeo, texto na Internet, cartaz, folheto).
  • Peça que façam observações sobre as diferenças e pontos positivos em cada mídia.   

Recursos Complementares

Neste site existem diversas atividades relacionadas ao tema  “Educação no trânsito”. <http://www.vivamais.rs.gov.br/turma/>.    

Guia de segurança para a criança no trânsito: <http://www.criancasegura.org.br/programas_pedestre.asp>.    

Várias cidades no país possuem uma “Transitolândia”* de responsabilidade da Polícia Militar  ou DER e, caso sua cidade possua, seria interessante fazer uma visita com a turma. Ex: <http://www.transitolandia.com/>. <https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/bptran/principal.action>.    

* Transitolândia é uma réplica em miniatura do trânsito. As crianças são instruídas por policiais sobre as normas de circulação e podem brincar com situações do trânsito cotidiano.

Avaliação

Observe se a criança:  

  •   Lê o texto com fluência e autonomia.
  •   Produz textos orais de acordo com a situação proposta.
  •   Busca informações no texto para responder às questões propostas na atividade 2.
  •   Produz textos escritos de acordo com a situação proposta.
  •   Revisa o texto escrito e/ou corrige quando solicitado.  
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 2/2 - 100%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Profa. Patrícia Lopes Benincasa, Anexo Dorothovio do Nascimento Filho , São Paulo - disse:
    plbalmeida@hotmail.com

    20/05/2012

    Três estrelas

    Adorei a ideia, parabéns.


  • Francisco Gregorio da Silva, ESCOLA MUNICIPAL CELINA GUIMARAES VIANA , Rio Grande do Norte - disse:
    gregoriorealsilva@hotmail.com

    27/05/2011

    Três estrelas

    Devemos conhecer bem as regras de Trânsito, pois, desta forma estamos aptos a salvar vidas. Termos educação no transito, é com certeza respeitar o direito dos pesdestres. Toda criança deve ter orientação sobre o trânsito, assim o futuro será mais harmonioso e teremos menos mortes nas rodovias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.