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Ondas eletromagnéticas em seu dia a dia

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar os tipos de ondas eletromagnéticas
  • Compreender como é formada a onda eletromagnética
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

...

Estratégias e recursos da aula

A sequência de atividades aqui proposta tem o intuito de desenvolver conceitos científicos a partir de perguntas que podem permear situações cotidianas. A questão a ser lançada está relacionada aos celulares

1ª atividade: abordar os primeiros conceitos envolvendo o tema

Comece levantando o que seus alunos já sabem sobre radiação eletromagnética, perguntando-lhes como funcionam os celulares.

Após explorar o que sabem, explique que radiação eletromagnética é formada por ondas, presentes no funcionamento de equipamentos como o rádio, o forno de microondas e o celular:

"A onda eletromagnética transporta energia. Notar isso é fácil e podemos citar como exemplo a radiação solar, ressaltando que se você ficar muito tempo exposto ao sol perceberá claramente sua energia (...)

Estamos imersos em ondas eletromagnéticas: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.

A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita em 1864 pelo físico escocês James Clerk Maxwell . Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual a da luz. Por outro lado, a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz em1887. Hertz produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e depois detectou-as por meio de outros circuitos sintonizados na mesma frequência.Seu trabalho foi homenageado posteriormente, colocando-se o nome "Hertz" para a unidade de freqüência."

Fonte: Guia do Professor – Áudio – Ondas Eletromagnéticas - O Celular . IBTF - Projeto Acessa Física - Atualizado em 19 de fevereiro de 2009. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1066

imagem disponível na Internet

Complemente as informações exibindo o vídeo: Tipos de Ondas, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=N2hrkzUp4tk . Esse vídeo aborda o conceito de onda e seus tipos. Aponta que ondas são movimentos oscilatórios que se propagam num meio, transportando apenas energia, sem transportar matéria e destaca que sua origem recebe duas classificações: as ondas mecânicas (como por exemplo, as ondas em superfícies líquidas e ondas sonoras) e as ondas eletromagnéticas.

Após a exibição, suscite os comentários dos alunos, retomando os pontos principais discutidos até aqui.

2ª atividade: despertar o desejo de saber como o tema aplica-se no cotidiano

Apresente a primeira parte do áudio Ondas Eletromagnéticas - O Celular - Parte I e II , disponível no Portal do Professor (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10663/open/file/index.html?sequence=15 )   . Esse material aborda o conceito de ondas eletromagnéticas, relacionando-o com o funcionamento do celular a partir da questão: O que você acha que melhoraria o sinal do seu celular: embrulhá-lo num papel sulfite ou num papel alumínio? 

imagem disponível na internet

Na parte 1 as personagens da trama experimentam embrulhar o celular em uma folha de papel e depois no papel alumínio para analisar como tais situações interferem no seu funcionamento. Pare a audição no momento em que as personagens iniciarão a experiência e fomente uma discussão. Anote as hipóteses dos alunos as respectivas explicações. Faça a mesma experiência em sala de aula antes de prosseguir.

Anote todas as explicações apresentadas pelos alunos para retomada posterior.

3ª atividade: socializar pesquisas para saber mais

Proponha a organização de grupos de trabalho e peça que pesquisem na internet:

O que é onda eletromagnética?

O que é uma blindagem elétrica?

Oriente que devem procurar a definição em mais de uma fonte para elaborar uma explicação. Peça que listem as fontes consultadas ao final da definição elaborada pelo grupo.

Promova uma socialização das definições elaboradas pelos grupos. Durante as apresentações enfatize os pontos relevantes e desfaça equívocos, se ocorrerem.

4ª atividade: organizar informações

Dê prosseguimento ao uso do áudio Ondas Eletromagnéticas - O Celular - Parte I e II, reapresentando a primeira parte e introduzindo também a segunda parte desta vez, quando a personagem Carol Carolina faz uma comunicação com James Maxwell e Faraday e tira dúvidas sobre as questões  levantadas inicialmente.

O celular não toca quando enrolado no papel alumínio, pois, por ser um material condutor, o alumínio impede a entrada de campos eletrostáticos, bem como os campos eletromagnéticos cujos comprimentos de onda sejam superiores ao tamanho da malha. Esse fenômeno se chama “gaiola de Faraday”, que nada mais é, do que uma blindagem elétrica.

Após ouvirem as explicações apresentadas no material, amplie o estabelecimento de relações, perguntando-lhes em que outras situações ocorrem blindagens, tais como:

Por que os celulares não funcionam ou funcionam com dificuldade no interior de um túnel?

O celular não funciona ou funciona com dificuldade nos túneis feitos para a passagem de rodovias, porque as ondas não conseguem passar pela malha metálica aplicada entre o concreto para a sustentação dos túneis.

Peça que os alunos voltem aos seus grupos de trabalho e sintetizem as explicações sobre as ondas eletromagnéticas no cotidiano, de uma maneira criativa. Os alunos poderão criar recursos em vídeo, áudio, cartazes, de forma que alunos de anos anteriores compreendam a mensagem , mesmo sem terem estudado o conceito de onda eletromagnética.

É importante que você acompanhe o processo de criação, cuidando para que apliquem os conceitos e processos discutidos corretamente. A finalização do produto deverá ocorrer como atividade extraclasse.

Para finalizar, organize a apresentação dos trabalhos para as outras turmas da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ondas Eletromagnéticas - O Celular - Parte I e II Áudio
Recursos Complementares

Como  a internet Wi-Fi funciona?

Assista ao vídeo:  Olhar Digital: Saiba como Funciona o Wi-Fi, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=75HJKLkjiuc 

Avaliação

Durante a criação dos recursos para apresentação dos conceitos estudados, observe se os alunos:

  • Abordam os tipos de ondas eletromagnéticas
  • Explicam a aplicação de uma onda eletromagnética em uma situação cotidiana        
  • Trabalham em grupos interagindo para atingir um objetivo comum

Ao final do processo, compartilhe suas observações com os alunos, destacando o desenvolvimento do grupo e os pontos sobre os  quais ainda podem avançar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • andreza, radilogia , São Paulo - disse:
    andreza_magalhaes1@hotmail.com

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    eu achei muito bem simplificado e bem mais fácil de aprender .muito bom mesmo


  • Iandra, :).. , Maranhão - disse:
    ajshaa@hotmail.com

    25/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom essa elaboração sobre este assunto e me ajudou muito


  • Nanda, Varginha , Minas Gerais - disse:
    nandinha_casalta@hotmail.com

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula bem prática e objetiva, não deixando dúvidas. Me ajudou muito nessa matéria que eu tenho dificuldade. Parabéns continuem assim.


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