19/06/2009
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
O problema da Torre de Hanói foi proposto pelo Matemático francês Edouard Lucas em 1883. Ele elaborou uma lenda muito curiosa sobre à Torre. A lenda falava sobre uma torre muito grande, a Torre de Brama, que foi criada no início dos tempos, com três hastes contendo 64 discos concêntricos. Dizia a lenda também, que o criador do universo gerou uma comunidade de monges cuja única atividade era mover os discos da haste original para um haste de destino. E se caso eles conseguissem terminar sua tarefa em um número mínimo de passos, o mundo acabaria. Para fazer tal tarefa os monges deveriam obedecer as seguintes regras:
- Nunca colocar um disco maior sobre um disco menor;
- Mover um único disco por vez;
- Nunca colocar um disco em outro lugar que não seja uma das três hastes.
Professor, converse com seus alunos sobre a lenda da Torre de Hanói, e então, leve-lhes ao Laboratório de Informática e peça para que acessem o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_118_g_2_t_2.html?from=topic_t_2.html onde se encontra a Torre de Hanói virtual.
Seguindo as regras obedecidas pelos monges, sugira aos alunos que resolvam o problema da Torre de Hanói com diferentes quantidades de discos: 3,4,5, etc.
Em seguida, após a familiarização com o jogo, sugira a construção de uma tabela mostrando a relação entre o número de discos e a quantidade mínima de jogadas para se completar o jogo.
Nesse momento os alunos podem verificar entre eles com quantas jogadas cada um completou o jogo até descobrirem o número mínimo de jogadas e todos tentarem realizar a tarefa completando o jogo com a quantidade mínima de jogadas.
Número de Discos | Quantidade Mínima de Jogadas |
3 | |
4 | |
5 | |
6 |
Completando a tabela, você deverá encontrar os seguintes resultados:
Número de Discos | Quantidade Mínima de Jogadas |
1 | 1 |
2 | 3 |
3 | 7 |
4 | 15 |
5 | 31 |
6 | 63 |
Em seguida, o professor pode fazer a seguinte questão a seus alunos:
- A toda quantidade de discos existe uma quantidade mínima de jogadas associadas? Esta quantidade mínima de jogadas é única?
- Para qualquer quantidade de discos escolhida é possível completar o jogo com a quantidade mínima de jogadas?
- A quantidade mínima de jogadas depende do número de discos?
Professor utilize estas perguntas para levar a identificarem esta relação como uma função.
Agora, pergunte a seus alunos se é possível escrever uma expressão que permita encontrar a quantidade mínima de jogadas conhecendo o número de discos? Ou seja, qual é a expressão matemática que fornece a quantidade mínima de jogadas em função do número de discos.
Uma regra que pode surgir é a de que a quantidade mínima de jogadas para uma torre com n discos é igual duas vezes a quantidade mínima de jogadas para uma torre com n-1 discos mais 1.
Caso isso aconteça pergunte aos alunos se tem como encontrar a quantidade mínima de jogadas para uma torre com n discos de um modo que não depen da do conhecimento da quantidade mínima de jogadas para uma torre com n-1 discos.
Se necessário pergunte aos alunos se é possível escrever os números da segunda coluna da tabela utilizando a operação de potenciação e os números correspondentes na primeira coluna. Caso continuem com dificuldade sugira que somem 1 a todos os números que aparecem na segunda tabela.
Eles devem chegar a conclusão que a quantidade mínima de jogadas (vamos chamar de J) será uma função do número de discos (vamos chamar de n), e esta função é dada pela equação J(n) = 2n –1.
Quatro estrelas 7 classificações
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25/05/2014
Cinco estrelasMuito boa essa aula, dinâmica e bastante interessante.
13/08/2011
Cinco estrelasOlá! Quando eu era universitário, tive a oportunidade de conhecer este jogo e ficava imaginando o que poderia ser trabalhado com ele. Acho que minha curiosidade foi pouca naquela época. Hoje estou atuando como coordenador de matemática em meu município e realizando minhas pesquisas encontrei esta excelente ideia a ser trabalhada. Não perdi tempo, dois dias depois repassei pra meus colegas e acredito que será um sucesso, estou esperançoso para saber o resultado.
05/09/2010
Quatro estrelasé muito importante estar trabalhando função com brincadeiras, porque os alunos tem muitas dificuidades de aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasiniciar uma aula com uma historia em que haja uma aplicação de uma função exponencial irá chamar a atenção do aluno de imediato, além de fazer com que o mesmo interaja com a historia, ao utilizar o recurso computacional o mesmo ira desenvolver não apenas o conceito de função mas também seu raciocínio lógico.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito Bom! Vou usar em sala de aula, Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasJá utilizei esse recurso e o resultado foi excelente, pois permite que o aluno entenda o conceito de função, entre outras coisas.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela ótima aula ! Vou utilizar a mesma com os meus alunos .