28/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Os alunos precisarão conhecer vocabulário relacionado a atividades de lazer, bem como advérbios de tempo.
Aula 1
Professor,
Motive os alunos perguntando:
Como você convidaria alguém para sair?
Encoraje os alunos a imaginarem uma situação em que eles convidam alguém especial para sair. Ouça as sugestões e anote-as no quadro. Conduza a conversa sugerindo diferentes passeios para os quais eles poderiam convidar alguém a ir.
Exemplo: cinema, teatro, estádio, restaurante, shopping, etc.
Escreva no quadro o seguinte:
Chame a atenção dos alunos para as estruturas sublinhadas. Explique que elas são usadas para se fazer convites em inglês. Enfatize o uso do verbo no infinitivo após tais estruturas nos exemplos 1 e 2 e do uso do gerúndio nos exemplos 3, 4 e 5.
Faça uma breve repetição das frases acima para que os alunos pratiquem a pronúncia e intonação.
Agora pergunte aos alunos como eles poderiam aceitar tais convites.Ouça as sugestões e escreva as possíveis respostas em inglês no quadro.
Escreva no quadro o seguinte:
Faça uma breve repetição das frases acima para que os alunos pratiquem a pronúncia e intonação.
Organize os alunos em grupos de três e peça que eles criem um diálogo usando as frases dadas. Monitore e ajude com algum vocabulário desconhecido. Por fim eles deverão praticar os diálogos oralmente. Peça a voluntários para modelar seu diálogo para a turma.
Aula 2
Para essa aula você precisará imprimir a folha de atividades disponível em:
http://www.reward-english.com/PDF/start/prog31-40/4GRB-letsgooutWS-p83.pdf - acesso em 18/10/10
Imprima o suficiente para que, após recortar conforme indicado, cada aluno na sala fique com uma imagem. Certifique-se que os alunos conhecem o vocabulário referente às atividades.
Atividades: go to the movies, go to the theatre, go dancing, go to the restaurant, get a video, go to a concert, go to an exhibition, go swimming, go to a party, go for a walk, visit friends, play cards.
Com a ajuda dos alunos escreva no quadro alguns advérbios de tempo para que sejam usados na próxima atividade.
Escreva no quadro:
Tonight, tomorrow, next weekend, next Saturday, next week.
Agora oriente os alunos a circularem pela sala e, usando a atividade ilustrada em suas imagens, convidar seus colegas para um programa em um dia e horário específico.
Determine alguns minutos para a atividade (cerca de 10) e ao fim do tempo estipulado pergunte aos alunos se eles aceitaram a todos os convites que receberam. Eles provavelmente dirão que não. Pergunte-os como fizeram para negar. Ouça suas respostas e em seguida escreva no quadro:
Agora os alunos deverão trocar seus cartões de imagem com um colega e repetir a atividade anterior. Desta vez, se quiserem negar o convite, os alunos deverão usar o vocabulário no quadro.
Aula 3
Nessa aula você conduzirá os alunos ao laboratório de informática para que façam uma atividade em que irão ouvir a uma pessoa convidar outra para sair.
Oriente os alunos a acessarem o site abaixo:
http://www.esl-lab.com/invite/inviterd1.htm - acesso em 18/10/10
Os alunos poderão trabalhar em duplas. Eles deverão ouvir ao diálogo e em seguida responder ao Quiz de perguntas.
Em seguida, peça aos alunos que visitem o site abaixo. Eles deverão ouvir ao diálogo novamente e dessa vez completar as lacunas.
http://www.esl-lab.com/invite/invitefra.htm - acesso em 18/10/10
Por último peça que reescrevam o diálogo de maneira que Diane dê respostas mais positivas a Doug e, em seguida, pratiquem esse diálogo com sua dupla.
Aula 4
Você precisará trazer um exemplo de convite para essa aula ou você poderá imprimir o modelo disponível em:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/hope-you-can-make-it - acesso em 18/10/10
Comece dizendo aos alunos que você foi convidada para uma festa. Faça-os acreditar que é verdade, conte uma estória que ilustre esse convite. Por exemplo, você pode dizer que é uma festa à fantasia ou um chá de panelas na casa de uma pessoa amiga. Mostre o convite e pergunte aos alunos se eles sabem como se diz convite em inglês.
Escreva no quadro:
INVITATION
Pergunte aos alunos quais os tipos de festa eles já foram convidados a ir. Escreva no quadro o nome do evento em inglês.
Exemplos:
Wedding (casamento)
Birthday (aniversário) I
Baby shower (Chá de bebê) I
Bridal shower (chá de panela) I
Stag night (despedida de solteiro) I
Surprise party (festa surpresa) I
Graduation party (festa de formatura)
Housewarming party (chá de casa nova) I
Farewell party (festa de despedida) I
Welcome party (festa de boas vindas) I
Costume party (festa à fantasia)
Pergunte aos alunos quais dessas festas são informais. Pergunte-os em seguida como costumam convidar amigos para festas informais (marcadas com um I). Eles provavelmente dirão que através de mensagem de celular (sms).
Escreva no quadro:
OFF TO CANADA. FAREWELL PARTY @MY PLACE - Sat 10pm. CU ;)
Peça aos alunos que tentem descobrir o que a mensagem diz. Encoraje-os a discutirem com os colegas e após alguns minutos ouça o que concluíram.
Resposta:
OFF TO CANADA. FAREWELL PARTY AT MY PLACE - Saturday 10pm. SEE YOU
(Indo para o Canadá. Festa de despedida na minha casa - sábado 22:00. Até lá.)
Oriente os alunos a visitarem o site abaixo. Eles encontrarão nesse site uma lista de abreviações usadas em mensagens de texto. Peça que leiam atentamente e em seguida escrevam um convite para o colega usando as abreviações:
http://www.associatedcontent.com/article/2688773/text_messaging_acronyms_popular_text_pg2.html?cat=7 - acesso em 18/10/10
Por último proponha uma atividade de adivinhação. Organize os alunos em grupos de três ou quatro, peça que escrevam uma mensagem usando os símbolos do site dado acima e em seguida troquem essas mensagens com outro grupo para que ele adivinhe.
Todos os sites foram acessados em 18/10/10
Para Quiz sobre como fazer convites formais, visite:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/howto/howto_polite_invitations_quiz.pdf
Para Quiz sobre como fazer convites informais, visite:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/howto/howto_invitations_ex.pdf
Para lista de abreviações usadas na internet, visite:
http://www.webopedia.com/quick_ref/textmessageabbreviations.asp
Avalie o desempenho dos alunos no diálogo criado na aula 1 ou se preferir avalie as mensagens escritas pelos alunos na aula 4.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!