Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hope you can make it!

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ser convidado e fazer um convite
  • Aplicar estratégias de leitura: convites
  • Escrever um convite
  • Trabalhar abreviações usadas na internet
Duração das atividades
4horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer vocabulário relacionado a atividades de lazer, bem como advérbios de tempo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Motive os alunos perguntando:

Como você convidaria alguém para sair?

Encoraje os alunos a imaginarem uma situação em que eles convidam alguém especial para sair. Ouça as sugestões e anote-as no quadro. Conduza a conversa sugerindo diferentes passeios para os quais eles poderiam convidar alguém a ir.

Exemplo: cinema, teatro, estádio, restaurante, shopping, etc.

Escreva no quadro o seguinte:

  1. Do you want to go to the movies tonight?
  2. Would you like to go to the theatre tomorrow?
  3. Would you be interested in going to the stadium next Sunday?
  4. Do you fancy going to the restaurant for dinner?
  5. How about going to the shopping mall?

Chame a atenção dos alunos para as estruturas sublinhadas. Explique que elas são usadas para se fazer convites em inglês. Enfatize o uso do verbo no infinitivo após tais estruturas nos exemplos 1 e 2 e do uso do gerúndio nos exemplos 3, 4 e 5.

Faça uma breve repetição das frases acima para que os alunos pratiquem a pronúncia e intonação.

Agora pergunte aos alunos como eles poderiam aceitar tais convites.Ouça as sugestões e escreva as possíveis respostas em inglês no quadro.

Escreva no quadro o seguinte:

  1. Sure. What time?
  2. I'd love to, thanks.
  3. That's very kind of you, thanks.
  4. That sounds lovely, thank you.
  5. What a great idea, thank you.
  6. Sure. Cool!

Faça uma breve repetição das frases acima para que os alunos pratiquem a pronúncia e intonação.

Organize os alunos em grupos de três e peça que eles criem um diálogo usando as frases dadas. Monitore e ajude com algum vocabulário desconhecido. Por fim eles deverão praticar os diálogos oralmente. Peça a voluntários para modelar seu diálogo para a turma.

Aula 2

Para essa aula você precisará imprimir a folha de atividades disponível em:

http://www.reward-english.com/PDF/start/prog31-40/4GRB-letsgooutWS-p83.pdf - acesso em 18/10/10

Imprima o suficiente para que, após recortar conforme indicado, cada aluno na sala fique com uma imagem. Certifique-se que os alunos conhecem o vocabulário referente às atividades.

Atividades: go to the movies, go to the theatre, go dancing, go to the restaurant, get a video, go to a concert, go to an exhibition, go swimming, go to a party, go for a walk, visit friends, play cards.

Com a ajuda dos alunos escreva no quadro alguns advérbios de tempo para que sejam usados na próxima atividade.

Escreva no quadro:

Tonight, tomorrow, next weekend, next Saturday, next week.

Agora oriente os alunos a circularem pela sala e, usando a atividade ilustrada em suas imagens, convidar seus colegas para um programa em um dia e horário específico.

Determine alguns minutos para a atividade (cerca de 10) e ao fim do tempo estipulado pergunte aos alunos se eles aceitaram a todos os convites que receberam. Eles provavelmente dirão que não. Pergunte-os como fizeram para negar. Ouça suas respostas e em seguida escreva no quadro:

  1. No, thanks.
  2. Sorry, but I can't.
  3. I'd really like to, but I'm busy.
  4. Sorry. I'm busy that day.

Agora os alunos deverão trocar seus cartões de imagem com um colega e repetir a atividade anterior. Desta vez, se quiserem negar o convite, os alunos deverão usar o vocabulário no quadro.

Aula 3

Nessa aula você conduzirá os alunos ao laboratório de informática para que façam uma atividade em que irão ouvir a uma pessoa convidar outra para sair.

Oriente os alunos a acessarem o site abaixo:

http://www.esl-lab.com/invite/inviterd1.htm  - acesso em 18/10/10

Os alunos poderão trabalhar em duplas. Eles deverão ouvir ao diálogo e em seguida responder ao Quiz de perguntas.

Em seguida, peça aos alunos que visitem o site abaixo. Eles deverão ouvir ao diálogo novamente e dessa vez completar as lacunas.

http://www.esl-lab.com/invite/invitefra.htm - acesso em 18/10/10

Por último peça que reescrevam o diálogo de maneira que Diane dê respostas mais positivas a Doug e, em seguida, pratiquem esse diálogo com sua dupla.

Aula 4

Você precisará trazer um exemplo de convite para essa aula ou você poderá imprimir o modelo disponível em:   

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/hope-you-can-make-it - acesso em 18/10/10

Comece dizendo aos alunos que você foi convidada para uma festa. Faça-os acreditar que é verdade, conte uma estória que ilustre esse convite. Por exemplo, você pode dizer que é uma festa à fantasia ou um chá de panelas na casa de uma pessoa amiga. Mostre o convite e pergunte aos alunos se eles sabem como se diz convite em inglês.

Escreva no quadro:

INVITATION

Pergunte aos alunos quais os tipos de festa eles já foram convidados a ir. Escreva no quadro o nome do evento em inglês.

Exemplos:

Wedding (casamento)

Birthday (aniversário) I 

Baby shower (Chá de bebê) I 

Bridal shower (chá de panela) I 

Stag night (despedida de solteiro) I 

Surprise party (festa surpresa) I 

Graduation party (festa de formatura)

Housewarming party (chá de casa nova) I 

Farewell party (festa de despedida) I 

Welcome party (festa de boas vindas) I 

Costume party (festa à fantasia)

Pergunte aos alunos quais dessas festas são informais. Pergunte-os em seguida como costumam convidar amigos para festas informais (marcadas com um I). Eles provavelmente dirão que através de mensagem de celular (sms).

Escreva no quadro:

OFF TO CANADA. FAREWELL PARTY @MY PLACE - Sat 10pm. CU ;)

Peça aos alunos que tentem descobrir o que a mensagem diz. Encoraje-os a discutirem com os colegas e após alguns minutos ouça o que concluíram.

Resposta:

OFF TO CANADA. FAREWELL PARTY AT MY PLACE - Saturday 10pm. SEE YOU

(Indo para o Canadá. Festa de despedida na minha casa - sábado 22:00. Até lá.)

Oriente os alunos a visitarem o site abaixo. Eles encontrarão nesse site uma lista de abreviações usadas em mensagens de texto. Peça que leiam atentamente e em seguida escrevam um convite para o colega usando as abreviações:

 http://www.associatedcontent.com/article/2688773/text_messaging_acronyms_popular_text_pg2.html?cat=7 - acesso em 18/10/10

Por último proponha uma atividade de adivinhação. Organize os alunos em grupos de três ou quatro, peça que escrevam uma mensagem usando os símbolos do site dado acima e em seguida troquem essas mensagens com outro grupo para que ele adivinhe.

Recursos Complementares

Todos os sites foram acessados em 18/10/10

Para Quiz sobre como fazer convites formais, visite:

http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/howto/howto_polite_invitations_quiz.pdf 

Para Quiz sobre como fazer convites informais, visite:

http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/howto/howto_invitations_ex.pdf 

Para lista de abreviações usadas na internet, visite:

http://www.webopedia.com/quick_ref/textmessageabbreviations.asp 

Avaliação

Avalie o desempenho dos alunos no diálogo criado na aula 1 ou se preferir avalie as mensagens escritas pelos alunos na aula 4.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.