Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de legendas em textos informativos.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Analisar e produzir textos de forma sintética atendendo ao propósito de construir uma legenda.
  •   Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipótese sobre o texto lido.
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A legenda é um recurso importante para a compreensão de textos, mapas, diagramas etc. O aspecto abordado nesta aula será a legenda enquanto texto que informa o conteúdo e/ou complementa as informações de uma imagem, sequencie os procedimentos, anuncie.

  •  Selecione reportagens de revistas com esta característica.
  • Faça cópias da reportagem, uma sem a legenda e outra com a legenda.   
  • Peça às crianças que leiam a reportagem sem a legenda e depois façam comentários

.

  • Depois, apresente a reportagem com a legenda e peça às crianças que reflitam sobre as informações que a legenda acrescentou a reportagem.

.

Revista Mundo Estranho - Editora Abril Novembro 2007.

Atividade 2

  • Faça um passeio com a turma. Pode ser pela comunidade ao redor da escola, um parque etc.
  •   Cada criança deverá tirar uma foto durante o passeio.
  •   Entregue um bloco de papel e lápis a cada criança para que esta registre informações sobre a foto que tirou. Ex.: lugar, pessoas, data, objetos, história do lugar etc.
  •   Imprima/revele as fotos e coloque um espaço para que a criança faça a legenda com as informações que anotou.   

Atividade 3

Atividade de Português   

Observe as fotos abaixo.  Cada uma delas precisa de informações para fazerem mais sentido. Invente informações como data, local, nome das pessoas na foto para preencher a legenda.

*Fotos tiradas por Mariane Patrícia Madeira Lopes.

Corrija a atividades com as crianças vocês podem fazer comparações entre os textos observando se foram coerentes com as imagens. Ao final pode ser construído um painel com as legendas das fotos.

Recursos Complementares

 Sugestão de texto ao professor <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000400021&script=sci_arttext&tlng=pt>. Desafios para a abordagem da imprensa na escola - Juvenal Zanchetta Jr. 

Leitura para as crianças: http://www2.uol.com.br/ecokids/preserve.htm e http://www.saudeanimal.com.br/ 

site com legendas sobre animais para as crianças lerem.

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se a criança:

  •   Analisa as informações adicionadas à reportagem da atividade 1 como sendo complementares à reportagem.
  •   Produz textos sintéticos e condizentes com as imagens.
  •   Busca informações nas imagens e nos textos para analisar e produzir legendas.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.