07/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Atividade 1
A legenda é um recurso importante para a compreensão de textos, mapas, diagramas etc. O aspecto abordado nesta aula será a legenda enquanto texto que informa o conteúdo e/ou complementa as informações de uma imagem, sequencie os procedimentos, anuncie.
Revista Mundo Estranho - Editora Abril Novembro 2007.
Atividade 2
Atividade 3
Atividade de Português
Observe as fotos abaixo. Cada uma delas precisa de informações para fazerem mais sentido. Invente informações como data, local, nome das pessoas na foto para preencher a legenda.
*Fotos tiradas por Mariane Patrícia Madeira Lopes.
Corrija a atividades com as crianças vocês podem fazer comparações entre os textos observando se foram coerentes com as imagens. Ao final pode ser construído um painel com as legendas das fotos.
Sugestão de texto ao professor <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000400021&script=sci_arttext&tlng=pt>. Desafios para a abordagem da imprensa na escola - Juvenal Zanchetta Jr.
Leitura para as crianças: http://www2.uol.com.br/ecokids/preserve.htm e http://www.saudeanimal.com.br/
site com legendas sobre animais para as crianças lerem.
Durante a realização das atividades, observe se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!