Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução aos quadrinhos: Tirinhas para crianças

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O desenvolvimento de histórias sequenciais;
  • Sobre algumas tirinhas de personagens conhecidos como Turma da Mônica, Snoopy;
  • Desenvolver uma tirinha com cada aluno;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula;  

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

As tirinhas são uma forma simplificada de arte sequencial, onde as histórias são divididas entre 3 e 5 quadrinhos. Elas podem associar as imagens ao texto ou não, tentando sempre narrar uma situação curta de forma rápida;

Introduzir o conceito mostrando uma sequência simples de 2 quadros para os alunos;

Perguntar: o que está acontecendo na sequência abaixo?

Através das respostas observar se eles compreendem a ação descrita através de imagens;

Sequência simples

Pedir que cada um crie uma sequência simples, enfocando uma ação. Exemplo: chutar uma bola, pegar um objeto, morder uma maçã e etc.

Através desta atividade é possível detectar se algum aluno apresenta dúvidas sobre o assunto.

ATIVIDADE 2:

Retomar o conceito da sequência simples mostrando para a turma alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

Perguntar se alguém na sala já leu uma tirinha;

Ouvir as respostas e perguntar o que as tirinhas têm a ver com as sequências simples aprendidas na primeira atividade;

após ouvir os alunos, explicar que as tirinhas lançam mão do recurso da sequência de imagens para poder contar pequenas histórias; 

Mostrar algumas tirinhas conhecidas como, por exemplo, Turma da Mônica, Snoopy, Mafalda, Menino Maluquinho. Esta aula foi dada no 2º ano do Colégio de Aplicação João XXIII(Juiz de Fora/MG) e alguns alunos tinham o costume de ler revistinhas, conhecendo, por esse motivo, o conceito de tirinha. Mas como nem todos têm esse costume é muito importante escolher uma ou duas tirinhas, fazer cópias e distribuir aos alunos para que juntos “leiam” as imagens dos quadrinhos e compreendam a história contada;

Algumas sugestões:

 http://1.bp.blogspot.com/_yjHPgrfKKtg/S6tWA74U0nI/AAAAAAAAAX4/8Q8ghAdFjxk/s1600/tira10.gif 

 http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/imagens_questoes_mileni/tira12.gif 

http://cubo3.com.br/wp-content/uploads/tiras-snoopy_peanuts.jpg  

Feito exercício coletivo, peça que os alunos formem duplas (certifique-se de que aqueles que apresentam dúvidas fiquem com alunos que dominem o conceito);

Distribua 1 tirinha para cada dupla (o professor pode recortar diferentes tirinhas publicadas em jornais, para que as duplas fiquem com tirinhas diferentes. Apenas certifique-se de que as tirinhas são adequadas para a faixa etária na qual está trabalhando)

Pedir que cada dupla leia e comente entre si;

Posteriormente peça que cada dupla apresente a sua tirinha e no final deixe que elas circulem pela sala para que todos vejam as tirinhas apresentadas.

ATIVIDADE 3:

Propor aos alunos que criem uma tirinha;

O ideal é que se tenha um tema sendo trabalhado com os alunos em outras disciplinas e que possa ser aproveitado na criação dos alunos. No caso do trabalho desenvolvido com as turmas do Colégio de Aplicação João XXIII(Juiz de Fora/MG) o tema do trabalho foi: “É bom reciclar”. Este trabalho foi desenvolvido em consonância com outros trabalhos sobre o tema Meio Ambiente, feito interdisciplinarmente. Mas o tema pode girar em torno de outras questões, dependendo somente da adaptação do professor para a aula.

Pergunte que história poderia ser contada sobre aquele tema. Vá escutando e comentado as falas

Entregue uma folha com quatro quadrinhos vazios e explique que eles deverão desenhar uma sequência que conte uma história sobre o tema estabelecido respeitando o limite de 3 a 4 quadrinhos.

Durante a elaboração, vá orientando os alunos, fazendo com que eles percebam como devem recortar sua história para que ela seja uma tirinha.

No final do trabalho elas podem ser expostas e depois coladas no caderno.

Tirinhas de criadas por alunos dos 2o anos do Colégio de Aplicação João XXIII com o tema: "É Bom Reciclar".

Recursos Complementares
Avaliação

Pode-se fazer as tirinhas dos alunos circularem pela sala para que os colegas avaliarem os trabalhos de uma forma geral.

Pode-se também observar quais os pontos tocados pelos alunos sobre o tema sugerido, como cada um resolveu trabalhar o tema e quais foram as tirinhas mais apreciadas pela turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.