16/12/2010
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Não há conhecimentos prévios para esta aula;
ATIVIDADE 1:
As tirinhas são uma forma simplificada de arte sequencial, onde as histórias são divididas entre 3 e 5 quadrinhos. Elas podem associar as imagens ao texto ou não, tentando sempre narrar uma situação curta de forma rápida;
Introduzir o conceito mostrando uma sequência simples de 2 quadros para os alunos;
Perguntar: o que está acontecendo na sequência abaixo?
Através das respostas observar se eles compreendem a ação descrita através de imagens;
Sequência simples
Pedir que cada um crie uma sequência simples, enfocando uma ação. Exemplo: chutar uma bola, pegar um objeto, morder uma maçã e etc.
Através desta atividade é possível detectar se algum aluno apresenta dúvidas sobre o assunto.
ATIVIDADE 2:
Retomar o conceito da sequência simples mostrando para a turma alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
Perguntar se alguém na sala já leu uma tirinha;
Ouvir as respostas e perguntar o que as tirinhas têm a ver com as sequências simples aprendidas na primeira atividade;
após ouvir os alunos, explicar que as tirinhas lançam mão do recurso da sequência de imagens para poder contar pequenas histórias;
Mostrar algumas tirinhas conhecidas como, por exemplo, Turma da Mônica, Snoopy, Mafalda, Menino Maluquinho. Esta aula foi dada no 2º ano do Colégio de Aplicação João XXIII(Juiz de Fora/MG) e alguns alunos tinham o costume de ler revistinhas, conhecendo, por esse motivo, o conceito de tirinha. Mas como nem todos têm esse costume é muito importante escolher uma ou duas tirinhas, fazer cópias e distribuir aos alunos para que juntos “leiam” as imagens dos quadrinhos e compreendam a história contada;
Algumas sugestões:
http://1.bp.blogspot.com/_yjHPgrfKKtg/S6tWA74U0nI/AAAAAAAAAX4/8Q8ghAdFjxk/s1600/tira10.gif
http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/imagens_questoes_mileni/tira12.gif
http://cubo3.com.br/wp-content/uploads/tiras-snoopy_peanuts.jpg
Feito exercício coletivo, peça que os alunos formem duplas (certifique-se de que aqueles que apresentam dúvidas fiquem com alunos que dominem o conceito);
Distribua 1 tirinha para cada dupla (o professor pode recortar diferentes tirinhas publicadas em jornais, para que as duplas fiquem com tirinhas diferentes. Apenas certifique-se de que as tirinhas são adequadas para a faixa etária na qual está trabalhando)
Pedir que cada dupla leia e comente entre si;
Posteriormente peça que cada dupla apresente a sua tirinha e no final deixe que elas circulem pela sala para que todos vejam as tirinhas apresentadas.
ATIVIDADE 3:
Propor aos alunos que criem uma tirinha;
O ideal é que se tenha um tema sendo trabalhado com os alunos em outras disciplinas e que possa ser aproveitado na criação dos alunos. No caso do trabalho desenvolvido com as turmas do Colégio de Aplicação João XXIII(Juiz de Fora/MG) o tema do trabalho foi: “É bom reciclar”. Este trabalho foi desenvolvido em consonância com outros trabalhos sobre o tema Meio Ambiente, feito interdisciplinarmente. Mas o tema pode girar em torno de outras questões, dependendo somente da adaptação do professor para a aula.
Pergunte que história poderia ser contada sobre aquele tema. Vá escutando e comentado as falas
Entregue uma folha com quatro quadrinhos vazios e explique que eles deverão desenhar uma sequência que conte uma história sobre o tema estabelecido respeitando o limite de 3 a 4 quadrinhos.
Durante a elaboração, vá orientando os alunos, fazendo com que eles percebam como devem recortar sua história para que ela seja uma tirinha.
No final do trabalho elas podem ser expostas e depois coladas no caderno.
Tirinhas de criadas por alunos dos 2o anos do Colégio de Aplicação João XXIII com o tema: "É Bom Reciclar".
Pode-se fazer as tirinhas dos alunos circularem pela sala para que os colegas avaliarem os trabalhos de uma forma geral.
Pode-se também observar quais os pontos tocados pelos alunos sobre o tema sugerido, como cada um resolveu trabalhar o tema e quais foram as tirinhas mais apreciadas pela turma.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/03/2015
Cinco estrelasGostei muito, pois assim estimulo as crianças a entenderem Tirinhas e a fazer suas proprias. Muito bom para @ ano.
19/03/2014
Cinco estrelasMuito boa esta aula. Simples e objetiva. Parabéns!!!!
07/08/2011
Quatro estrelasAchei criativo